Deputado Arnaldo cobra do governo de Minas repasse de impostos para os municípios

Nesta terça-feira (6/2), o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa (ALMG) para se posicionar diante da falta de repasses do governo de Minas aos municípios. Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), a dívida com os 853 municípios estaria em torno de R$ 3,6 bilhões e seria oriunda de repasses constitucionais, como impostos, transporte escolar e saúde.

“Ficar segurando recursos de IPVA, não fazendo repasses de ICMS, não cumprindo com o transporte escolar, não repassando o dinheiro da saúde. Chega dessa situação em Minas Gerais. Nenhum município aguenta mais”, disse Arnaldo. O deputado ainda afirmou: “Isso não é uma questão de ser da situação ou da oposição. Nós estamos imersos em uma crise institucional grave que precisa ser resolvida”.
Para tentar solucionar o problema, Arnaldo defende a criação de uma comissão especial na ALMG para discutir a questão, com a participação do secretário de estado da Fazenda, Afonso Bicalho. “Precisamos que o governo de Minas nos explique o que está acontecendo e quais medidas serão adotadas”.
IPVA - Mais de 300 prefeitos se reuniram na Cidade Administrativa, na última sexta-feira (1º/2), para cobrar uma saída para a crise. A polêmica envolvendo repasses do governo de Minas para os municípios se arrasta desde o ano passado, mas se complicou em janeiro com o “confisco” de cerca de 80% do IPVA que cabia às prefeituras.



Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos