Prefeitura inaugura nova sede do Núcleo de Atendimento ao Migrante
Há 35 anos funcionando em uma sala de atendimento (compartilhada com a recepção e guichês) dentro do Terminal Rodoviário de Uberlândia, o Núcleo de Atendimento ao Migrante (NAM) não possuía uma estrutura adequada para o desempenho das atividades dos servidores. Para garantir melhor condição de trabalho e também de atendimento às pessoas que estão de passagem pela cidade e necessitam de assistência para chegar aos seus destinos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), inaugurou nesta quinta-feira (13) a nova sede do NAM, que faz parte do complexo que abrigará ainda a Base Avançada da Settran.
O Núcleo de Atendimento ao Migrante atende e encaminha o público-alvo para os recursos disponíveis na comunidade, além de conceder passagens intermunicipais e interestaduais às pessoas em condição de vulnerabilidade social em trânsito pelo município. No ano passado foram concedidas 1.116 passagens. Este ano, até o momento, são 1.124 passagens.
A antiga estrutura dispunha apenas de uma sala de atendimento, uma sala administrativa e um depósito (que funcionava como cozinha e almoxarifado). Não havia ventilação, luz natural e o espaço era insuficiente para comportar os servidores e usuários. Em especial, os guichês não permitiam o sigilo e a confidencialidade das informações.
Já a atual estrutura tem espaço amplo, luminosidade adequada, com divisórias que permitem o atendimento individualizado e humanizado, com localização estratégica (acesso facilitado, equipamento visualmente identificado). Neste novo formato, há um espaço destinado para reuniões de equipe e também uma nova posição de atendimento interna, qualificando ainda mais a oferta deste serviço.
Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes, afirmou que além da concessão de passagens, o NAM também possui fluxo de encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade que oferece trabalho técnico para os usuários, com orientações individuais e grupais e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção de autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
“Somente esta semana o Centro POP efetuou mais de 15 encaminhamentos, atendendo essas pessoas que estavam na Praça da Bíblia. Algumas são migrantes que por alguma razão não tiveram condições de seguir viagem e que agora passaram por um cadastro e a partir daí são acompanhadas e têm à disposição uma série de atividade”, contou.
“O governo municipal está dando dignidade não só para os servidores como para uma importante parcela da população que muitas vezes não é valorizada por serem moradores de rua. No nosso governo, o que mais valorizamos é cuidar de gente. Foi por isso que inauguramos o Centro POP e agora estamos ofertando esse espaço depois de 35 anos”, disse o prefeito Gilmar Machado.
Atendimento
O NAM funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 18h e atende a população que se enquadra nos seguintes critérios: ser morador em situação de rua em retorno à cidade de origem; ser migrante doente mental ou dependente químico indo para tratamento (clínicas) ou retornando à cidade de origem; ser migrante indo para outra cidade para trabalhar ou retornando à cidade de origem para trabalho; ser pessoa em situação de risco social ou pessoal, que demande retorno à cidade de origem, mediante encaminhamento dos CRAS, CREAS, Centro Pop, Conselho Tutelar, entre outros, e não ter utilizado o serviço nos últimos 12 meses.
Sedest
13/08/2015
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