Cidade das Águas em Frutal pode ter pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

Deputado Professor Neivaldo, Vice-Reitor Dr. Eduardo Nunes Guimarães, Secretário de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia - Vitorino Alves, Professor Shimitzu, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Marcelo Emílio Beletti, Professor Zé Galo.

Na última quinta-feira (20), o Subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Márcio Portes esteve, ao lado do Deputado Professor Neivaldo, em reunião com o vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Eduardo Nunes Guimarães. O intuito da visita do Secretário, resultado da articulação do Deputado com a UFU, foi de se reunir com um grupo de professores para discutir a parceria entre a universidade federal e o Estado de Minas, para fomentar a produção de conhecimento no espaço da Cidade das Águas em Frutal. A Cidade das Águas é um complexo que engloba a sede da Hidroex e uma infraestrutura voltada para a pesquisa e o estudo das águas. Mas as obras, que tiveram início em 2009, ainda não foram concluídas.
 Segundo Portes, a Cidade das Águas tem amplo espaço de laboratórios e alojamentos para cerca de 1000 doutores. O intuito da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado é de fazer parcerias com as universidades tendo em vista a boa utilização do espaço da Hidroex para o desenvolvimento de pesquisas cientificas que retornem para a sociedade o investimento que é feito no campus, transformando-a uma Cidade do Conhecimento, ampliando suas atividades de modo a oferecer cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e outras especializações. 

Para o Deputado Professor Neivaldo essa articulação entre UFU e Governo é de suma importância para que a universidade mostre seu potencial de pessoal que possa estar à frente dessas pesquisas. “Vivemos um momento de crise hídrica e acredito que a Cidade das Águas é um importante espaço para que os pesquisadores desenvolvam métodos de vencermos essa situação. Temos excelentes quadros dentro da UFU, nada melhor do que somar esforços para que eles encabecem essas pesquisas.” Disse. 
Entre o grupo de professores e professoras presentes na reunião a principal reivindicação foi a de não tê-los somente como pesquisadores, mas também como um grupo de trabalho administrativo que está apto a fazer a gestão do campus que será inaugurado em breve. 


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023