Clínica LEV em Uberlândia realiza procedimento inovador: “Bariátrica endoscópica”

Apenas alguns médicos no Brasil fizeram curso na França, entre eles os cirurgiões Luís Augusto Mattar e José Américo Gomides de Sousa

Uberlândia foi uma das primeiras cidades do Brasil a realizar a “cirurgia bariátrica endoscópica”, um procedimento feito integralmente por endoscopia, sem cortes, com recuperação imediata e alta no mesmo dia. O procedimento é considerado pela classe médica mundial como uma das maiores revoluções para o tratamento da obesidade, haja vista que a obesidade é um grande problema de saúde pública.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou 7,5% em 2016, se comparado com o ano de 2015. Em 2016, foram realizados cerca de 100 mil procedimentos. No ano anterior foram aproximadamente 93,5 mil cirurgias.

Em Uberlândia e interior de Minas Gerais, os especialistas aptos a realizar o procedimento, são os médicos da Clínica LEV, Luís Augusto Mattar e José Américo Gomides de Sousa, que fizeram sua habilitação no centro de treinamento do IRCAD em Estrasburgo, cidade da região leste da França.

Segundo o cirurgião bariátrico Luís Augusto Mattar, o procedimento é feito com uso de um dispositivo chamado OverStich, que é acoplado a um endoscópio flexível com câmera de alta resolução. O OverStich é inserido através da boca do paciente até chegar ao estômago. “O órgão tem seu formato reduzido por suturas que formam pregas, reduzindo o volume interior. O procedimento é parecido com a endoscopia normal e a redução do estomago é de até 60%”, explica o especialista.

O médico José Américo Gomides de Sousa, ressaltou que o OverStich é um material descartável, de uso individual e único, sendo descartado após o procedimento. “O procedimento é indicado para pessoas com obesidade leve. Por ser menos invasivo, representa um grande passo no combate à obesidade, principalmente nestes casos de obesidade leve em que não há indicação de cirurgia. Como a cirurgia é indicada para casos mais graves de obesidade, os pacientes que não possuíam indicação de cirurgia tinham poucas opções de tratamento. Como não há nenhuma incisão, a dor é reduzida e não deixa nenhuma cicatriz. O procedimento ainda não está disponível por convênios médicos, mas a expectativa é que a inovação se torne realidade no futuro”, esclarece.

O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias realizadas e as mulheres representam 76% dos pacientes que fazem a redução de estômago no país. Além de indicado para o tratamento primário da obesidade, esta técnica endoscópica também pode ser empregada com resultados promissores no tratamento de pacientes operados anteriormente por meio de técnicas convencionais e que voltaram a ganhar peso. Estima-se que 20 a 30% das pessoas submetidas a cirurgia bariátrica voltam a engordar.

Quem faz recomenda

No dia 7 de agosto de 2017, o gerente de vendas, Marco Túlio Gomes, 53 anos, realizou o procedimento, quando pesava 117 quilos. Ele contou que já perdeu 12kg e que durante o processo passou por um acompanhamento com psicólogos e nutricionistas. Há 20 anos ele fez uma cirurgia de bypass gástrico convencional, ocasião em que pesava 160 quilos. Porém há pouco tempo voltou a ganhar peso. “Quando fiz, naquela época, fiquei 60 dias afastado do trabalho, sentia dor e não conseguia nem dirigir. Com esse novo procedimento, nem parece que fiz, porque é indolor, menos agressivo e ainda por cima não deixa cicatriz, com três dias já estava fazendo caminhada.”, afirma.

Serifa comunicação

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas