PATOS DE MINAS MG-Estrutura do Balaio de Arte e Cultura começa a ser montada na Praça da Getúlio Vargas‏


Depois de quatro edições realizadas no interior do Parque de Exposições, simultaneamente com a Fenamilho, o Balaio de Arte e Cultura será realizado pela primeira vez na praça da avenida Getúlio Vargas. Para os organizadores um desafio maior e melhor. A estrutura começou a ser montada nessa segunda-feira (24). A programação totalmente gratuita do Balaio 2015 acontece de 03 a 07 de setembro.



“Melhor no sentido de cumprir com maior propriedade a filosofia central do Balaio que é de trazer a cultura, tanto erudita quanto popular, para a praça, possibilitando que as pessoas usufruam desse bem cultural que é o Balaio”, afirma Alex Borges – curador de arquitetura do Balaio 2015. “Isso está sendo muito praticado nas cidades grandes e médias, não só no Brasil como em todo o mundo, que é a apropriação do espaço público para praticas coletivas, culturais, esportivas e de lazer. Uma forma das pessoas estarem interagindo e valorizando os espaços públicos. É uma tendência mundial”, explica o curador.

Alex Borges foi o responsável pela elaboração do projeto arquitetônico de toda a estrutura do Balaio 2015. Segundo ele foi feito um estudo para que a vocação de cada praça fosse respeitada. “A praça do monumento de Olegário Maciel, em frente à Catedral, é uma praça mais introspectiva, tem um espaço menos alargado e que poderia abrigar a exposição de artes, até pela proximidade com o museu. Ali a gente pensou em uma exposição aberta que vai se interagir com arte urbana”, explica Alex.



“A gente fez como se fosse a construção de uma grande cidade. Serão duas estruturas, com vários postes de seis metros de altura, que dão uma ideia de ordem, de organização e ao mesmo tempo, em baixo serão colocados tapumes, meio que serpenteando esses pilares. A gente queria colocar uma dicotomia do Brasil, aquele Brasil moderno, planejado e aquele Brasil que ainda existe, tradicional que insisti pela espontaneidade, pela falta de organização, na falta de planejamento. A gente queria jogar esta brincadeira para interagir com o público”, alega o autor do projeto.



“A quadra dois é a Praça do Coreto, que tem uma vocação para reunir as pessoas para se alimentarem, para participar da feira de artesanato. A gente aproveitou esta vocação para instalar o espaço da gastronomia e o palco para culturas populares, que é Palco Mais, que é por onde vão passar os grupos folclóricos, de dança e folias de reis. Esse palco será usado intensamente”, afirma Alex.



Por último, a quadra três é a Praça do Fórum, que é considerada a praça cívica de Patos de Minas e que receberá o palco principal. “É lá que vão acontecer os espetáculos mais importantes do Balaio 2015”, afirma Alex. O curador de arquitetura explica que a estrutura foi preparada para receber o público e para que as pessoas participem intensamente do Balaio.



“É o grande sonho desde o primeiro Balaio é trazer as pessoas para dentro do movimento cultural”, conclui. O Balaio de Arte e Cultura vai acontecer de 03 a 07 de setembro na avenida Getúlio Vargas em Patos de Minas com entrada gratuita para toda a população. A programação está disponível no site www.balaioartecultura.com.br.































Imprensa Balaio (imprensabalaio@gmail.com)

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia