Prefeito homenageia halterofilista de Uberlândia campeão em Dubai

FOTO:CORREIO DE UBERLÂNDIA 
Após conquistar a primeira medalha em mundiais de halterofilismo, em Dubai, Rafael Vansolin chegou a Uberlândia e foi recebido pelo prefeito Gilmar Machado, nesta segunda-feira (14). O prefeito entregou uma placa em que parabeniza o atleta que treina no Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), parceiro da Futel, pela conquista. O técnico Wéverton Santos, que o acompanha, também é treinador da Futel.
 “Parabenizamos o Rafael pela dedicação e conquista. Continuaremos a dar nosso apoio, principalmente no que diz respeito à estrutura de treinamento. Que em 2016 tenhamos vitórias como essa”, disse Gilmar Machado.

Rafael é uberlandense e tem 19 anos. Nasceu com mielomeningocele e hidrocefalia, o que afetou o desenvolvimento das pernas. Para combater a obesidade, Rafael se exercitava em uma academia, quando foi chamado para treinar o halterofilismo, em 2011. Treinou apenas um mês e não pôde continuar. Em 2013, retornou aos treinos e em pouco tempo começou a apresentar resultados positivos. “Eu tinha outros planos para minha vida e com um convite tudo mudou. Hoje o esporte é tudo na minha vida, além de ser uma questão de saúde, se tornou minha carreira”, contou Rafael.

No Mundial Paralímpico de Halterofilismo, em Dubai, conquistou o ouro na categoria até 72 kg e ainda entrou para a história por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em mundiais da modalidade. O atleta ainda tentou garantir o recorde mundial na quarta tentativa com 116 kg, mas não conseguiu finalizar o levantamento. O novo recorde mundial foi conquistado por um atleta do Usbequistão, que levantou os mesmos 116 kg, também na 4ª tentativa, mas a marca valeu apenas para a validação do record, uma vez que para o Mundial são permitidas apenas três tentativas. O uberlandense adquiriu experiência internacional com o Parapan de Jovens (Buenos Aires-2013) e com os Jogos Para Sul-Americanos (Santiago-2014).

Rio 2016

O Campeonato Mundial Paralímpico de Halterofilismo é realizado a cada quatro anos e é parte importante no caminho rumo aos Jogos do Rio-2016. Rafael já garantiu sua participação. “Só pode participar dos Jogos Paralímpicos quem participou do Mundial. Nós temos três atletas aptos. Agora vamos investir nos treinos para sair bem”, disse o técnico Wéverton Santos.
Além de Rafael, Rodrigo Marques e Edilândia Araújo participarão dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, todos de Uberlândia, atletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU).


Joana Araújo
14/04/2014

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos