População ganha novas opções para se vacinar contra a febre amarela

Equipes de imunização passam a atender gratuitamente no Terminal Central e no Parque do Sabiá
Araípedes Luz - Secom/PMU

A partir desta segunda-feira (5), quem não se vacinou contra a febre amarela em Uberlândia ganhará novas opções de locais para se proteger contra a doença. Durante toda a semana, equipes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde estarão à disposição da comunidade no Terminal Central, das 7h às 9h e das 16h às 20h, e no Parque do Sabiá, das 16h às 20h. As ações se estendem é sexta-feira (9), com o intuito de ampliar ainda mais a cobertura vacinal no município.

Duas frentes de combate


Além das 70 salas de vacinação e do horário estendido nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia adotou novas medidas para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Ainda assim, o envolvimento da população é fundamental para que essas ações alcancem os resultados esperados. É o que ressalta a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.
“Nosso intuito é ampliar não apenas a meta preconizada pelo Ministério de Saúde, como chegar aos 100% da cobertura vacinal. Intensificamos essa vacinação a partir desta segunda-feira e otimizamos o acesso em locais com grande fluxo de pessoas. É um trabalho que é realizado em duas frentes, com a vacinação e combate ao mosquito transmissor. Estamos falando de uma doença muito grave e é essencial que todos estejam protegidos”, destacou.

Araípedes Luz - Secom/PMU

Saúde em primeiro lugar

 Moradora do bairro Roosevelt, Marlene Silva do Carmo é atendente no Terminal Central e, dessa vez, não perdeu tempo para se vacinar. “Nunca tinha tomado a vacina e aproveitei para fazer a imunização durante o expediente. Temos que fazer o possível para nos prevenir da doença e é importante que todos sigam o exemplo”, disse.

 Para quem for viajar e ainda não se imunizou, a orientação é não perder tempo. Morador do Morumbi, Pedro Anastácio aproveitou para sanar suas dúvidas enquanto ainda se prepara para visitar a cidade de João Pessoa, no Paraíba. “Estava de passagem pelo Terminal Central e queria saber se precisava participar da vacinação de novo. Fui informado que já estava protegido para a vida toda e fiquei mais tranquilo”, contou.



Ação conjunta



A vacina contra a febre amarela é tomada em dose única, ou seja, quem se vacinou, independente da época, já está imunizado. Além dos pontos fixos de vacinação, a busca ativa para atualização do cartão continua nas unidades, bem como ações de prevenção e combate em empresas, presídios, palestras nas unidades de saúde, em eventos e outras iniciativas, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).



Desde o dia 20 de janeiro, agentes do CCZ realizam uma varredura nos bairros com o recolhimento de objetos que possam se tornar criadouros do mosquito, também responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. Os trabalhos acontecem de maneira permanente e são intensificados também aos fins de semana.



Combate na zona rural



A partir do dia 17, as ações de imunização também contemplam a comunidade da zona rural. “Fizemos uma grande mobilização naquela região em 2017, quando visitamos todas as propriedades para verificar o cartão de vacina. Percorremos cerca de dez mil quilômetros apenas na zona rural e agora voltaremos, novamente, para certificar que todos estão imunizados”, antecipou.




Para mais informações sobre a doença e a vacina, clique aqui.







05/02/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas