Unidades de hidratação reforçam tratamento da dengue em Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia e o Governo de Minas Gerais instalaram uma unidade de hidratação para o atendimento aos pacientes diagnosticados com dengue no município. A medida faz parte das ações adotadas pela Administração municipal e pelo Estado para evitar que casos graves e óbitos aconteçam em decorrência da dengue, além de humanizar o atendimento ao paciente. Os procedimentos seguem protocolos do Ministério da Saúde.
Em funcionamento desde a última quinta-feira (14), unidade está instalada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília e está equipada com dez cadeiras reclináveis com suporte de soro, aparelhos de pressão, medicamentos e insumos para soroterapia.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio, serão encaminhados para as unidades de hidratação os pacientes que tiverem com sintomas de dengue. “Caso o paciente apresente febre e mais dois sintomas que apontem a suspeita de dengue, ele será encaminhado para uma das unidades, onde receberá o atendimento, já que lá ele terá à disposição profissionais exclusivos para tratar da doença”, explica.

Uma segunda unidade de hidratação será instalada nesta sexta-feira (15), desta vez na UBSF do bairro Morumbi. A previsão é que cada Unidade de Hidratação permita o atendimento de uma média de 100 pacientes por dia, entre 07h e 22h de segunda a sexta-feira.

A dengue em Uberlândia

A Prefeitura, em parceria com o Estado, vem trabalhando de maneira incessante no combate ao Aedes aegypti. Até o final do mês de abril, foram mais de 200 mil casas vistoriadas, mais de 24 mil endereços visitados pela equipe do bloqueio (UBV leve) e mais de 96 mil pneus coletados. Além disso, o Estado disponibilizou quatro veículos de UBV pesado (fumacê), que passaram por mais de 170 mil imóveis neste período.
De acordo com Edimar Olegário, coordenador do Programa de Controle da Dengue, todas as ações são feitas em benefício das pessoas e efetivadas com a participação de cada cidadão. “Se o morador deixa de dar atenção aos criadouros do mosquito da dengue após a visita do agente de controle de zoonoses, a população do mosquito pode crescer e, por consequência, aumentar os casos da doença no município”, afirma.
Até o dia 12 de maio foram registrados 12.073 casos notificados de dengue em Uberlândia, uma média de 1.866 casos a cada 100 mil habitantes, sendo que destes 3.677 foram confirmados por exames clínicos, 1.101 foram descartados e 7.295 aguardam confirmação. Foi registrado também um óbito por dengue na cidade.

Confira abaixo os sintomas da dengue

-Febre alta com início súbito (39° a 40°C);
-Forte dor de cabeça;
-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
-Perda do paladar e apetite;
-Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente, no tórax e membros superiores;
-Náuseas e vômitos;
-Tontura;
-Extremo cansaço;
-Moleza e dor no corpo;
-Muitas dores nos ossos e articulações;
-Dor abdominal (principalmente em crianças).

Serviço

Unidades de Hidratação:

UBSF Jardim Brasília
Rua Biot Santos, n° 100, bairro Jardim Brasília

UBSF Morumbi
Rua Espigão, n° 871, bairro Morumbi

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023