Curso de saneamento básico rural amplia a atuação da Prefeitura no campo

Com a proposta de garantir qualificação ao homem do campo, teve início nesta segunda-feira (25) o curso de saneamento rural básico, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia e o Serviço Nacional Aprendizagem Rural (Senar). O curso é gratuito e vai até sexta-feira (29) na sede da Ferub, situada à Rua Sudepe, 1.410, no bairro Chácaras Tubalina. Essa é a primeira edição do curso que tem 40 horas. Ao fim, os participantes receberão certificado do Senar.

Durante as aulas, os participantes receberão informações sobre a importância de preservar o meio ambiente através de princípios e técnicas de saneamento básico, segundo informou o supervisor do Senar, Aluizio Guymarães. “O participante terá uma visão ampliada deste assunto que repercute inclusive na saúde da família”, disse.

O curso amplia e fortalece a atuação da administração municipal no campo, levando conhecimento, educação ambiental e qualidade de vida, tendo como foco principal os produtores da agricultura familiar e assentados, conforme explicou o gestor ambiental da Ferub, Mayer Andrade Santos. “Já tivemos outras parcerias com o Senar, como o curso de horticultura orgânica. Outras oportunidades virão, atendendo as demandas dos agricultores familiares para que capacitem e aumentem sua renda, melhorando sua qualidade de vida e preservando o meio ambiente”, disse.

 Ariovaldo Diaz Moreira, 50 anos, é um dos agricultores do assentamento Lucilene Fernandes, que possui 53 famílias, localizado no município de Uberlândia. Segundo ele, hoje as famílias ainda utilizam as conhecidas “fossas negras” que prejudicam o meio ambiente. Com o curso, ele pretende aproveitar a oportunidade e levar para sua comunidade mais conhecimento sobre a instalação de fossas sépticas. “Esse é um desejo antigo que temos de implantar fossas sépticas para melhorar as condições do assentamento”, disse.

As fossas sépticas fazem parte de um programa de esgotamento rural já em desenvolvimento pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). As fossas são produzidas com pneus. O projeto alcançou destaque internacional no Fórum Mundial da Água, realizado em abril na Coreia do Sul como modelo sustentável no tratamento de esgoto. Na quarta-feira (27), os alunos conhecerão a nova técnica desenvolvida pelo Dmae com a demonstração de instalação e explicação sobre a utilização do sistema.








Rodrigo Fernandes
Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub)
25/05/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023