Campanha Fevereiro Laranja faz alerta sobre combate à leucemia

Especialista do Centro Oncológico do Triângulo - COT - alerta para importância da prevenção

Com o surgimento de 257 mil novos casos por ano, a leucemia está entre os 10 tipos de câncer mais comuns em todo o mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O aumento do número de diagnósticos da doença, estimada em mais de 10 mil novos casos somente no Brasil para 2018, acende um alerta para a importância da prevenção, bem como para a doação de medula óssea, lembrada por meio da campanha Fevereiro Laranja, celebrada neste mês.


O hematologista do Centro Oncológico do Triângulo, Dr. Luiz Cláudio C. Duarte, faz um alerta sobre a doença. “Ao contrário das leucemias crônicas que se iniciam de forma lenta, as leucemias agudas se manifestam de forma agressiva, por isso é importante fazer exames de sangue de rotina para descobrir se há alguma alteração que leve a suspeita da doença. Caso haja qualquer suspeita, é necessário que o paciente faça o exame chamado mielograma, em que é retirado uma pequena quantidade de medula óssea, que é o material esponjoso de dentro dos ossos, para examinar se há células anormais. Se for confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado de imediato já que a doença se agrava rapidamente”, alerta o hematologista.



Sintomas



Os principais sintomas da leucemia são fadiga, palpitação, dores nos ossos e articulações, sangramentos nas gengivas e nariz, manchas roxas ou vermelhas na pele, inchaços na região do pescoço e das axilas, febre ou suores noturnos, perda de peso sem motivo e desconforto abdominal.  Essa doença se desenvolve quando há acúmulo de células anormais na medula óssea, que é onde se formam as células que dão origem aos glóbulos brancos e vermelhos. Durante esse processo de concentração das células, as normais e saudáveis acabam sendo substituídas pelas cancerígenas.



Tipos da doença



- Leucemia linfóide crônica: afeta células linfóides e se desenvolve de forma devagar. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças. 



- Leucemia mielóide crônica: afeta células mielóides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos. 



- Leucemia linfóide aguda: afeta células linfóides e agrava-se rapidamente. É o tipo mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. 



- Leucemia mielóide aguda: afeta as células mielóides e avança rapidamente. Ocorre principalmente em adultos em torno de 60 anos. Mas também pode ocorrer em crianças.





Tratamento



O tratamento visa destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Neste processo, estão associadas a adoção de medicamentos(poliquimioterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, o transplante de medula óssea é indicado após a doença ser controlada.



Transplante de medula



O transplante de medula óssea (TMO) não é uma cirurgia e pode ser realizado a partir de células do próprio paciente, o chamado transplante autólogo ou a partir de células de um doador que é o transplante alogênico. Nas leucemias agudas é realizado o transplante alogênico. Os interessados em fazer a doação de medula óssea podem se cadastrar no Hemocentro em Uberlândia, que fica na Avenida Levino de Souza, 1.845, no bairro Umuarama. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. Nas segundas e quartas, o atendimento é feito de manhã, das 7h às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h. No último sábado do mês há distribuição de senhas a partir das 7h até o limite operacional ou até às 11h30, em caso de baixo fluxo de doadores.





GA Comunicação | Assessoria de Comunicação do Centro Oncológico do Triângulo - COT
Sérgio Gouvêa / Dhiego Borges

(34) 3212-6707 / 3213-4860

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas