Prefeito homenageia halterofilista de Uberlândia campeão em Dubai
FOTO:CORREIO DE UBERLÂNDIA |
Após conquistar a primeira medalha em mundiais de halterofilismo, em Dubai, Rafael Vansolin chegou a Uberlândia e foi recebido pelo prefeito Gilmar Machado, nesta segunda-feira (14). O prefeito entregou uma placa em que parabeniza o atleta que treina no Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), parceiro da Futel, pela conquista. O técnico Wéverton Santos, que o acompanha, também é treinador da Futel.
“Parabenizamos o Rafael pela dedicação e conquista. Continuaremos a dar nosso apoio, principalmente no que diz respeito à estrutura de treinamento. Que em 2016 tenhamos vitórias como essa”, disse Gilmar Machado.
Rafael é uberlandense e tem 19 anos. Nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia, o que afetou o desenvolvimento das pernas. Para combater a obesidade, Rafael se exercitava em uma academia, quando foi chamado para treinar o halterofilismo, em 2011. Treinou apenas um mês e não pôde continuar. Em 2013, retornou aos treinos e em pouco tempo começou a apresentar resultados positivos. “Eu tinha outros planos para minha vida e com um convite tudo mudou. Hoje o esporte é tudo na minha vida, além de ser uma questão de saúde, se tornou minha carreira”, contou Rafael.
No Mundial Paralímpico de Halterofilismo, em Dubai, conquistou o ouro na categoria até 72 kg e ainda entrou para a história por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em mundiais da modalidade. O atleta ainda tentou garantir o recorde mundial na quarta tentativa com 116 kg, mas não conseguiu finalizar o levantamento. O novo recorde mundial foi conquistado por um atleta do Usbequistão, que levantou os mesmos 116 kg, também na 4ª tentativa, mas a marca valeu apenas para a validação do record, uma vez que para o Mundial são permitidas apenas três tentativas. O uberlandense adquiriu experiência internacional com o Parapan de Jovens (Buenos Aires-2013) e com os Jogos Para Sul-Americanos (Santiago-2014).
Rio 2016
O Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo é realizado a cada quatro anos e é parte importante no caminho rumo aos Jogos do Rio-2016. Rafael já garantiu sua participação. “Só pode participar dos Jogos Paralímpicos quem participou do Mundial. Nós temos três atletas aptos. Agora vamos investir nos treinos para sair bem”, disse o técnico Wéverton Santos.
Além de Rafael, Rodrigo Marques e Edilândia Araújo participarão dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, todos de Uberlândia, atletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU).
Joana Araújo
14/04/2014
Comentários