UBERLÂNDIA EM FOCO-SABADO DIA 12 DE ABRIL DE 2014
Ferub e UFU firmam parceria que beneficia o homem do campo
Um convênio de cooperação técnica, científica, cultural e financeira assinado entre Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai ampliar os benefícios para o homem do campo, garantindo melhorias na implantação e efetivação de projetos nos setores de aqüicultura, hortaliça, fruticultura e pesquisa.
A parceria foi firmada nesta sexta-feira (11), durante encontro entre o diretor da Fundação de Excelência Rural (Ferub), Aniceto Ferreira, e o reitor da UFU, Elmiro Santos Rezende. A partir de agora serão criados grupos de trabalho das duas instituições que vão definir, em conjunto, projetos e ações a ser executados nas diversas áreas.
Segundo Aniceto Ferreira, a parceria irá facilitar futuros trabalhos da Ferub quanto à piscicultura, ranicultura e no cultivo de mudas frutíferas do cerrado e até mesmo exóticas. “Este momento é apenas o princípio de novos e arrojados projetos para que possamos oferecer condições de trabalho mais digna às pessoas que lidam no campo”, disse.
Durante a assinatura, o reitor Elmiro Rezende também manifestou o interesse em, a médio e longo prazo, ampliar a parceria. “O convênio veio em boa hora. Temos tudo para desenvolver trabalhos direcionados para os setores de aqüicultura, entre outros, com muita excelência”, afirmou.
Segundo o documento assinado hoje, a parceria tem validade até o fim de 2016, podendo o prazo ser alterado ou renovado.
11/04/2014
Ferub
Cássia Bomfim
Músicos latino-americanos se apresentam no Mercado Municipal
O espaço cultural do Mercado Municipal recebe neste domingo (13), a partir das 20h, o espetáculo “Taki Raimy” (que significa “Festa da Música” em quíchua, língua falada pelos indígenas da região dos Andes). Trata-se de um encontro de artistas, músicos e grupos musicais latino-americanos provenientes do Brasil, Chile, Peru e Equador.
O encontro vai contribuir para divulgar a cultura latino-americana e seus diversos ritmos, incluindo sonoridades folclóricas brasileiras, moçambicanas; além de outras manifestações artísticas como dança e artes plásticas. Ao todo, 25 artistas estarão presentes.
O grupo de música latino-americano “Munay Kawsay” (“Amor e vida”, em quíchua), sediado em Uberlândia, organiza o evento, incluindo como convidados os músicos Orlando Segovia, Jose Luiz Chamorro, Moreno Overá (grupo “Tarancón”, de São Paulo). Uma prévia do grupo pode ser vista no ensaio aberto no Hospital de Clínicas da UFU, às 15h30, no mesmo dia.
A apresentação noturna acontece em prol da Casa de Acolhimento Fraterno “Santa Gemma Galgani”, que acolhe e cuida de moradores de rua. O ingresso é um litro de leite longa vida em caixinha ou um quilo de alimento não-perecível. Durante a apresentação, doações financeiras para a ONG “Missão África” também serão recebidas, com objetivo de apoiar as iniciativas de assistência pedagógica e de saúde à população moçambicana.
11/04/14
Uberlândia participa de mais uma edição do Comida Di Buteco
O tradicional concurso Comida Di Buteco completa 15 anos
De 11 a 27 de abril, acontece mais uma edição do projeto Comida Di Buteco, que comemora seus 15 anos de existência com pratos tradicionais de 16 cidades brasileiras. Esta edição contará com 388 receitas inéditas, com o tema livre para explorar mais a criatividade e a vocação de cada boteco.
Em Uberlândia, o Comida Di Buteco chega a sua sétima edição, com 15 botecos apresentando novas receitas. O concurso contribui para a divulgação da gastronomia e o desenvolvimento do próprio setor de botecos. Os resultados de cada ano apontam um crescimento do impacto no mercado relacionado. “Nos últimos anos a gastronomia tornou-se um importante atrativo turístico em Uberlândia. Sabemos que, hoje, esse é o principal roteiro alternativo para o Turismo de Negócios, ou seja, o turista vem à cidade para negócios e eventos e, os restaurantes, bares e casas noturnas compõem a principal forma de lazer nos horários vagos”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.
Em 2013, o Bar do Mercado, teve o prato eleito como melhor tira gosto da cidade no Comida Di Buteco. A costela de porco à barbecue com mandioca entrou no gosto popular, garantindo ao proprietário uma viagem para Montevidéu, no Uruguai.
Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados têm que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados com pontuação de 1 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota ). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades onde o projeto acontece.
Criado em 2000, o Comida Di Buteco tem a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz, estimulando os pequenos estabelecimentos à novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo, o projeto é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.
Tradição
São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos e mais de 380 receitas novas a cada edição.
O Comida Di Buteco acontece, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras. São elas: São Paulo: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Uberlândia.
Números do Comida Di Buteco 2013:
Botecos participantes: 380
Votos do público: 480 mil
Empregos gerados: 3.600
Tira-gostos vendidos: 380 mil
Cadeia de valor impactada: 81 milhões
37 mil turistas
Joana Araújo
09/04/14
Comitiva da Irlanda faz visita técnica em Uberlândia
O presidente do Comitê da Irlanda Rio 2016, Kevin Kilty, acompanhado do chefe executivo, Stephen Martin, e do médido da delagação, Dave Fagan, integram a delegação que faz a terceira visita técnica a Uberlândia desde que a cidade foi confirmada como centro de preparação da delegação irlandesa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A comitiva está em Uberlândia desde quinta-feira (10) e fica até domingo (13). Nesta sexta-feira, a comitiva visitou o complexo do Parque do Sabiá – parque, estádio e arena - a rede hoteleira da cidade, além do complexo hospitalar.
Uberlândia tem quatro Centros de Treinamento Pré-Jogos credenciados junto ao Comitê Organizador Rio 2016. Além do Complexo Municipal Virgílio Galassi (parque, estádio e arena), estão aptos a receber os atletas olímpicos e paralímpicos a Universidade Federal de Uberlândia, o Sesi Gravatás e o Praia Clube. Todos esses espaços também estão na programação de visitas da comitiva.
“Vocês têm uma linda cidade, com um clima que se assemelha ao do Rio de Janeiro, diminuindo o impacto para nossos atletas. Temos uma boa relação com o prefeito e com os parceiros que nos recebem bem, com toda as condições necessárias para os treinos”, disse, impressionado, o presidente do comitê, Kevin Kilty, ao mencionar o desejo de ter uma estrura semelhante a Uberlândia na Irlanda.
O primeiro local visitado foi o Parque do Sabiá, onde conheceram a área de trilha, a pista de corriga e o campo de futebol. Na sequência, foram até a Arena Sabiazinho e, por fim, o Estádio João Havelange.
A delegação olímpica da Irlanda é a primeira a confirmar estadia em Uberlândia como preparação para 2016. São sete modalidades (atletismo, badminton, pentatlo moderno, remo, rugbi, natação e triátlon) que terão a segunda maior cidade de Minas Gerais como centro de treinamento.
“Os contratos com a Prefeitura já foram assinados e a partir de agora receberemos visitas técnicas para que o Comitê possa verificar as mudanças necessárias para suas equipes. O que eles investirem em nossa cidade, ficará como legado”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, ressaltando que, ao contrário da Copa do Mundo, no caso das Olimpíadas são as delegações é que investem nas cidades onde farão o treinamento.
Em janeiro deste ano, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, assinaram o MOU (Memorandum of Understanding), documento que descreve um acordo bilateral ou multilateral entre duas ou mais partes, visando confirmar a escolha dos Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda por Uberlândia para treinamento em 2016. O MOU é o documento que oficializa a escolha irlandesa e, ainda, determina quais são as obrigações de cada uma das partes no processo. Ao Município de Uberlândia caberá a viabilização do acesso às estruturas esportivas, planejamento, envio de dados e informações, preparação da cidade e contato com os centros esportivos que poderão sediar as modalidades de treinamento.
Na agenda desta sexta-feira, o Comitê também visitou o Hospital e Maternidade Municipal, onde os integrantes ficaram admirados com a qualidade da estrutura. “A tecnologia encontrada neste hospital é melhor do que encontramos na Irlanda e se assemelha ao que há de tecnologia na Austrália (país referência em medicina esportiva)”, completou Kevin Kilty.
Outras visitas
Em 2013, representantes da delegação irlandesa estiveram em Uberlândia por duas vezes para conhecer a cidade e o potencial para ser um centro de treinamento dos atletas que disputarão as Olimpíadas e Paralimpíadas. Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais (SEEJ), a cidade recebeu em março a visita de dois membros do Comitê Olímpico e um membro do Comitê Paralímpico da Irlanda, acompanhados pelo secretário-adjunto de Esporte e da Juventude, Rogério Romero. Na oportunidade, eles conheceram algumas estruturas esportivas da cidade e demonstraram interesse em retornar, com mais tempo, para outras visitas.
A segunda visita aconteceu em outubro, quando oito membros do Comitê Olímpico Irlandês retornaram a Uberlândia, acompanhados novamente do secretário-adjunto, Rogério Romero, para conhecer melhor as estruturas esportivas, a rede hoteleira, hospitais, restaurantes e tudo o que cidade tem a oferecer.
Curiosidade
Ao visitar o Estádio João Havelange, a comitiva irlandesa encontrou as placas que registram um pouco da história do estádio, com os resultados dos primeiros jogos. Numa delas, consta que no dia 27 de maio de 1982, o jogador Falcão balançou as redes do estádio pela primeira fez, em uma goleada de 7 x 0 do Brasil sobre a Irlanda do Sul. Os visitantes se divertiram com o fato e fizeram questão de tirar uma foto ao lado da placa para mostrar aos conterrâneos.
Divulgação
O trabalho de projeção de Uberlândia visando a captação de grandes eventos, em especial esportivos, tem sido uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. No último fim de semana, o material de divulgação de Uberlândia e de seus quatro Centros de Treinamento Pré-Jogos credenciados junto ao Comitê Organizador, foi entregue aos chefes dos 18 comitês que participaram da quarta edição do Rio 2016 Open Day (Dia aberto aos Comitês Olímpicos), realizado no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e contribui para que as delegações conheçam as estruturas esportivas do Rio de Janeiro que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos, tirem dúvidas sobre o andamento dos projetos e, nos intervalos das apresentações, tenham a oportunidade de conhecer outras estruturas esportivas que o país tem a ofertar.
Joana Araújo
11/04/14
Oferecer educação de qualidade e reduzir o déficit educacional é uma das prioridades do município. Neste propósito, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta sexta-feira (11), o anexo da Emei do bairro Tibery. São mais 98 crianças de 1 a 3 anos matriculadas em tempo integral no município.
A unidade é a segunda de cinco anexos que serão inaugurados neste primeiro semestre. O local está equipado com salas com brinquedoteca, berçários, salas administrativas, salas de atividades por faixa etária, sanitários, refeitório, área externa para lazer, entre outros ambientes.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Gilmar Machado ressaltou os esforços que estão sendo feitos para ofertar mais vagas na educação infantil na cidade. Gilmar aproveitou para falar sobre a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. “A rede está dividida em polos contemplando todos os setores da cidade, contribuindo com o direito dos alunos à educação pública de qualidade e qualificada. A intenção é superar as dificuldades de acesso, permanência e conclusão dos estudos dos alunos. A rede também facilita a participação e união das escolas de cada setor, trabalhando em conjunto para implementar ações eficazes para o ensino”, disse.
Além da ampliação das vagas com a criação do anexo, o município contratou mais de 40 profissionais para trabalharem na unidade. Ana Cláudia Gomes é uma das educadoras desta unidade. “Estava desempregada até me contratarem, agora trabalho meio período e ainda tenho tempo para continuar minha graduação no curso de História”, disse.
A secretária de Educação, Gercina Novais, lembrou que mais de 60% do déficit na educação na região do bairro Tibery passará a ser atendida. Ela ainda agradeceu o empenho de toda a secretaria e servidores do anexo para a promoção de uma educação de qualidade no município. “Estou encantada com a estrutura e qualidade da unidade. Aqui os alunos têm cinco refeições diárias, atividades durante todo o tempo, ou seja, um local para favorecer a criatividade e educação destas crianças”, afirmou.
Quem passou pelo local teve a oportunidade de ver a exposição dos trabalhos e atividades de pintura e colagem dos alunos, além da plantação de flores e hortaliças que são cultivadas pelas próprias crianças. A auxiliar administrativa, Rosana Lacerda, agradeceu ao município a oportunidade que está tendo de ter o filho, Carlos Silva, matriculado na instituição. “Eu nunca teria condições de pagar uma escolinha particular para meu filho, aqui é um local que oferece tudo que ele precisa, com tudo novinho e de qualidade”, falou.
O anexo da Emei do bairro Tibery, funciona em uma casa alugada na avenida Europa, 492, no bairro Tibery. A estrutura da unidade foi reformada e estruturada pela Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (EMAM).
Paula Maia
Educação
11/04/2014
Comentários