Conselho aprova incorporação do Morada Nova à malha urbana
Na primeira reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor em 2014, realizada na tarde desta quarta-feira (16), no Centro Administrativo, os representantes aprovaram
por unanimidade a proposta de incorporação do bairro Morada Nova na malha urbana de Uberlândia. O conselho tem poder consultivo e para que todo o processo seja concluído é preciso passar por outras etapas, como audiência pública e formulação de projeto de lei a ser enviado e aprovado pela Câmara Municipal. A primeira audiência pública está marcada para o dia 5 de maio, às 19h, na Escola Municipal Freitas Azevedo.
Após ser concretizada a inclusão, o bairro passará a integrar a zona residencial 2, que acomoda a função habitacional e permite atividades de pequeno e médio porte, compatíveis com este uso. “O bairro já conta com abastecimento de água e luz, portanto, seriam adicionados outros benefícios comuns a qualquer área urbana, como esgoto, drenagem de água pluvial e asfalto”, destacou José Caldeirani Filho, presidente do Conselho e secretário municipal de Planejamento Urbano. Também será possível expandir projetos sociais, transportes e equipamentos de educação e saúde.
Junto com a aprovação, virão estudo técnico e análises de comitês dentro do conselho para formular critérios e criar as diretrizes do bairro. Assim, será possível determinar formas de uso e ocupação do solo de forma também a preservar as áreas e recursos ambientais da região.
A incorporação do Morada Nova é uma das primeiras a serem avaliadas, visto que a região próxima recebeu a infraestrutura adequada e teve a expansão urbana aprovada em virtude de projetos habitacionais do programa Minha casa, Minha Vida. Logo, se torna viável aproveitar a estrutura levada para o entorno e ampliá-la.
O bairro foi criado em 1982 e é caracterizado como sítio de recreio, fazendo parte da zona rural. A população é estimada entre oito e dez mil pessoas que habitam em lotes de mil metros quadrados.
Fillipe Alves
16/04/14
Comentários