Encontro promove a humanização da saúde em Uberlândia
Durante uma semana, haverá mesas redondas com profissionais da saúde, blitz e atividades culturais, com a proposta de transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS
Com a proposta de promover um atendimento cada vez mais humanizado e ter nas unidades de saúde um acolhimento que responda de maneira integral ao cidadão, bem como expandir e fortalecer grupos de trabalho nas diferentes práticas de saúde no município, a Prefeitura Municipal de Uberlândia promove o primeiro Encontro Municipal de Humanização. Entre os dias 07 e 12 de abril, serão realizadas mesas redondas com trocas de experiências dos profissionais sobre o tema, blitz da saúde e atividades culturais, com exposição fotográfica e exibição do filme “O Renascimento do parto”.
A Política Nacional de Humanização (PNH) tem a finalidade de transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que cada um deles se reconheça como parte desses serviços e contribua para suas melhorias. “Humanizar é transmitir segurança em um momento no qual o paciente encontra-se fragilizado, e a comunicação e a atenção são fatores importantes para recuperação e promoção à saúde”, diz Almir Fontes, secretario municipal de Saúde.
Acesso à saúde próximo à residência
O estímulo à prevenção nas Unidades Básicas de Saúde da Família é fundamental para mudar a mentalidade de que saúde só se faz dentro dos hospitais. É comum as pessoas só procurarem os estabelecimentos de saúde quando sentem dor, algum desconforto ou apresentem sintomas que necessitam de intervenções e cuidados médicos.
Com foco no diagnóstico precoce e no tratamento contínuo, a atenção primária é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde da população. Em Uberlândia, as equipes de saúde da família atuam nas regiões do município, mapeando os riscos à saúde das pessoas com foco no território e na comunidade, garantindo acesso próximo à residência do cidadão.
A médica Josina Nogueira Tannus atende pacientes no Posto de Saúde da Família do bairro Jardim das Palmeiras há 10 anos. “Desde a minha formação acadêmica em medicina, atuo na saúde pública. Nos últimos anos, aderi às estratégias de saúde da família do Governo Federal. Com ela, eu consigo acompanhar os pacientes em todos os ciclos da vida e percebo que muitas doenças podem ser evitadas com medidas de prevenção e orientação adequada à comunidade”, conta a médica.
O vínculo mais próximo com o paciente permite às equipes da saúde da família ver não só os sintomas que podem sinalizar alguma doença, mas detectar possíveis riscos à saúde de uma pessoa. “Ouvir o paciente, sua história clínica e dos seus familiares, hábitos cotidianos que afetam a sua saúde, demanda tempo e proximidade. Mas a sua efetividade, tanto para recuperação e reabilitação como para manutenção da saúde e do bem estar, me faz acreditar que como médica eu tenho o dever de fazer isso todos os dias, já que são essas atitudes que demonstram o que vem a ser humanização”, afirma Josina.
Continuidade ao tratamento de saúde em domicílio
Com o objetivo de ofertar assistência humanizada no conforto do lar e reduzir longos períodos de permanência dos pacientes internados expostos a infecções hospitalares, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Programa Melhor em Casa, para os usuários da rede que, além dos problemas de saúde, têm dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, necessitando, com maior frequência de cuidado, acompanhamento contínuo e uso dos equipamentos de saúde.
A dona de casa Alair Martins Sampaio, 63 anos, acompanha o tratamento de saúde do seu pai, Lavinio Delfino Sampaio, na rede municipal de saúde. “Desde que meu pai ficou acamado, cada vez que ele precisava internar no hospital era aquela dificuldade: ele ficava transtornado por estar fora da sua rotina e desencadeava outros problemas de saúde que afetavam muito a sua recuperação”, relata Alair. Desde que Lavinio passou a ser atendido pela equipe médica do Programa Melhor em Casa, ela percebe que a qualidade de vida do seu pai melhorou. “Com o tratamento em domicílio, ele melhorou a infecção urinária. Sinto-me amparada por toda equipe, que não só avalia o seu quadro clínico, como também orienta sobre os cuidados que devo ter com ele diariamente”, afirma Alair.
No primeiro ano de funcionamento do Programa Melhor em Casa já foram realizadas mais de nove mil visitas domiciliares. As equipes contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo. Uma quinta equipe do Melhor em Casa foi aberta neste mês de abril, ampliando a capacidade de atendimento para 300 pessoas.
Uma nova rotina na comunidade
Mais que ofertar a medicina curativa nas unidades da saúde e nos domicílios, a Prefeitura Municipal de Uberlândia promove ações de prevenção e tratamento contínuo à saúde população. O Programa Pratique Saúde é uma dessas iniciativas de incorporar na rotina das comunidades e, sobretudo na vida de cada cidadão, a prática de exercícios físicos regulares e a promoção de hábitos saudáveis. As ações são realizadas em 28 unidades de saúde, por onze educadores físicos.
Os exercícios corporais realizados priorizam a atenção aos pacientes que têm algum tipo de doença crônica degenerativa não transmissível, como a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e a obesidade. O aposentado Antônio Gomes da Silva, 68 anos, foi diagnosticado com diabetes, hipertensão e artrose. “A minha taxa de glicemia chegou a 400. Eu tinha uma vida bastante sedentária, ingeria muitas frituras e estava acima do peso”, conta o aposentado que chegou a pesar 96 kg. Há dois anos, ele tem acompanhamento no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Canaã, mudou os hábitos alimentares e pratica atividades físicas com acompanhamento do preparador físico do Programa Pratique Saúde. “Eu perdi 17 kg durante o tratamento. Antes eu não levantava o braço por causa da artrose, mas agora movimento com mais facilidade”, diz o aposentado.
Programação do HumanizaSus
Dia 7 de Abril
- Encontro Municipal de Humanização
Debate, mesa redonda, troca de experiências e apresentações culturais
Local: Auditório Cícero Diniz
Horário – das 8h às 17h
Dia 9 de abril
– Blitz da Saúde
Local: Cruzamento das Avenidas João Naves de Ávila e João Pinheiro (próximo ao Terminal Central)
Horário: - das 9h às 12h e das 15h30 às 18h30
- Mostra Municipal de Humanização
Exposição fotográfica de ações humanizadas da Rede Municipal de Saúde
Local: Praça de Alimentação - Terminal Central
Horário: das 8h às 18h
Dia 12 de Abril
- Exibição do filme ‘‘O Renascimento do Parto’’
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h
Fernando Lopes
Saúde
04/04/2014
Comentários