Vans escolares devem passar por vistoria obrigatória

Procedimento confere segurança aos usuários do transporte escolar e é feita pela equipe da Settran
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) realiza, até o dia 14 de fevereiro, a vistoria das vans que atuam no transporte escolar em Uberlândia. O processo é obrigatório a todos os proprietários dos 640 veículos cadastrados junto ao Município. Caso o motorista não realize o procedimento, ficará impedido de prosseguir com suas atividades.

A vistoria das vans escolares feita pela Settran visa garantir que os veículos tenham plena capacidade de transportar estudantes por Uberlândia com segurança e conforto, conforme a premissa da nova gestão municipal. Para isso, durante a inspeção, o automóvel deve preencher uma série de requisitos previstos em uma checklist.


O processo de vistoria das vans escolares em Uberlândia ocorre por exigência do decreto lei 7.328 de 1997. Dispositivo que foi implementado à época para garantir a segurança dos alunos da cidade. Os veículos que necessitam ser verificados são tanto aqueles que atuam na zona rural por meio de cooperativas quanto aqueles particulares que prestam o serviço na área urbana.

Como é feito

As vistorias acontecem das 8h às 11h, além das 13h às 17h. Os proprietários das vans precisam, inicialmente, procurar o Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos, na Rua Maria Dirce Ribeiro, 476, bairro, Santa Mônica, onde deve apresentar a documentação. O passo seguinte é agendar um horário pelo telefone 34 3210-6923. O trabalho ocorre em um galpão com a estrutura adequada para a vistoria, localizado na avenida Afonso Pena, 4.814, no bairro Umuarama.

Parte mecânica, pneus, faróis, direção, condição dos estofamentos, freio, extintor, tacógrafo, quitação de taxas e impostos, dentre outros, são alguns dos itens que são checados. Caso a van vistoriada preencha todas as exigências, um novo selo oficial confirmando a regularidade é fixado no veículo. Já se alguma desconformidade for detectada, o motorista tem até dez dias para fazer adequações e retornar ao processo de vistoria. “Os pais têm de estar atentos em relação à regularidade do veículo dos motoristas que atendem seus filhos”, disse Ubiratan Floriano, diretor de Fiscalização e Transportes.

Floriano destaca a importância do engajamento dos motoristas para o sucesso do processo. “No ano passado, precisamos dobrar o tempo inicialmente estimado para as vistorias porque muitos proprietários não agendaram no tempo hábil. Sugerimos que todos façam o mais rápido possível para garantir o conforto de todos durante a vistoria”, explicou



Vistoria obrigatória de vans escolares (1º semestre de 2018)

Período: até 14 de fevereiro

Alvo: 640 motoristas do transporte escolar de Uberlândia
Objetivo: verificar condições dos veículos que prestam o serviço para garantir segurança e conforto aos alunos
Processo: motoristas devem procurar o Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos (rua Maria Dirce ribeiro, 476, Santa Mônica); após apresentação dos documentos exigidos, deverão agendar a vistoria por telefone dentro do prazo estabelecido para o processo
Resultado: vistoriados terão permissão para prestar o serviço por mais seis meses; não vistoriados serão autuados e poderão ter problemas para renovar permissão
Informações: 3231-5634 / 3231-3563



29/01/18

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena