NOTICIAS DE PATROCINIO MG-

Prefeito confirma liberação de recursos para construção da rotatória no Bairro Enéas
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Em recente entrevista a imprensa local, o prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira confirmou a liberação dos recursos, por parte do Governo Federal, da ordem de R$250 mil para a construção da rotatória no cruzamento da Avenida Odir Aleixo com a Rua Tadao (na confluência entre os Bairros Jardim Ipiranga, Morada Nova e Enéas Aguiar) e uma nova via de acesso ao Bairro Jardim Ipiranga - sem duplicar a ponte.

A verba federal é fruto da emenda parlamentar do deputado Luiz Tibé (PTdoB), a pedido do ex-vereador Aleir Donizete.

Com a expansão dos bairros da região, o fluxo de carros aumentou significativamente, trazendo perigo e dificuldades para motoristas e pedestres que circulam pelo local.

A obra era uma reivindicação dos moradores, constatado no último Orçamento Participativo.

Segundo informou Dr. Lucas, o município também entrará com recursos próprios da ordem de 50 mil, em contrapartida ao investimento federal.

“Faremos a publicação do edital de licitação ainda essa semana. Nossa expectativa é de que no próximo mês os trabalhos já possam começar”, disse.

Melhorias
A frota de veículos do município é estimada em cerca de 49.500, segundo últimos dados do Denatran. No ano de 2014, a contagem girava entorno de 45 mil. Ou seja, em um ano, Patrocínio recebeu 4.500 novos veículos nas ruas. Um aumento de 8% na frota.

Para acompanhar este crescimento, o Governo Municipal vem realizando várias intervenções no trânsito, nos últimos 6 anos, proporcionando mais segurança e fluidez no tráfego.

Organização – Construção de várias rotatórias em pontos de grande circulação nos bairros e avenidas. Transformação de ruas em mão única. Implantação do sistema rotativo de estacionamento.

Segurança – Construção de quebra-molas e passagem de pedestres em locais próximos a escolas. Instalação de radares nas principais avenidas. Revitalização de toda a sinalização vertical e horizontal. Instalação de semáforos para pedestres no principal cruzamento do hipercentro.

Fiscalização – Municipalização do trânsito e contratação de agentes para a devida fiscalização.


Patrocínio realiza Fórum Municipal de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes
Versão para impressão
Enviar por E-mail

O tratamento dispensado às crianças e adolescentes passou por diversas modificações no decorrer da história, desde ações repressivas e discriminatórias, até o enfoque de proteção integral, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e por suas reformulações mais atuais.


Neste 2015, o Estatuto completa 25 anos e sua evolução é marcada principalmente a partir do ano de 2009.

Foi um longo caminho entre a transição de ações assistencialistas e filantrópicas até a efetiva consolidação de uma política social voltada à infância e juventude.

Pensando no fortalecimento da política municipal de proteção às crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta terça-feira (5), o I Fórum Municipal de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes – Um olhar mais atento.

O evento foi realizado no Auditório Geraldo Campos e contou com a presença de profissionais que atuam com crianças e adolescentes, instituições, ONGs e representantes da comunidade em geral.


O fórum teve como principal objetivo apresentar e discutir as especificidades do acolhimento institucional e do acolhimento familiar, como modalidade de medidas protetivas à criança e ao adolescente com seus direitos violados.

“É uma oportunidade importante para todos os profissionais e pessoas que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de que seus direitos sejam respeitados, rompendo com o ciclo de violência que envolve suas vidas e articulando novas chances de aproximação com suas famílias”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eduardo Arantes.

Eduardo ressaltou o quanto Patrocínio avançou, montando uma grande rede de proteção à criança, dispondo de várias ferramentas para atender às famílias principalmente de forma a prevenir as situações mais críticas. “Hoje contamos com 4 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Creas, Casi, equipes multifuncionais do Nasf, Conselho Tutelar e a Arca”, pontuou.

Ivan Ferreira da Silva, pedagogo, psicopedagogo, Consultor Social de Políticas, Programa e Projetos – SGD, conduziu a palestra e os debates.

“Quais são e qual é o verdadeiro papel dos agentes responsáveis pela garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes? Com a pergunta, Ivan abriu as discussões e a apresentação, levando os participantes a pensar e avaliar a atuação de cada um nessa tarefa.

Durante o encontro o palestrante também apresentou pontos importantes para realização de um diagnóstico geral que subsidiará a construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.

Para a conselheira tutelar Doralice da Silva Pinheiro o Fórum foi muito produtivo. “Precisamos pensar em conjunto nas melhores formas de atuar na prevenção e execução das medidas socioeducativas. Em Patrocínio contamos com a parceria e atuação de toda a rede de proteção, mas precisamos envolver ainda mais a comunidade e outras instituições neste processo”, ponderou Doralice.

Acolhimento institucional:
O acolhimento institucional é uma medida de proteção para crianças e adolescentes, enquanto suas famílias estiverem temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção. Deve ser aplicado excepcionalmente e em situações nas quais a permanência da criança ou adolescente na família em que se encontra é condição de risco ao seu desenvolvimento bio-psico-social.

O ECA orienta, no Art. 92, as entidades que oferecem abrigo a este público, para sua plena atenção, acolhida, cuidado e espaço adequados para seu desenvolvimento e promoção da reintegração familiar e comunitária.

Os encaminhamentos para acesso ao acolhimento são feitos pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Juventude, via Central de Vagas, serviço executado pela FAS.


Alunos e professores do Projeto Guri prestam homenagem às famílias
Versão para impressão
Enviar por E-mail



Na sexta-feira (8), os alunos do Projeto Guri prestaram uma linda homenagem famílias.

Durante semanas, as turminhas ensaiaram a música “Amor de Mãe”, de MC Pequeno e Menor, com o professor João Ferreira e Luiz Pindoba, do Conservatório Municipal de Música, para dedicar as suas famílias.

A homenagem pode ser acompanhada por várias mamães que se emocionaram com a linda canção e a dedicação de seus filhos durante a apresentação.
Projeto Guri
O Projeto Guri possui cerca de 200 alunos, que freqüentam as atividades no contraturno escolar.

Com o acompanhamento dos professores, os alunos realizam dever de casa, reforço escolar, aulas de computação, violão, canto e esportes.

Funcina de segunda a sexta, na Rua Nonato Matias, Bairro Matinha.


Começam os jogos da Etapa Microrregional do JEMG
Versão para impressão
Enviar por E-mail



A abertura oficial dos Jogos Escolares - etapa Microrregional ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11, no ginásio poliesportivo do Bairro São Vicente, com as presenças do secretário de esportes e Lazer, Marcos Remis dos Santos, secretário de esportes de Guimarânia, Rodrigo Abrahão, vereadores de Serra do Salitre, Carlão e Hélio Luiz, representando a Superintendência Regional de Ensino, Letícia Borges Marra Soares e a coordenadora dos Jogos Escolares na região, Amanda Coutinho.

Em nome do prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, Marcos Remis deu as boas-vindas aos atletas e desejou sucesso na competição. “Patrocínio mais uma vez recebe todos vocês com carinho e muita honra. Sei o quanto significa essas competições e o quão importante é incentivar e valorizar o esporte na vida de nossos adolescentes”, disse o secretário.

Os atletas dos cinco municípios da região (Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Patrocínio, Perdizes e Serra do Salitre) participam da etapa microrregional, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino.

Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.

A equipe de futsal masculino de Serra de Salitre estava confiante e pronta para a competição. Para Natanael José Domingos, 16, era a primeira vez que participava e a expectativa era grande. “Estou achando muito legal. Conhecemos outras pessoas e podemos colocar em prática o que treinamos muitos”, disse o atleta.

A equipe de futsal feminino de Patrocínio, da escola Dom Lustosa, também não deixou por menos. “Vamos lutar até o fim. Estudamos nossas adversárias e estamos prontas para vencer”, disseram as meninas.

Carolina Tioledo, Caroline Cristina, Gabriela Nunes, Ana Carolina, Cecília Laura, Monalisa Felix, Brenda Larissa, Juliana Aparecida e Clarice Cypriano foram unânimes. “O que vale é a experiência e o momento de aprender a vencer e a perder também. Mas, é claro, queremos ganhar”, brincaram as garotas, que estavam animadas com a competição.


Encerrando a cerimônia de abertura, a apresentação de Zumba com o professor Tales.

Os jogos acontecem até dia 15, sexta-feira, nos poliesportivos São Vicente, Morada Nova e do Colégio Olímpio dos Santos.


Domingo (17) tem Cine na Praça com o filme Festa no Céu
Versão para impressão
Enviar por E-mail
No próximo domingo (17), tem mais uma exibição de cinema na Praça Santa Luzia.

A exibição faz parte do o projeto Cine Família na Praça, que conta pela com o patrocínio da Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A sessão terá início às 20h, com a exibição do filme “Festa no Céu”, um desenho animado de 95 minutos, ainda inédito na TV aberta e por assinatura. A animação conta uma história de amor emocionante, onde o protagonista é Manolo, um rapaz que precisa decidir entre seguir os passos da família e ser um grande toureiro, ou se dedicar a sua paixão: a música. Antes de escolher que caminho seguir, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos: dos Vivos, dos Esquecidos e dos Eternizados. 

O filme é cheio de cores, detalhes da cidade e personagens inusitados, como Catrina (Rainha La Muerte) e Joaquim, o herói da cidade, que têm como dubladores os atores Marisa Orth e Thiago Lacerda respectivamente. É neste sentido que o colorido mexicano e a trilha sonora, elaborada pelo argentino Gustavo Santaolalla (responsável pelas músicas do longa-metragem Diários de Motocicleta), celebram muito bem o pós-vida sem a melancolia do luto.

Abertura
Na abertura, que tem 20 minutos de duração serão exibidos dois curtas-metragens, o primeiro será “Dois Pedros, um sonho e uma viola”, que em quatro minutos conta uma história inspiradora de como a música transformou a vida de Pedro, e de como por meio dela, ele transformou a vida de centenas de crianças! O segundo curta escolhido para Patrocinio é “Dicionário Vernacular de Areado”.

O Cine Família na Praça é um evento gratuito e livre para todos os públicos.

Participe.


Através da atuação do Prefeito, empresa responsável pelas obras na BR365 se instala no município e usa mão de obra de Patrocínio
Versão para impressão
Enviar por E-mail

Depois de muito esforço e força política do Prefeito, Dr. Lucas Campos de Siqueira, o Consórcio Vilasa PSO instalou sua base de operações no município de Patrocínio enquanto trabalha nas obras de recuperação da BR 365.


Serão contratados cerca de 100 trabalhadores para a execução dos serviços que contemplam: recapeamento de toda a extensão da BR365 (de Patos de Minas a Uberlândia); a construção de dois novos trevos, um na MG 230 com BR 365 e outro com MG 188 (próximo a Coromandel); melhoria do trevo no entroncamento da BR 365 com a Avenida Rui Barbosa e reforma do trevo da BR 365 com a MG 462 (Posto Café Mineiro). Além da construção da terceira pista em vários pontos da rodovia 365.

A obra tem previsão de duração de 2 anos, com 3 anos de manutenção.

Força política

Há anos a Administração Municipal vem buscando junto aos Órgãos e Poderes competentes investimentos de melhorias na rodovia 365, uma dos principais acessos ao município e importante rota de escoamento de produção da região.

E as intervenções foram várias: reuniões com representantes políticos do Governo Federal, superintendência do DNIT e tantas outras autoridades do meio.

E o fruto dessa luta agora será colhido pelos patrocinenses.

A rodovia que já ceifou tantas vidas, trazendo dor e sofrimento para muitas famílias de Patrocínio, será reformada.

Mais uma conquista da Administração Municipal para toda a população.

Releia aqui algumas notícias veiculadas sobre a luta do Governo Municipal pelas melhorias da BR365.






Escolas de Patrocínio entram na luta contra o Bullying
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Semana anti-bullying

Ofensas, humilhações, apelidos pejorativos, intimidações, risadinhas, empurrões, fofocas, chegando até ao isolamento social. Essas são algumas das formas mais cruéis de comportamento entre os nossos jovens, principalmente, dentro das instituições de ensino. Esse comportamento - que recebe o nome de bullying -, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando depressão, angústia, baixa auto-estima, estresse, evasão escola, até, em casos mais extremos, algumas tragédias. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente.


Para chamar a atenção para o problema e gerar uma conscientização, principalmente no meio acadêmico de forma a combater o bullying, as escolas municipais de Patrocínio aderiram à Semana Anti-bullying, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Alunos das escolas Olimpio dos Santos, Maria Isabel de Queiroz (CAIC), Casimiro dos Santos e Honorato Borges realizam várias atividades envolvendo o tema.


Aulas especiais, teatro, apresentação de documentários, palestras, cartazes e faixas - que decoraram as escolas por toda a semana - levaram os alunos, educadores e até mesmo as famílias a pensarem, discutirem e lutarem contra a prática do bullying, aprendendo a aceitar e respeitar as diferenças.

A iniciativa foi muito bem recebida por toda a comunidade escolar e os alunos se envolveram intensamente com a campanha.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Patrocínio
(34) 3839-1800 ramal: 221

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023