Papo Legal leva esclarecimentos sobre prevenção às drogas aos idosos

FOTO:UIPI.COM.BR
Dentro da programação do mês de abril, a equipe multidisciplinar da Secretaria Antidrogas e Defesa Social está desenvolvendo diversas ações em equipamentos públicos e entidades da cidade por meio do programa Papo Legal, que atende crianças, jovens, adultos e também os idosos.

            Nesta terça-feira, dia 15, a equipe estará, a partir das 9h, no Conviver Guarani, na Avenida do Carnaval 415, no bairro Guarani. Já no período da tarde, às 15h, o programa vai até o CRAS Marta Helena, na rua Neuza Maria Gomes 35. Serão atendidos cerca de 100 idosos, entre homens e mulheres, nas duas unidades. Desde o início do ano, aproximadamente 400 pessoas da terceira idade já foram atendidas.

O Papo legal é um trabalho feito nas escolas ou instituições através de conversa informal, debatendo temas sobre prevenção às drogas. Normalmente, a equipe começa de forma descontraída para que esse conceito seja levado no dia a dia dos estudantes e de todos os que participam das atividades.
Os atendimentos são feitos através de roda de conversa com interatividade entre a equipe e os participantes, apresentação de vídeo e dinâmicas variadas, como mitos e verdades. O programa teve inicio em 2013, envolvendo não só Uberlândia como cidades da região. Os resultados foram tão satisfatórios que Uberlândia passou a ser um centro de referência em relação à prevenção de álcool e drogas.
Esse projeto é o resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, com a OSCIP Terra da Sobriedade. O Papo Legal tem como objetivo realizar o levantamento e o fortalecimento da rede social de prevenção do uso e abuso do álcool e das drogas, por meio da articulação de representantes das instituições governamentais e das organizações da sociedade civil afins, nos municípios do Estado.
De acordo com a secretária Antidrogas e de Defesa Social, Flávia Carvalho, o reconhecimento vem agregado de novo significado e responsabilidade. Ela enfatiza que por meio desse reconhecimento, certamente outras cidades vão procurar seguir o exemplo e implantar o Papo Legal em suas localidades. “Vencer essa luta não é fácil e não conseguimos sozinhos. Se nos unirmos com mais pessoas, mais municípios, mais políticas voltadas para a prevenção, nos fortaleceremos nesse objetivo”, disse Flávia Carvalho.


Cássia Bomfim
Antidrogas
14/04/2014

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos