Prefeitura inaugura nova sede do Núcleo de Atendimento ao Migrante

Há 35 anos funcionando em uma sala de atendimento (compartilhada com a recepção e guichês) dentro do Terminal Rodoviário de Uberlândia, o Núcleo de Atendimento ao Migrante (NAM) não possuía uma estrutura adequada para o desempenho das atividades dos servidores. Para garantir melhor condição de trabalho e também de atendimento às pessoas que estão de passagem pela cidade e necessitam de assistência para chegar aos seus destinos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), inaugurou nesta quinta-feira (13) a nova sede do NAM, que faz parte do complexo que abrigará ainda a Base Avançada da Settran.
            O Núcleo de Atendimento ao Migrante atende e encaminha o público-alvo para os recursos disponíveis na comunidade, além de conceder passagens intermunicipais e interestaduais às pessoas em condição de vulnerabilidade social em trânsito pelo município. No ano passado foram concedidas 1.116 passagens. Este ano, até o momento, são 1.124 passagens.

A antiga estrutura dispunha apenas de uma sala de atendimento, uma sala administrativa e um depósito (que funcionava como cozinha e almoxarifado). Não havia ventilação, luz natural e o espaço era insuficiente para comportar os servidores e usuários. Em especial, os guichês não permitiam o sigilo e a confidencialidade das informações.

Já a atual estrutura tem espaço amplo, luminosidade adequada, com divisórias que permitem o atendimento individualizado e humanizado, com localização estratégica (acesso facilitado, equipamento visualmente identificado). Neste novo formato, há um espaço destinado para reuniões de equipe e também uma nova posição de atendimento interna, qualificando ainda mais a oferta deste serviço.
            Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes, afirmou que além da concessão de passagens, o NAM também possui fluxo de encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade que oferece trabalho técnico para os usuários, com orientações individuais e grupais e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção de autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
“Somente esta semana o Centro POP efetuou mais de 15 encaminhamentos, atendendo essas pessoas que estavam na Praça da Bíblia. Algumas são migrantes que por alguma razão não tiveram condições de seguir viagem e que agora passaram por um cadastro e a partir daí são acompanhadas e têm à disposição uma série de atividade”, contou.
            “O governo municipal está dando dignidade não só para os servidores como para uma importante parcela da população que muitas vezes não é valorizada por serem moradores de rua. No nosso governo, o que mais valorizamos é cuidar de gente. Foi por isso que inauguramos o Centro POP e agora estamos ofertando esse espaço depois de 35 anos”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Atendimento

O NAM funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 18h e atende a população que se enquadra nos seguintes critérios: ser morador em situação de rua em retorno à cidade de origem; ser migrante doente mental ou dependente químico indo para tratamento (clínicas) ou retornando à cidade de origem; ser migrante indo para outra cidade para trabalhar ou retornando à cidade de origem para trabalho; ser pessoa em situação de risco social ou pessoal, que demande retorno à cidade de origem, mediante encaminhamento dos CRAS, CREAS, Centro Pop, Conselho Tutelar, entre outros, e não ter utilizado o serviço nos últimos 12 meses.
                       
Paula Maia
Sedest
13/08/2015

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia