Conselho aprova incorporação do Morada Nova à malha urbana

Na primeira reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor em 2014, realizada na tarde desta quarta-feira (16), no Centro Administrativo, os representantes aprovaram
por unanimidade a proposta de incorporação do bairro Morada Nova na malha urbana de Uberlândia. O conselho tem poder consultivo e para que todo o processo seja concluído é preciso passar por outras etapas, como audiência pública e formulação de projeto de lei a ser enviado e aprovado pela Câmara Municipal. A primeira audiência pública está marcada para o dia 5 de maio, às 19h, na Escola Municipal Freitas Azevedo.

Após ser concretizada a inclusão, o bairro passará a integrar a zona residencial 2, que acomoda a função habitacional e permite atividades de pequeno e médio porte, compatíveis com este uso. “O bairro já conta com abastecimento de água e luz, portanto, seriam adicionados outros benefícios comuns a qualquer área urbana, como esgoto, drenagem de água pluvial e asfalto”, destacou José Caldeirani Filho, presidente do Conselho e secretário municipal de Planejamento Urbano. Também será possível expandir projetos sociais, transportes e equipamentos de educação e saúde.

Junto com a aprovação, virão estudo técnico e análises de comitês dentro do conselho para formular critérios e criar as diretrizes do bairro. Assim, será possível determinar formas de uso e ocupação do solo de forma também a preservar as áreas e recursos ambientais da região.
A incorporação do Morada Nova é uma das primeiras a serem avaliadas, visto que a região próxima recebeu a infraestrutura adequada e teve a expansão urbana aprovada em virtude de projetos habitacionais do programa Minha casa, Minha Vida. Logo, se torna viável aproveitar a estrutura levada para o entorno e ampliá-la.
O bairro foi criado em 1982 e é caracterizado como sítio de recreio, fazendo parte da zona rural. A população é estimada entre oito e dez mil pessoas que habitam em lotes de mil metros quadrados.


Fillipe Alves
16/04/14

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector