Praça no bairro Santa Monica é revitalizada

Ponto de encontro de famílias e local de bate-papo entre amigos, a Praça Américo Ferreira de Abreu, no bairro Santa Mônica, recebe diariamente moradores para prática de caminhadas, exercícios na academia ao ar livre e no entardecer e fins de semana a quadra de esportes e o playground se transformam nos espaços preferidos da criançada.

O local é popularmente conhecido como “Praça Santa Mônica” por estar em frente à igreja católica que leva o nome do bairro. Em seu entorno, o comércio é variado destacando-se os de confecção. Há também lanchonetes e bares que durante a noite movimentam as imediações.


Para dar mais conforto e segurança aos usuários e comerciantes, a Prefeitura de Uberlândia está reformando a praça. Diversas ações estão sendo executadas como a melhoria do calçamento, pinturas dos cerca de 50 bancos, meios-fios e do palco. Os conjuntos de mesas e bancos espalhados pela praça também estão recebendo uma atenção especial. Os banheiros foram reformados e já estão funcionando. Haverá ainda a instalação de 25 lixeiras.


Trabalhos de jardinagem também estão sendo realizados, como o corte e a melhoria do gramado e a poda da saia da copa das árvores.

O aposentado Ernane Vargas de Sousa, 59 anos, mora próximo à praça há 27 anos. Ele afirma que habitualmente leva a neta para passear no local e tomar sol. Satisfeito com a atitude de melhoria, ele afirma que muitos idosos caminham e utilizam a academia ao ar livre da praça. “Se deixar conservado e arrumado, assim é excelente”, disse.

Outro equipamento que está recebendo um incremento é o playground. Na próxima etapa do trabalho ele será pintado e terá toda areia substituída. Uma notícia que agradou ao casal Carlos Alberto Oliveira Nascimento e Gabriele Oliveira, ambos com 24 anos. Carlos Alberto frequenta a praça diariamente, além de levar o bebê para passear. Ele diz que desde que começaram a reforma “a praça está mais bem frequentada” referindo à presença de diversas famílias. “Está boa agora porque estão cuidando”, declarou.

A quadra de esportes e a academia ao ar livre são outros espaços de lazer que a praça possui. Ambos estão sendo revitalizados. Na quadra de esportes, utilizada principalmente para a prática de futebol de salão, os gols e o alambrado estão sendo reformados. O piso está sendo pintado e será remarcado.



Projeto de revitalização



O projeto de revitalização de praças, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos desde 2013, cumpre o papel de utilizar os espaços para educar, reintegrando-o para a comunidade e diminuindo a marginalidade. Nos últimos dois anos mais de 50 praças foram revitalizadas. Com isso, os usuários e comerciantes do entorno são motivados a ajudar a cuidar e a preservar o equipamento público.

Com a reforma das praças, a Prefeitura devolve para o cidadão um ambiente agradável e seguro. Bom para quem utiliza e para os comerciantes que se sentem mais seguros. Pedro Rodrigues Silva, 53 anos, tem uma confeitaria em frente a praça há 14 anos. Segundo ele, antes o espaço era mal usado, mas com as reformas passou a ser mais freqüentado, o que molhara o movimento em seu comércio. “Hoje ela é uma praça totalmente diferente, famílias frequentam e tem muita gente utilizando para caminhar”, destacou.



Rodrigo Fernandes
Serviços Urbanos
21-05-2015
clip_image004 


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023