Liza Prado é aprovada pela Assembleia para presidenta da Utramig

Em sabatina nesta quinta-feira (14), ex-deputada anunciou compromisso com expansão dos trabalhos da instituição
O nome da ex-deputada Liza Prado para o cargo de presidenta da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais (Utramig) recebeu parecer favorável da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parecer foi aprovado nesta quinta-feira (dia 14), logo após a realização de sabatina da indicada.
A relatora, deputada Ione Pinheiro (DEM), afirmou, em seu parecer, que a indicada, após a arguição pública, demonstrou conhecimento sobre a instituição, capacidade e comprometimento com os princípios da instituição. “Aos 50 anos, a Utramig está renascendo com sua presença”, elogiou a deputada. Ela se disse muito feliz com a indicação de Liza Prado e por seu compromisso com a inclusão social das pessoas com deficiência. “Não podemos fechar os olhos para essas pessoas. Nosso governador está de parabéns”, afirmou.


O presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), indagou à ex-deputada sobre o pequeno número de prefeituras e instituições do movimento sindical que têm convênio com a Utramig. Ele quis saber se a instituição tinha alguma meta para mudar a situação. Liza Prado explicou que antes não havia qualquer convênio com as prefeituras e que os cinco atuais foram realizados já na nova gestão do Governo do Estado. Segundo ela, a proposta é regionalizar a atuação da instituição e atingir a meta de estabelecer parcerias com pelo menos 200 municípios para a realização de cursos técnicos.



O deputado Celinho do Sinttrocel também elogiou a indicação de Liza Prado e se disse confiante de que ela vai se colocar à disposição de todo o Estado. “Quem ganha é o povo mineiro”, afirmou.

Conhecido de Liza Prado desde sua atuação no movimento estudantil, o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) também teceu elogios à colega. “A Utramig ganha muito com sua presença e seu comando”, disse o parlamentar, ao ressaltar a ligação da ex-deputada com as causas sociais. “Estou convicto de que vai dialogar com todos os setores”.

FUNDAÇÃO UTRAMIG



A Utramig é uma instituição de direito público sem fins lucrativos, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Social (Sedese). Conta com 1.254 alunos nas três unidades: 638 em Belo Horizonte e 574 em Nova Lima (RMBH), além dos de Uberlândia. Desses, 590 são custeados pelo Pronatec, 459 são bolsistas e 205, mensalistas (que pagam pelos cursos).



A instituição oferece sete cursos técnicos: Análises Clínicas, Eletrônica, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. Também oferece quatro cursos de licenciatura - Matemática, Química, Física e Biologia – e especialização em Instrumentação Cirúrgica e pós-graduação em Gestão Educacional, com ênfase em educação inclusiva e em mediação de conflitos em ambientes escolares. A partir de junho, a Utramig vai oferecer mais um curso técnico – em Recursos Humanos - e oferecer dois cursos de pós-graduação - em gestão educacional com ênfase em mediação de conflitos no ambiente escolar e em educação inclusiva.

Liza Prado explicou que o desafio da Utramig é expandir suas atividades para contribuir para a formação profissional e para a inclusão de pessoas com deficiência e mais pobres. A ex-deputada afirmou que a maioria dos estudantes que se formam no ensino médio sai da escola sem qualificação para o mercado de trabalho.



Um dos compromissos que ela assumiu é com a ampliação de parcerias para a realização de cursos. Já foram estabelecidas parcerias com empresas da iniciativa privada, como Vale, Unimed e Super Nosso. “Temos como atender as necessidades de qualquer município ou empresa”, afirmou. A indicada também anunciou uma parceria com a Fundação Caio Martins (Fucam) para um trabalho de qualificação de pessoas para o trabalho em TV e rádio.

Liza Prado completou que a Utramig já está estabelecendo parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) e procura sindicatos e centrais sindicais para avaliar a oferta de cursos profissionalizantes. “O grande desafio proposto pelo governador Fernando Pimentel é a inclusão das pessoas mais carentes”, disse a indicada.



Outra parceria estabelecida pela nova direção da Utramig é para a colocação de estagiários de enfermagem em instituições de Belo Horizonte. Para isso, foram firmados convênios com as prefeituras de Contagem e Ribeirão das Neves (RMBH) e com os hospitais da Baleia, Mater Dei, Vila da Serra e São Francisco, além do Laboratório Rojam.



A Utramig possui 261 servidores, dentre eles 86 professores. Para atender à expansão proposta, Liza Prado afirmou que haverá investimento na qualificação dos funcionários e na gestão da instituição. Também está prevista a criação de uma central de atendimento aos alunos.



Currículo – Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos, Liza Prado iniciou sua vida política nos movimentos estudantis e eclesiais. Após quatro mandatos como vereadora em Uberlândia, em 2010 elegeu-se deputada estadual. De 2005 a 2008, esteve à frente da Superintendência do Procon de Uberlândia. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e foi efetiva da Comissão de Defesa do Consumidor.



Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado