ULTIMAS NOTICIAS DE VAZANTE MG

Em Vazante, campanha de vacinação contra  gripe atinge 33,89% da meta

O índice de vacinação contra o vírus da gripe no município de Vazante atingiu 33,89% (1.289 doses) até a manhã desta sexta-feira, 15 de maio. A meta é atingir 85%, ou seja 3.803 aplicações das 4.600 doses disponíveis.

As vacinas continuam disponíveis até dia 22 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, no horário das 7h às 17h e nas UBS’s que funcionam em horário especial até às 19h, nos seguintes dias: Segunda-feira: Posto de Saúde Nova Esperança; Terça-feira: Posto de Saúde Serra Dourada; Quarta-feira: Posto de Saúde Central e Novo Horizonte; Quinta-feira: Vazante Sul.

Devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Segundo o ministério, o medicamento é contraindicado à pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.



Controle de infestação de caramujos africanos pode ser realizado pela população

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta a população de Vazante sobre a propagação do caramujo africano, principalmente nesta época do ano. “É necessário a conscientização da população para que haja controle” disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Stehling.



O Caramujo:

O Caracol ou Caramujo - africano (de nome científico Achatina fulica) é um molusco da classe Gastrópode, nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido ilegalmente no Brasil em 1988, inicialmente no estado do Paraná visando ao cultivo e comercialização do escargot, por um servidor da Secretaria de Agricultura. O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por desinformação, a soltar os caracóis nas matas. Como se reproduz rapidamente e não possui predadores naturais no Brasil, tornou-se uma praga agrícola e pode ser encontrado, em 23 dos 26 estados Brasileiros, além do Distrito Federal.

A espécie é extremamente prolífica, alcançando a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses. A fecundação é mútua, pois os indivíduos são hermafroditas e podem realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos por postura. É ativa no inverno, resistente ao frio hibernal e à seca. Normalmente passa o dia escondido e sai para se alimentar e reproduzir à noite, ou durante e logo após as chuvas. A tonalidade do corpo é cinza-escuro e as conchas possuem faixas de coloração variável, de castanho até levemente arroxeado. Os ovos são um pouco maiores que uma semente de mamão, e possuem coloração branco-leitosa ou amarelada.



Como realizar a Coleta:

É importante a atenção dos moradores quanto a forma correta de eliminação. Fazer a coleta manual e utilizar luvas para proteger as mãos de uma possível contaminação, são alguns dos cuidados que devem ser tomados pela população. Este procedimento pode ser realizado nas primeiras horas da manhã ou no início da noite, horários em que os caramujos estão mais ativos.  Depois, devem ser jogados em sacos plásticos e esmagados, e/ou contendo sal e água sanitária para desidratá-los, e, posteriormente, serem recolhidos como lixo doméstico.

É necessário quebrar as conchas para que elas não acumulem água e se transformem em focos de mosquitos, como o Aedes aegypti, vetor do vírus do dengue. Após a coleta dos moluscos os ovos acabam ficando, com isso não se pode esquecer de passar uma vassoura no local  de onde foram recolhidos para que os ovos sejam destruídos

O uso do sal como forma de eliminar, pode ser realizado dentro de um recipiente com os caracóis, não sendo jogado diretamente no solo. Iscas como Metarex, Madelesma Metaldeído também podem ser usadas. O combate químico com o uso de pesticidas, sal, fogo ou outras substancias ou métodos para matar o molusco diretamente no solo não são indicados, pois os produtos podem contaminar o meio ambiente. Outra orientação é manter terrenos limpos e incentivar os vizinhos a fazerem o mesmo, já que o caramujo aparece com mais frequência em locais com mato, entulho e lixo.

Recomenda-se lavar as hortaliças em água corrente e depois deixar as mesmas em molho, bastando colocar apenas uma colher de sobremesa de água sanitária em um litro de água e deixar os alimentos em molho por durante 15 minutos, antes de consumi-los, evitando a contaminação através do muco deixado pelo molusco ao se movimentar.

Em caso de infestações em áreas públicas, deve-se informar a Prefeitura e a Vigilância Sanitária para que o poder público possa agir nos focos existentes com a catação dos caramujos.



Riscos:

Este controle é necessário porque o caramujo é hospedeiro de um tipo de verme que, se ingerido pode causar meningite e angiostrangilíase abdominal. Em hipótese nenhuma devem ser ingeridos.



Final do Campeonato de Bairros e Comunidades Rurais acontecerá no próximo domingo, 17


O Campeonato de Bairros e Comunidades Rurais 2015 terá sua final realizada no próximo domingo, dia 17 de maio, às 9h, no campo de Distrito de Vazamor e no Centro Educacional Esportivo “ Moacir Wilson”. Foram realizados 27 jogos no total. A final das equipes dos bairros será decidida entre Serra Dourada e Nova Esperança, e comunidades rurais entre Amoreiras e Vazamor. Veja a classificação geral no site da Prefeitura de Vazante.

Será disponibilizado transporte para os atletas do Amoreiras que moram em Vazante, a saída será de frete ao bar “Copus Gelados” às 7h, passando pelo posto 2000. Os interessados devem procurar os responsáveis Cloves Gaúcho e Vinício Deiró, para maiores informações. Há 44 vagas no ônibus.






Assessoria de Comunicação

Governo Municipal de Vazante

Administração 2013/2016

“Construindo um futuro para todos”

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023