Alto Umuarama é o 29º bairro a adotar coleta seletiva de lixo

uipi.com.br
O Alto Umuarama será o 29º bairro de Uberlândia a ser implantado a coleta seletiva de lixo pela Prefeitura. O serviço começa a funcionar a partir do dia 20 de agosto. Nesta quarta-feira (12), um mutirão formado por estudantes e catadores de material reciclável entregou panfletos e orientou a população sobre a importância de separar o material reciclável, principal matéria-prima que é a base da fonte de renda dos profissionais que contribuem com o desenvolvimento sustentável de Uberlândia.

Segundo a fiscal de postura da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) e integrante do programa coleta seletiva, Tânia Brasília Fernandes Santos, semanalmente, dez caminhões atendem 44,65% da população de Uberlândia com este projeto. Sensibilizadada pela importância da educação ambiental e o surgimento de novos bairros, a população tem se conscientizado sobre a coleta. De acordo com um balanço da Divisão de Limpeza Urbana, no ano passado foram recolhidas duas mil toneladas de material reciclável. A previsão para 2015 é chegar a 2.100 toneladas. 

O caminhão recolherá toda quinta-feira, a partir das 8h, resíduos sólidos considerados aptos à reutilização. Na lista estão os recicláveis e lixos secos (papel, plástico, papelão, garrafas pet e vidros em geral). Para facilitar a coleta os moradores devem colocar os produtos descartáveis em caixas de papelão ou saquinhos de supermercados. Quanto ao lixo orgânico é recolhido apenas na 2ª, 4ª e 6ª feira pela equipe da coleta convencional.
Todo o material é encaminhado a cinco associações (Arca, Acopppmar, Acru, Arbe, Assomam) e uma cooperativa de catadores de material reciclável (Coru). Essas entidades têm um convênio firmado com a PMU que cede o galpão, prensa carrinhos, e pesa o que foi recolhido. Com uma visão social, o programa gera emprego e renda mensal que varia entre R$ 900 a R$ 2,5 mil por mês dependendo da produtividade do catador.
            Este trabalho também possibilita um impacto positivo ao meio ambiente porque aumenta a vida útil do aterro sanitário e diminui a extração de recursos naturais, como cortes de árvores para produção de papel, petróleo e outros recursos naturais.

Como participar da coleta seletiva

            A população pode contribuir com o trabalho da coleta seletiva separando corretamente os recicláveis. Para evitar o mau cheiro e atração de insetos as caixinhas de leite devem ser lavadas. Em seguida, armazenadas em sacos plásticos e caixas de papelão.
            Para que o bairro seja atendido o Comitê Gestor da Coleta Seletiva de Lixo formado por 20 pessoas ligadas às secretarias municipais e organizações não governamentais faz uma avaliação sobre a implantação do serviço. Depois, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com apoio de estagiários dos cursos de Geografia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia e Uniube conscientizam os moradores e comerciantes, distribuindo panfletos e dando orientações sobre o horário da coleta e os materiais que podem ser colocados para recolhimento. Nos bairros que ainda não possuem cobertura de coleta seletiva, a população deve encaminhar o material para o Ecoponto mais próximo. Hoje, existem 12 Ecopontos distribuídos em todas as regiões. Mais informações ligar para (34) 3212-5356.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia