Principal atração do Zoológico, leão Léo morre aos 19 anos

Na madrugada desta segunda-feira (17), o leão Léo, do Zoológico do Parque do Sabiá, foi encontrado morto. O animal era a maior atração do Zoológico e também o mais antigo. Ele tinha 19 anos, uma idade considerada avançada para um animal de sua espécie, que costuma viver de 22 a 23 anos em cativeiro e 13 anos na selva.
Léo faleceu em decorrência de uma grave hemorragia interna, provocada por problemas hepáticos, segundo o veterinário Fernando de Sousa. Parte do material foi recolhida e será encaminhada para análise histopatológica no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia. Após esse procedimento é que será possível constatar a causa definitiva da morte.

Léo chegou ao Zoológico ainda filhote, com seis meses de vida, resultado de uma apreensão pelo Ibama. O felino vivia desde 1997 no espaço e era a principal atração do Parque, especialmente para as crianças.  Segundo a veterinária Elizete Araújo, que conviveu com Léo há mais de 15 anos, a intenção da equipe técnica do Zoológico é taxidermizar o animal como uma forma de prestar-lhe uma homenagem.

 Tratamento

Nos últimos anos, Léo passava por problemas sérios de saúde devido a uma infecção intestinal grave. Esse problema debilitou bastante o animal fazendo com que perdesse mais de dez por cento do seu peso. Léo foi submetido a tratamento intenso com medicamento e suplementação no final do ano passado, o que segundo os veterinários, foi suficiente para estabilizar o seu estado de saúde. O leão chegou até a ganhar um pouco de peso com o tratamento. Mas, no início de agosto, voltou a ter algumas complicações e a se alimentar com muita dificuldade.
De acordo com o tratador Francisco Ferreira, que cuidava do animal desde quando ele chegou ao Zoológico, o Leão tinha muita persistência, mas em função da sua idade avançada todos os procedimentos não conseguiram salvá-lo. “Eu tinha muita estima por esse leão, cheguei até alimentá-lo na boca para conseguir que ele sobrevivesse. Mas, infelizmente, esse é o fim de todo nós”, disse o tratador com a voz triste.
 
 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos