ULTIMAS NOTICIAS DE VAZANTE

Reunião referente ao Programa “Leite é Saúde”foi realizada nesta terça, dia 18

O Prefeito de Vazante, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta terça, uma reunião extraordinária cujo assunto abordado foi o programa “Leite é Saúde”. O evento foi realizado no Anfiteatro Municipal e contou com uma boa presença de público, incluindo muitos beneficiários do programa. A reunião passará a se realizar a cada seis meses.



Foi apresentado o programa “Leite é Saúde” pela assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Raquel Côrtes, que explanou seu funcionamento, questões de regularização cadastral e um pequeno debate de tira dúvidas dos participantes. A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Bárbara Marins Caixeta de Oliveira, fez uma explanação sobre os benefícios do leite.


Hoje, o programa “Leite é Saúde” atende cerca de 500 famílias carentes de Vazante com o leite pasteurizado e o achocolatado. Futuramente, o programa atenderá também os moradores da zona rural do município.

PROGRAMA LEITE É SAÚDE

 O programa “Leite é Saúde” foi instituído pela Lei Municipal nº 10605 de 16 de maio de 2014, com o intuito de reduzir as deficiências nutricionais da população carente, cuja renda familiar seja inferior a dois salários mínimos. Funciona com a distribuição gratuita do leite e achocolatado.


O programa visa alcançar os seguintes objetivos:

·         Oferecer um complemento alimentar seguro, de alto valor nutritivo;

·         Reduzir incidências de doenças dos beneficiários;

·         Promover a melhoria dos padrões de saúde e qualidade de vida dos beneficiários;

·         Combater a desnutrição infantil.

A escolha dos beneficiários é feita de acordo com a análise dos solicitantes, que devem preencher os seguintes requisitos:



·         Crianças de 0 (zero) a 7 (sete) anos;

·         Gestantes;

·         Portadores de deficiência física e/ou psíquica totalmente incapacitante;

·         Doentes acamados e/ou terminais;

·         Idosos acima de 60 anos.

Os interessados em participar do programa deverão fazer sua inscrição na Unidade Básica de Saúde e/ou com seu agente de saúde, apresentando, no ato da inscrição:



·         Certidão de nascimento (se criança) ou casamento;

·         Cópia de RG e CPF;

·         Carteira de vacinação, se criança;

·         Comprovante de residência;

·         Comprovante de rendimentos de todos os membros da família. Se necessário, comprovante da condição de desempregado ou de ser mãe arrimo de família;

·         Atestado médico para comprovação de sua situação de saúde (doentes, gestantes, deficientes etc.).

Para se manter no programa, o beneficiário deverá atualizar seu cadastro a cada seis meses, junto à assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Raquel Côrtes. Neste ato, a assistente social faz uma reavaliação das atuais necessidades do beneficiário, momento em que a quantidade o leite pode aumentar gradativamente. Também é um momento para que se possa diagnosticar outras necessidades além do leite.



Só poderá se cadastrar um beneficiário por residência. Este não poderá estar recebendo atendimento por outros programas da mesma natureza. Os beneficiários do programa “Leite é Saúde” não poderão vender, doar, emprestar ou ceder os produtos, nem dar a eles outra destinação senão o consumo de sua própria família, sob pena de serem excluídos do programa. Na oportunidade, se houver qualquer omissão com a verdade sobre informações cadastrais, poderão também ser descredenciados.



Novas especialidades odontológicas estarão à disposição da população vazantina a partir de outubro de 2015


No dia 12 de agosto foi realizada a reunião do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica de Vazante, com a presença do diretor geral da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Patos de Minas, Lindomar Babilônia, com o objetivo de definir o início do atendimento regional de especialidades odontológicas.



Participaram da reunião os gestores municipais de saúde dos municípios de Guarda-Mor, Lagamar, Presidente Olegário e Vazante, os coordenadores das redes de Atenção Primária à Saúde (APS), o prefeito Dr. José Benedito, a assessoria jurídica do município, a secretária de saúde Emiliana Rocha Pastl, a coordenadora de saúde bucal Célia Resende e a coordenadora da APS Adrielly Pereira de Araújo.



As especialidades odontológicas que atenderão ao público são:

·         Diagnóstico bucal com ênfase ao câncer

·         Periodontia especializada

·         Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros

·         Endodontia

·         Atendimento a portadores de necessidades especiais (atenção primária e especializadas)

Na reunião, foi estipulado o prazo para o credenciamento do serviço e estabelecida a data de início de funcionamento no município sede (Vazante) para o dia 01 de outubro de 2015. O Ministério da Saúde deverá publicar a portaria do credenciamento, para então ser estabelecida a data de início do funcionamento do serviço nos demais municípios.

Os tratamentos são acessíveis à toda a população vazantina. Para tanto, o paciente deverá estar devidamente inscrito em uma Unidade Básica de Saúde (UBS – posto de saúde) da cidade através do Sistema Único de Saúde (SUS) e fazendo o acompanhamento dentário completo, ou seja, desde a fase preventiva até a fase de aplicação do tratamento disponível de acordo com a necessidade do paciente.

CEO

 O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona na Policlínica de Vazante. Desde janeiro de 2015, são realizados os tratamentos de endodontia e cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros.





Assessoria de Comunicação

Governo Municipal de Vazante

Administração 2013/2016

“Construindo um futuro para todos”

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023