Campanha “Descubra as muitas Minas Gerais” impulsiona turismo na região
Os atrativos culturais, históricos, gastronômicos e ecológicos de Minas Gerais levam turistas do Brasil e do Mundo a roteiros consagrados, como a Estrada Real, o Circuito das Águas, o Instituto Inhotim e a Serra da Canastra. Mas, percursos menos difundidos começam a ser descobertos. No Dia Nacional do Turismo, celebrado hoje (2), o Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais (Sindtur) promove a campanha “Descubra as muitas Minas Gerais”, para estimular o turismo na região.
Segundo o relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), de 2015, o Brasil é a nona economia do turismo no Mundo. A participação do segmento no PIB brasileiro é 9,6%, se consideradas as atividades diretas, indiretas e induzidas. Entre os setores que impulsionam o mercado, está o turismo de negócios e eventos, terceiro principal motivo da vinda de estrangeiros ao País, conforme o Ministério do Turismo.
Em Uberlândia, o turismo de negócios e eventos está aquecido, pela localização estratégica da cidade. “São mais de 44 hotéis, que investem em estrutura e atraem eventos, não apenas de empresas locais, mas também de multinacionais. Além da locação de espaço e buffet, estes eventos ocupam parte dos cerca de 4.500 leitos disponíveis, em dias de semana, em todas as temporadas, reduzindo a sazonalidade típica do setor”, diz o presidente do Sindtur, Gilmar Pomponi.
Região
O Sindtur atua em mais de 70 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Para potencializar os atrativos dos municípios, de turismo religioso, histórico, gastronômico e ecológico, está entre as metas da entidade para 2017 o agrupamento de hotéis, restaurantes, bares e similares de todas as localidades. “São cidades que possuem estrutura para receber turistas e atuar de forma dinâmica, que vão receber nosso suporte. Estaremos próximos, ouvindo necessidades e buscando soluções junto aos órgãos públicos”, disse Gilmar Pomponi.
O que fazer no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais
> Uberlândia
Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado e Museu de Arte Sacra (MAS), projetos de Lina Bo Bardi
Teatro Municipal, projeto de Oscar Niemayer
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Museu Municipal, praça Clarimundo Carneiro e Oficina Cultural
Festa de Congado, em outubro
Cachoeira do Sucupira, Cachoeira dos Namorados, Cachoeira Bom Jardim
> Araguari
Palácio dos Ferroviários
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Centro histórico e Matriz de Bom Jesus
Cachoeira do Córrego das Araras, Cachoeira do Córrego Bom Jardim, Cachoeira das Irmãs, Cachoeira do Fundão, entre outras
Goyaz Atlética e Casa da Cultura
> Uberaba
Complexo Cultural e Científico de Peirópolis
Casa da Memória de Chico Xavier
Museu de Arte Religiosa Central Brasil
Cine-Teatro Vera Cruz
Mata do Ipê
> Araxá
Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá
Museu da Santa Igreja de São Sebastião
Fonte e Teatro Municipal de Araxá
Árvore dos Enforcados
Palácio Vereador Nagib Feres
> Vazante
Gruta Lapa Nova
Paróquia Nossa Senhora da Lapa
Igreja Matriz
Festa da Lapa, em maio
Festa de Carros de Boi, em julho
Informações para a Imprensa
Carolina Monteiro
carolina.monteiro@prelocomunicacao.com.br
Comentários