Campanha de Vacinação Contra Gripe termina sexta (22)

revistacrescer.globo.com
Termina na sexta-feira (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe. A rede municipal de saúde alerta que pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinadas contra gripe, devem ir até um posto de vacinação para imunizar contra a doença.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Angela Menezes, grande parte do público alvo ainda deve procurar pela vacina em Uberlândia. Enquanto no município 45% do público alvo já foi vacinado contra gripe, no Brasil o índice é de aproximadamente 34% do público alvo. “É importante o grupo prioritário procurar imunizar o quanto antes uma vez que as temperaturas já estão mais amenas e o organismo leva de 2 a 3 semanas para produzir os anticorpos que protegem contra a doença”, disse.

Foram aplicadas aproximadamente 55 mil doses da vacina em Uberlândia. O objetivo da rede municipal de saúde é alcançar 80% da meta com pelo menos 97.509 doses aplicadas. Não são contabilizadas nesta estimativa do Ministério da Saúde para compor a meta, as doses que também são aplicadas em pacientes com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
O público-alvo da campanha deve procurar uma das 71 salas de imunização perto da residência distribuídas entre as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família. “As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação de segunda à sexta, das 8h às 17h. Cada dose da vacina contém cepas da influenza inativada dos subtipos A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A composição é escolhida a cada ano visando proteger a população contra os vírus que tiveram maior circulação no ano anterior”, explica Angela.
Ainda de acordo com a coordenadora de imunização, a procura pela vacina nas unidades é mais frequente pelos idosos, mas é importante que todos que compõem o grupo prioritário compareçam a uma sala de imunização. “No caso das crianças com até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, a Organização Mundial de Saúde alerta que a vacina é eficiente para reduzir o quantitativo de hospitalizações. Já a gestante garante a imunização para ela e o bebê, enquanto a puérpera com até 45 dias pós o parto também protege o recém nascido com o leite materno”, alerta.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022