Uberlândia recebe prêmio nacional de educação

Uberlândia tem um dos 50 melhores gestores educacionais municipais do país, segundo pesquisa realizada pela empresa LGO Multieventos. A honraria do Prêmio Gestor Educador será concedida à secretária municipal de Educação, Gercina Novais, na quinta-feira (28), em Salvador (BA). A premiação faz parte da programação da 2ª Jornada Nacional de Educação, que acontece entre os dias 26 e 29 deste mês. O título reforça a empreitada da Administração municipal que desde 2013 trabalha com a proposta de tornar Uberlândia uma “cidade educadora”.

O Prêmio Gestor Educador é considerado um dos maiores méritos brasileiros dedicados aos gestores de educação por intermédio de uma empresa privada. Entre os critérios, são avaliados se os dirigentes assumiram a responsabilidade de definir o conjunto de tarefas pedagógicas e de participar das conquistas e das dificuldades individuais dos integrantes da equipe de trabalho, a fim de potencializar o trabalho da equipe. Também são considerados itens como qualificações de profissionais do Magistério, transparência da aplicabilidade dos recursos financeiros e adequações e inovações na infraestrutura das escolas, além de recursos e apoios pedagógicos.

Segundo Gercina Novais, um dos atuais diferenciais da educação municipal de Uberlândia é o trabalho ininterrupto de abertura de novas vagas, principalmente na educação infantil, aliadas à inauguração de novas escolas. Uma delas, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Shirley Lourdes de Menezes Vieira, foi inaugurada no mês de abril em um espaço onde antes funcionava uma escola estadual, mas que estava fechado havia anos. O espaço passou por uma ampla reforma para atender 407 alunos com idade entre 0 e 5 anos. Iniciativas assim permitiram que a Prefeitura de Uberlândia cumprisse o Plano Nacional de Educação que estabelece que 50% das crianças com idade entre 0 a 3 anos devem estar matriculadas em unidades de educação infantil até 2020. Esse índice foi alcançado em 2014 e até o final de 2016 a meta é chegar aos 100% de atendimento de crianças com 4 e 5 anos de idade.
            Outra característica de Uberlândia que se destacou foi a implatanção da Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender, instituida pela lei municipal 11.444, de 24 julho de 2013.  A Rede consiste na atuação das instituições educacionais, capazes de agir em conjunto e de estabelecer relações autônomas e complementares, interessadas em contribuir na oferta da educação pública, gratuita, laica, democrática e qualificada socialmente.
“Estamos fortalecendo a participação democrática em nossas escolas e o Prêmio Gestor Educador celebra o nosso empenho. A cada dia reforçamos também os trabalhos interdisciplinares e entre as escolas, assim formamos uma rede que sempre se inova em conhecimentos”, disse Gercina Novais. A secretária reforçou que o Município trabalha tanto no desenvolvimento da rede física quanto no aperfeiçoamento de seu quadro de profissionais.

21/05/2015


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023