Subsídio para silagem deve beneficiar 80 produtores no primeiro semestre

Serviço oferece, a preços acessíveis, maquinário e assistência técnica para a produção de silagem

O subsídio concedido pela Prefeitura de Uberlândia a produtores rurais para a confecção de silagem deve atingir um número recorde de atendimentos neste primeiro semestre de 2018. A expectativa é que até julho, cerca de 80 propriedades sejam atendidas com o serviço, 20 a mais do que no mesmo período de 2017. Em pouco mais de uma semana desde o início da iniciativa, oito produtores já fizeram uso do benefício para colheita de milho e sorgo em suas lavouras. 

A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos oferece a pequenos produtores o empréstimo de maquinário com valor 50% menor do que o de mercado, além de fornecer a mão de obra para operação.

Uma das propriedades já atendidas é a Fazenda Laje do produtor Paulo Carrijo. De acordo com Leando Carrijo, filho do proprietário, a política da gestão municipal facilitou bastante a sua atividade. “Sem essa ajuda, ficaria difícil para nós colhermos o milho. Fui um dos primeiros a tomar providência e pedir esse apoio para fazer a colheita na hora certa”, disse.

A produção da silagem tem o objetivo de processar os grãos de milho ou sorgo, a fim de obter nutrientes de qualidade para a alimentação de animais como gados e equinos, substituindo o pasto em períodos de seca.


Estrutura e mão de obra

A prefeitura oferece à comunidade, por meio de subsídios, cinco conjuntos de maquinário, que dispõem de um trator e uma ensiladeira cada. Também é dada assistência técnica (agrícola e veterinária) durante as diferentes etapas da colheita.



De acordo com o diretor de agropecuária do município, André França, são 12 servidores a campo a fim de orientar os produtores. “São agrônomos, veterinários e outros profissionais atuando para garantir o máximo de resultados da safra, além de utilizar corretamente o produto na alimentação destes animais”, comentou.



A secretária responsável pela pasta, Walkíria Naves, destacou que o trabalho é de extrema importância para o homem do campo. “É um grande benefício para o pequeno produtor, que não tem condições de ter o seu próprio equipamento. Por meio da secretaria, essas pessoas conseguem um trabalho de qualidade por um preço muito mais acessível”, ressaltou.



Inscrições



As inscrições para receber o benefício seguem abertas. Não existe limite de inscritos. Os interessados devem comparecer ao Anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, no bairro Planalto, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto, Zona Oeste de Uberlândia, das 8h às 17h.



Após o contato, a secretaria agenda uma visita à área rural para avaliar se as condições da propriedade se encaixam nos requisitos do programa. São avaliados critérios como o tamanho da lavoura e outros recursos de produção, no sentido de assegurar a prestação do serviço a pessoas que, de fato, necessitam.



Mais informações podem ser obtidas pelos números (34) 3232-4336 e 3229-2914.


Inscrições:

Local: avenida Gameleiras, 10 - bairro Planalto

Horário de Funcionamento: 8h às 17h

Telefones: (34) 3232-4336 / (34) 3229-2914



06/02/2018

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado