UBERLÂNDIA MG-NOTICIAS DA ULTIMA SEMANA

PREFEITURA INICIA RECAPEAMENTO NA AVENIDA CESÁRIO CROSARA
LOCAIS PERMITEM ACESSO A TODAS AS REGIÕES DA CIDADE; SERVIÇOS AINDA CONTEMPLARÃO OUTRAS SEIS RUAS E AVENIDAS DE UBERLÂNDIA


Bairros atendidos Quinta-feira (1º)
Martins
Santa mônica
Morumbi
Custódio pereira
Jardim karaíba
Jardim das palmeiras
Luizote de freitas
Aclimação
Saraiva 
Bairros atendidos
 Sexta-feira (02)
Jardim das palmeiras
Saraiva
Planalto
Morumbi
Tabajaras
S.mônica
Alto umuarama
 Pacaembu

Período da interdição

 Horário



Local

Trecho interditado

Motivo da interdição

Tipo da interdição

Sexta-feira (2)

Das 19h às 22h

Vários trechos da rua goiás

Entre as avenidas joão pinheiro e afonso pena; entre avenidas cipriano del fávero e princesa isabel, centro

Manutenção na rede de água e esgoto

Total

Sexta-feira (2)

Das 19h às 22h

Avenida cipriano del fávero

Esquina com rua teixeira santana, centro

Manutenção na rede de água e esgoto

Total

Sexta-feira (2)

Das 19h às 23h

Avenida cipriano del fávero

Entre as ruas teixeira santana e goiás, centro

Manutenção na rede de água e esgoto

Total

Sábado (3)

Das 06h às 11h

Praça sérgio pacheco

Estacionamento da praça, centro

Poda de árvores

Total

Domingo (4)

Das 08 às 18h

Rua duque de caxias

Esquina com rua carajás, lídice

Manutenção na rede de água e esgoto

Total

Domingo (4)

Das 08h às 18h

Rua duque de caxias

Entre as ruas carajás e johen carneiro, centro

Manutenção na rede de água e esgoto

Total

Segunda-feira (5)

Das 08h às 16h

Rua das juritis

Entre as ruas da primavera e das palmas

Manutenção na rede de água e esgoto


Depois de conferir melhorias em seis importantes vias das regiões central, sul, leste, oeste e norte de uberlândia, equipes da secretaria municipal de obras iniciam, na tarde desta quarta-feira (31), o recapeamento da avenida cesário crosara, no bairro roosevelt. Os trabalhos compreendem o trecho entre a rua carlos vilela márquez e a avenida equador.
Desde que os serviços foram iniciados, locais como as avenidas liberdade, nicomedes alves dos santos, belarmino cotta pacheco, josé fonseca, getúlio vargas e silva e raulino cotta pacheco já foram contemplados. Para garantir mais segurança e trafegabilidade nas vias sem comprometer o ir e vir das pessoas, o trânsito da avenida cesário crosara será liberado parcialmente durante os trabalhos, como ressaltou o secretário de obras, norberto nunes.
“contamos com o apoio dos agentes da settran para colocar o projeto em prática e minimizar os transtornos para os usuários das vias. Pedimos que a população tenha cuidado ao circular nas regiões em que as obras estão sendo feitas”, expôs o secretário.
Outras frentes de trabalho
Além da avenida cesário crosara, os trabalhos continuam sendo realizados na avenida getúlio vargas, entre o rio uberabinha e a rua goiás. Ao todo, 13 ruas e avenidas serão contempladas ao longo dos próximos quatro meses, mediante as condições climáticas.
Melhorias para a comunidade
Os trabalhos de recapeamento realizados pela prefeitura de uberlândia visam beneficiar toda sociedade. As melhorias são tanto para motoristas, quanto para pedestres, moradores ou comerciantes.
Para massami kacuta, que mantém um mercado na avenida liberdade, a iniciativa ampliou ainda mais a expectativa de negócios. “desde quando iniciei o comércio esta é uma das melhores iniciativas que aconteceram na via. É algo que precisava ser feito e que não é bom apenas para os clientes e funcionários, mas também para todos que passam pelo local”, disse.
No bairro santa mônica, a sensação não foi diferente. Morador do local há 22 anos, aladim teixeira borges reconheceu a mudança que as obras na avenida belarmino cotta pacheco devem trazer para o seu cotidiano. “todos precisamos de uma via com mais disponibilidade de trânsito e segurança para aqueles que a utilizam. Tenho familiares e amigos no bairro e, com certeza, esta ação ajuda no bem estar e na qualidade de vida de quem vive aqui”, destacou.
Mapeamento das áreas
Ainda segundo o secretário de obras, norberto nunes, as ações são realizadas a partir de estudos e levantamentos das áreas de maior frota de veículos e a necessidade de manutenções emergenciais. “sob orientação do prefeito odelmo leão, fizemos estudos para avaliar aonde a manutenção com a operação tapa-buracos não era suficiente, além de analisar aspectos como o intenso volume de veículos e o estado de degradação do pavimento”, salientou.
28 km de pavimento remodelados
Com investimento de r$ 4,8 milhões, as obras são executadas pela empresa vencedora da licitação, bt construções. A verba é oriunda de recursos próprios da prefeitura e do contrato pró-transporte (pac2) com a caixa econômica federal, assinado em 2012, durante a segunda gestão do prefeito odelmo leão. Ao todo, 28 km de pavimentos serão remodelados.
Confira outras ruas e avenidas a serem recapeadas:
- rua duque de caxias (entre as avenidas rio branco e floriano peixoto)
- rua goiás (entre as avenidas getúlio vargas e afonso pena)
- avenida américo salvador tangari (entre as avenidas floriano peixoto e joão pinheiro)
- rua cel. Tobias junqueira (entre as avenidas getúlio vargas e silvio rugani)
- avenida joão balbino (entre as avenidas anselmo alves dos santos e segismundo pereira)
- avenida antônio thomaz ferreira rezende (entre br-050 e rua frei caneca)
Acompanhe as ruas e avenidas que já receberam o serviço:
- avenida belarmino cotta pacheco (entre a avenida joão naves de ávila e a rua orozimbo ribeiro)
- avenida liberdade (entre a avenida francisco galassi e a rua tijuca).
- avenida getúlio vargas (entre rio uberabinha e rua goiás)
- avenida raulino cotta pacheco (entre avenida getúlio vargas e viaduto da br-365)
- avenida nicomedes alves dos santos (entre village altamira e avenida francisco galassi)
- avenida cesário crosara (entre rua carlos vilela marquez e avenida equador)
- avenida josé fonseca e silva (trecho entre as ruas antônio merolla e genarino cazabona e trecho entre a rua josé custódio sobrinho e avenida aspirante mega)


Cineclube de fevereiro abordará o cinema novo brasileiro


Longas serão exibidos gratuitamente até o fim março

Foto: reprodução
Fevereiro começa com novidades para os fãs de cinema em uberlândia. O cineclube cultura, projeto desenvolvido pela secretaria municipal de cultura há mais de 30 anos, destacará, até o fim de março, consagradas produções nacionais de diferentes épocas. As sessões serão exibidas gratuitamente, como de costume, na oficina cultural e no centro de esportes unificado (ceu) do bairro shopping park.
A iniciativa acontecerá em parceria com a programadora brasil, que desde 2007, lança filmes brasileiros para exibição gratuita. O acervo inclui grandes obras que marcaram a história da produção audiovisual no país.
Neste mês, a seleção nacional será composta por clássicos do cinema novo brasileiro, considerado um dos mais importantes expoentes das produções latino-americanas, surgido na década de 1960. As sessões resgatarão a obra do premiado escritor e diretor brasileiro glauber rocha, cujos filmes são considerados retratos da história política e social do país.  
Para manter o caráter das exibições, o cineclube, paralelamente a este projeto, continuará incluindo filmes de produção internacional e de diferentes gêneros em sua programação.
Confira o cronograma de filmes para este mês na oficina cultural e ceu shopping park:

Todo sábado, às 20h:


Direção: glauber rocha / duração: 1h65min / país: brasil, frança, alemanha ocidental / gênero: drama, faroeste
Dia 24/02: barravento (1959)

Toda terça-feira, às 18h


Direção: rick moore / duração: 1h48min / ano: 2013 / país: e.u.a / gênero: animação / indicação: livre
Dia 27/02: valente
Direção: mark andrews, brenda chapman / duração: 1h35min / ano: 2012 / país: e.u.a / gênero: animação / indicação: 3 anos
01/02/2018
Renato faria



Exposição no mercado municipal aborda beleza da paisagem rural do município
Mostra fotográfica será aberta às 19h30 desta sexta-feira (2)

Foto: divulgação
A imensa e rica área rural de uberlândia vista de uma forma única. Esta é a proposta da exposição olhares poéticos sobre a paisagem rural, aberta a partir desta sexta-feira (2), às 19h30, no espaço cultural do mercado municipal. O projeto reúne fotografias de nove artistas regionais, totalizando 36 obras que retratam de forma singular toda a beleza de diferentes cenários fora da zona urbana do município.
A mostra faz parte do projeto outdoor arte, contemplado nas últimas três edições do programa municipal de incentivo à cultura (pmic). Antes de integrarem a exposição, as obras foram reproduzidas em vários outdoors pela cidade. Agora, elas foram impressas em painéis de 90x30cm, mantendo seu caráter horizontal. Os autores das fotografias pertencem ao coletivo professor artista.
Um dos objetivos da iniciativa é contribuir para que o espectador veja de uma forma diferente os espaços que compõem o município. Paisagens como a cachoeira do sucupira e o parque estadual do pau furado são alguns dos pontos retratados, mas de uma maneira distinta da convencional, promovendo novas formas de enxergá-los.
O projeto é conduzido pela artista plástica léa zumpano. Para ela, poder retratar a imagem da rica zona rural do município, é muito gratificante. “todos os trabalhos foram feitos depois de uma pesquisa poética de cada artista. Para isso, viajamos e fomos a campo. Todo mundo participou e se envolveu. O resultado são fotografias lindas”, ressaltou.
Nos dois anos anteriores, a ação havia contemplado fotografias de cartões postais e bairros do setor urbano. “a nossa proposta foi sempre conhecer a cidade sob outros pontos de vista. Detalhes que não gerassem a imediata identificação. Queríamos que todos conhecessem a cidade, porque muitas vezes esquecemos de enxergá-la em todos os detalhes”, revelou léa.
A exposição ficará aberta para visitação até o dia 23 deste mês. Os interessados têm de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h, para conferir a mostra.
Nos vemos lá!
O quê: abertura da exposição ‘olhares poéticos sobre a paisagem rural’
Quando: sexta-feira (2), às 19h30
Onde: espaço cultural do mercado municipal, na rua olegário maciel, 255, centro (segundo piso)
Artistas: eliane tinoco, léa zumpano, manuel rocha neto, mara rúbia colli, marileusa reducino, maria guilhermina, maria rosalina, maristela bigulin e soraia lelis.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 12 às 17h, até 23 de fevereiro
01/02/2018
Renato faria



Dmae aumenta a eficiência da coleta de lixo na zona rural
Número de contêineres instalados em pontos críticos quase dobrou, passando de 90 para 172



O acompanhamento e o trabalho de coleta de resíduos na zona rural não param. Somente neste mês de janeiro, as equipes do departamento municipal de água e esgoto (dmae) instalaram mais 82 contêineres em locais identificados com grande destinação inadequada de lixo domiciliar, chegando a um total de 172 caçambas. O número de contêineres na zona rural quase dobrou em um ano, contribuindo assim para manter o município limpo e promover melhorias ambientais.

Desde o início do projeto, em 2017, os dispositivos foram instalados em mais de 50 pontos críticos. São locais próximos a estradas vicinais e entroncamentos nas regiões de pau furado, miranda, tenda do moreno e nas saídas do prata, do distrito do cruzeiro dos peixotos, de campo florido e também nos postos carreteiro, buriti, xapetuba, entre outros.

 “quando identificamos o acúmulo de lixo nestes locais, nós instalamos as caçambas de acordo com a demanda e, se necessário, aumentamos a periodicidade da coleta”, explicou adicionaldo dos reis cardoso, diretor de gestão de resíduos sólidos. Conforme a programação, os caminhões da limpebras, empresa que detém a concessão dos serviços, recolhem os resíduos no local durante a semana.

Trabalho de conscientização

O dmae realiza, ainda, o trabalho de conscientização junto aos moradores. O diretor esclarece que o descarte irregular é um grande problema nestes pontos e a colaboração da população é essencial para o acondicionamento do lixo. “nós temos uma equipe capacitada para orientar a comunidade a respeito da importância da destinação correta do lixo, informando os horários de coleta e locais das caçambas, esclarecendo dúvidas e informando como o resultado desta atitude é positiva”, ressaltou adicionaldo. Nestas visitas, também é realizado o monitoramento para constatar se a quantidade de contêineres e a periodicidade estão satisfatórias.

Outros pontos

Além do trabalho realizado na zona rural, mais de 800 contêineres estão instalados no perímetro urbano. As caçambas também foram instaladas em mais de 40 escolas.

01/02/2018
Mariana solis





Vias passam por serviço de recuperação asfáltica

Equipes da secretaria municipal de obras estão em nove bairros nesta quinta-feira (1º) para executar a operação tapa-buraco. O cronograma diário é elaborado com base no mapeamento das ruas e avenidas e também através da solicitação dos cidadãos junto à prefeitura. Para solicitar o serviço, é preciso entrar em contato com o serviço de informação municipal (sim), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (34) 3239-2800.

Confira os locais que recebem reparos:


Fillipe alves


Verdão vence o ituano por 2 a 0 e empolga a torcida
Vitória garante uberlândia esporte na segunda fase da copa do brasil

O uberlândia esporte clube (uec) está classificado para a segunda fase da copa do brasil. Na noite dessa quarta-feira (31), no revitalizado estádio parque do sabiá, empurrado por mais de cinco mil torcedores, o verdão venceu o ituano (sp) por 2 a 0, com gols de daniel pereira e ricardinho, ambos no segundo tempo. Na fase seguinte da competição, o uec vai enfrentar o vencedor do confronto do dia 7 de fevereiro, entre parnahyba (pi) e coritiba (pr).
Precisando da vitória, o uec encarou o ituano de igual para igual e, com isso, empolgou o torcedor que durante os 90 minutos jogou com o time. No primeiro tempo, a partida foi marcada pelo equilíbrio, mas, na segunda etapa, o verdão ditou o ritmo da partida e abriu o marcador aos 13 minutos, depois de um belo chute de daniel pereira.
Empurrado pela torcida e saindo rápido nos contra-ataques, o verdão chegou ao segundo gol, aos 36 minutos, com o atacante ricardinho. Completamente à vontade nas cadeiras e arquibancadas do sabiá, a torcida continuou incentivando e comemorou muito a vitória e a classificação. “aqui dentro do parque do sabiá o verdão é muito forte. Parabéns a todos os jogadores”, disse o torcedor alair batista.
O diretor geral da fundação uberlandense do turismo, esporte e lazer (futel), silvio soares dos santos, lembrou que o estádio está apto para receber também jogos de competições nacionais. “desde de janeiro do ano passado temos trabalhado nas melhorias e adequações. Hoje o estádio possui todos os laudos para sediar qualquer grande evento esportivo como jogos pela copa do brasil, brasileirão, além do campeonato mineiro.”

Luis antônio figueira

Cineclube revive faroeste à brasileira que mudou a história do cinema nacional
Filme “deus e o diabo na terra do sol” será exibido neste sábado (3)
  


Belo, envolvente e com uma narrativa moderna e à frente do seu tempo. Esses são alguns dos fatores que tornaram deus e o diabo na terra do sol um divisor de águas para muitos críticos do cinema brasileiro. Com uma mistura de drama, aventura e faroeste em pleno sertão nordestino, o filme é a atração deste sábado (3), às 20h, no cineclube da oficina cultural de uberlândia.

Religião e poder no sertão
Lançado em 1964, o longa metragem é uma adaptação da peça de jean-paul sartre, o diabo e o bom deus, que sob a ótica do diretor brasileiro glauber rocha, ganha uma visão moderna e perspicaz sobre as relações entre a religião e o poder no sertão.

O filme causou impacto e rendeu inúmeros estudos e análises sobre o tema e a censura nas décadas seguintes. Repercussão que tomou novas proporções com a escolha para representar o brasil no festival de cannes, na frança, em 1964.

Bang-bang brasileiro

Sob o calor do sertão, o longa visita o céu e o inferno em uma aventura originalmente brasileira, com direito a drama, crimes e reviravoltas. Interpretado pelo saudoso geraldo del rey, manuel é um vaqueiro que acaba perseguido por jagunços depois de matar moraes (milton roda). Diante disso, ele foge com a esposa rosa (yoná magalhães) e se une aos seguidores do beato sebastião (lídio silva), que promete o fim do sofrimento através do catolicismo místico e ritual. No entanto, um flagrante faz a esposa matar o beato, fato que colocará o futuro de todos em perigo.

Prestigie!
Cineclube cultura
Filme: ‘deus e o diabo na terra do sol’ (1964)
Gênero: drama, aventura, faroeste, crime
Direção: glauber rocha
Quando: sábado (3), às 20h
Onde: oficina cultural de uberlândia, praça clarimundo carneiro, 204, centro
Classificação indicativa: 14 anos

02/02/2018
Godoy Poy


Peça com drica moraes inaugura temporada de espetáculos do teatro municipal
“lifting – uma comédia cirúrgica” acontece às 20h30 deste sábado (3) e domingo (4)


Foto: divulgação

O teatro municipal abre sua temporada de espetáculos em 2018 neste final de semana. Para inaugurar os grandes eventos que devem acontecer no palco do espaço ao longo do ano, a premiada atriz drica moraes desembarca na cidade para apresentar a comédia lifting – uma comédia cirúrgica. A montagem acontece neste sábado (3) e domingo (4), às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Acompanhada de drica moraes, estão lorena da silva, luisa pitta e angela rebello, dirigidas por césar augusto. A obra é primeira montagem brasileira do elogiado texto escrito pelo espanhol félix sabroso. Encenada originalmente em 2013, a peça joga uma lente de aumento sobre uma sociedade adoecida pelo poder da imagem e os padrões inalcançáveis de beleza.
Em um caleidoscópio de situações e em uma sucessão de cenas cômicas, as atrizes se multiplicam em papéis de mulheres navegando em um mar de neuroses e loucuras, na incessante busca pela perfeição estética. São figuras femininas em seus espaços pessoais, familiares, profissionais e sociais, sempre lidando com dilemas na relação com seus corpos. Os temas, de caráter universal, geram situações que tratam do humano acima de tudo: a ânsia pela vida, a obsessão pela juventude, o medo da solidão, as carências e mazelas comuns a todos.
Humor crítico
Bebendo das fontes do cabaré e dos anos 80, a montagem navega pelo universo feminino com humor crítico, sarcasmo, surrealismo e inteligência. Sofisticado em sua comicidade e, ao mesmo tempo, simples e direto em sua comunicação, o espetáculo é um jogo teatral prazeroso, tanto aos que estão no palco quanto aos que estão na plateia.
A esse timaço de atrizes soma-se uma equipe de alta qualidade, com cesar augusto, encabeçando, na direção, marcia rubim na direção de movimento, maneco quinderé na iluminação, marcelo olinto nos figurinos, marcio mello no visagismo, tim rescala na trilha sonora e música original, alessandra reis na direção de produção e solange badim como produtora e idealizadora do projeto junto à angela rebello, drica moraes e lorena da silva. Um projeto levantado com energia criativa, coragem, parcerias e muitas gargalhadas!
Ficha técnica
Autor: delicious felix
Tradução: angela rebello e lorena da silva
Supervisão ângela leite lopes
Direção: cesar augusto
Elenco: angela rebello, drica moraes, lorena da silva, solange badim
Cenário e figurino: marcerlo olinto
Iluminação: maneco quinderé
Preparação corporal: marcia rubin
Visagismo: marcio mello
Direção de produção: alessandra reis

02/02/2018
Renato faria


23ª edição da copa pmu/futel de futsal será lançada nesta sexta (2)
Competição será disputada entre março e junho nas modalidades masculina e feminina


Fotos: comunicação/futel

A fundação uberlandense do turismo, esporte e lazer (futel) lança a ‘23ª copa pmu/futel de futsal masculino e feminino’, nesta sexta-feira (2), às 19h, no anfiteatro cícero diniz, na prefeitura de uberlândia. Durante o evento, que é voltado para times da cidade e região que tenham ou não participado das outras edições, será apresentado o calendário da competição. As inscrições para a copa poderão ser feitas entre os dias 5 e 28 de fevereiro (ou enquanto houver vagas) por meio doportal da prefeitura.

Competição
A copa pmu/futel será disputada por 32 equipes na categoria masculina, em sistema de divisão especial, pré-definida pela classificação de 2017. A divisão de acesso contará com outras 96 vagas.
Já no feminino, oito equipes disputarão a divisão especial e outras oito vão integrar a divisão de acesso. “no ano passado, a competição contou com 110 equipes inscritas. E neste ano esperamos que a adesão dos times seja ainda maior para, já que este que é o principal torneio de futsal da cidade”, afirma o diretor-geral da futel, silvio soares dos santos.

Inscrições
Para se inscrever na copa pmu/futel 2017, as equipes deverão acessar o portal da prefeitura de uberlândia a partir do dia 5 de fevereiro. Será necessário fazer o download da ficha de inscrição, preencher o documento e protocolar na sede da futel, das 12h às 17h. O início da competição, nas categorias masculina e feminina, está previsto para o dia 9 de março.

Critérios
Na modalidade masculina poderão participar atletas nascidos até 2002. E no feminino, nascidas até 2004.
O coordenador da competição, hudson paim, aproveita ainda para lembrar que o congresso técnico para a copa será realizado no dia 3 de março, às 14h, também no anfiteatro cícero diniz.  “estamos trabalhando para promover a melhor competição de todos os tempos.”

Maria paula martins


Vias passam por serviço de recuperação asfáltica

Equipes da secretaria municipal de obras estão em oito bairros nesta sexta-feira (02) para executar a operação tapa-buraco. O cronograma diário é elaborado com base no mapeamento das ruas e avenidas e também através da solicitação dos cidadãos junto à prefeitura. Para solicitar o serviço, é preciso entrar em contato com o serviço de informação municipal (sim), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (34) 3239-2800.

Confira os locais que recebem reparos:


Fillipe alves
02/02/2018

Prefeitura de uberlândia lança calendário em evento na casa da cultura
Peça é composta por obras vencedoras de concurso desenvolvido pela secretaria municipal de cultura


Foto: divulgação
Na próxima segunda-feira (5), a secretaria municipal de cultura realizará uma solenidade para promover o lançamento oficial do calendário 2018, composto por obras literárias e visuais enviadas por artistas regionais. A solenidade acontecerá na casa da cultura, às 19h, e será marcada também pela homenagem à professora iolanda de lima freitas, primeira secretária de cultura do município, falecida em setembro do ano passado.

O concurso
O certame foi lançado pela prefeitura em dezembro de 2017, com oobjetivo de dar visibilidade à produção de artistas locais, além de propiciar a democratização e valorização das linguagens artísticas e popularização da arte. Com o tema nossa gente, o conteúdo inscrito precisava abordar, de alguma maneira, as características culturais que marcam a população da cidade.

Integram as peças 12 obras visuais, nas modalidades pintura, fotografia, desenho e gravura. Também foram selecionados dois poemas. A seleção foi feita com base em critérios de qualidade técnica da imagem, valor artístico e fidelidade ao tema. 

Solenidade
Além de apresentar a obra à população e entregar exemplares aos artistas vencedores, o evento homenageará a ex-professora da universidade federal de uberlândia (ufu) e secretária cultura de uberlândia entre os anos 1983 e 1988, iolanda de lima freitas. Na oportunidade, ela será representada por sua sobrinha e afilhada, camila lima coimbra.

Para camila, será uma grande responsabilidade discursar em nome de sua madrinha, cujo legado contribui em vários âmbitos sociais. “era uma pessoa muito íntegra, solidária, prestativa e, ao mesmo tempo, exigente. Reunia um tanto de qualidade em um mesmo ser humano, o que deu a possibilidade de muita gente aprender ao seu lado. Foram contribuições não só à cultura e educação, mas à vida de muitas pessoas”, disse a sobrinha, também professora da ufu.

Prestigie!
Lançamento do calendário 2018
Onde: casa da cultura, na rua coronel carneiro, 89
Quando: segunda-feira (5), às 19h
Entrada: livre

02/02/2018
Renato faria


Prefeitura amplia para 27 o número de cursos profissionalizantes oferecidos à população
Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (5); expectativa é formar 5.400 alunos em 2018

 cleiton borges - secom/pmu

Jovens e adultos da cidade possuem uma ótima chance para se capacitar em busca da tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Em 2018, a prefeitura de uberlândia, por meio da secretaria municipal de desenvolvimento social, trabalho e habitação ampliará de 17 para 27 o número de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente a pessoas acima de 16 anos. As inscrições para as aulas do primeiro semestre se iniciam na próxima segunda-feira (5).

Os cursos têm como objetivo a qualificação e requalificação profissional de jovens e adultos, facilitando o ingresso no mercado de trabalho. As aulas são oferecidas em cinco centros profissionalizantes, localizados nos bairros planalto, lagoinha, luizote, morumbi e campo alegre. São cursos relacionados à mecânica automotiva, tecnologia, beleza, design, gastronomia e gestão empresarial.

Reflexos positivos

Desde o ano passado, a iniciativa contabiliza reflexos positivos e beneficia milhares de pessoas do município. Ao longo de 2017, aproximadamente dois mil pessoas foram capacitadas pela ação. Destes, 882 já haviam garantido um emprego até o início de dezembro.  Neste ano, o projeto ganhou mais dez novos cursos, cujo conteúdo passa por várias áreas de atuação. A expectativa é formar, ao fim de 2018, aproximadamente 5.400 alunos.


De acordo com a secretária municipal de desenvolvimento social, trabalho e habitação, iracema marques, houve um grande empenho da gestão municipal para conseguir aumentar o número de cursos.  “queremos ampliar cada vez mais essa oferta, pois é por meio da qualificação que população terá a oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, enfatiza.


Além de ter a idade mínima de 16 anos, os interessados devem ter nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso. A renda familiar também precisa ser de, no máximo, até três salários mínimos. Para se inscrever, basta ir até a respectiva unidade e apresentar documento de identidade com foto e cpf originais, além de comprovantes de endereço e de renda familiar.

 confira os cursos oferecidos em cada unidade:

Centro de referência profissionalizante planalto
Rua do jardineiro, 360, bairro planalto – telefone: 3257-3795

Área: mecânica automotiva
-mecânica automotiva
-mecânica autocenter
-eletricidade veicular

Área: tecnologia
-informática profissional
- excell do nível básico ao avançado

Centro de referência profissionalizante lagoinha
Rua são francisco de assis, 1070, bairro lagoinha – telefone: 3226-6389

Área: beleza
-manicure e pedicure
- design de sobrancelha
-maquiador

Área: tecnologia
-informática profissional
-excell do nível básico ao avançado
-hardware e formatação de computadores

Área: design de moda e ambiente
-corte e costura
-modelagem

Área: produção alimentícia
-primeiros passos para a culinária
-decoração artística de bolos e tortas
-salgados

Área: gestão empresarial
-departamento pessoal
-auxiliar financeiro
-logística
-vendas e negociação
-técnicas secretariais

Centro de referência profissionalizante luizote
Rua antônio rufino borges, 165, bairro luizote de freitas – fone: 3228-7520

Área: tecnologia
-informática profissional
-excell do nível básico ao avançado
-hardware e formatação de computadores

Área: gestão empresarial
-departamento pessoal
-auxiliar financeiro
-logística
-vendas e negociação

Centro de referência profissionalizante morumbi
Rua josé maria ribeiro, 897, bairro morumbi – telefone: 3232-3060

Área: tecnologia
-informática profissional
-excel do nível básico ao avançado
-hardware e formatação de computadores

Área: gestão empresarial
-auxiliar administrativo
-auxiliar financeiro
-logística

Área: produção alimentícia
-primeiros passos para culinária
-decoração artística de bolos e tortas
-salgados

Centro de referência profissionalizante campo alegre
Avenida cordilheira dos andes, 1015, bairro campo alegre – telefone: 3227-3767


Área: tecnologia
-informática profissional
-excel do nível básico ao avançado
-hardware e formatação de computadores

Área: gestão empresarial
-auxiliar administrativo
-auxiliar financeiro
-logística
-departamento pessoal

Área: produção alimentícia
-primeiros passos para culinária
-decoração artística de bolos e tortas
-salgados

02/02/2018
Renato faria



Assessoria pedagógica retoma atividades nesta sexta-feira (2)
Reunião definiu métodos pedagógicos que serão adotados em 2018 


Foto: marco crepaldi - secom/pmu

            na tarde desta sexta-feira (2), a equipe da assessoria pedagógica recomeçou as atividades no centro municipal de estudos e projetos educacionais julieta diniz (cemepe). Uma reunião foi realizada com a presença dos 40 profissionais da área, que discutiram diversos assuntos para o início do novo ano letivo.

            segundo a assessora pedagógica rosana torquette, uma das pautas abordas foi o processo de preparação da reunião dos diretores, que acontecerá na próxima quinta-feira (8), às 13h30, no auditório cícero diniz. Na data, todos os diretores da rede municipal estarão presentes.

            “voltamos das férias antes de outros profissionais da educação para podermos planejar e debater como iremos abordar as questões pedagógicas. Vamos reunir toda a equipe de diretores para comunicar como queremos conduzir as atividades em 2018. Será um ano de muito trabalho nas formações dos profissionais da rede e de acompanhamento do que é executado nas escolas”, relata a assessora.
           
Formação continuada

            durante o ano de 2017, mais de 1.045 atividades em diferentes áreas do conhecimento foram desenvolvidas com os mais de 23 mil servidores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede municipal.


02/02/18

Bárbara menegasso



Confira os locais que serão interditados entre hoje e segunda-feira (5)
Trânsito será desviado em alguns locais para viabilizar a realização de eventos e serviços

         a secretaria municipal de trânsito e transportes (settran) informa que serão realizadas interdições em locais distintos de uberlândia entre hoje e a próxima segunda-feira (5). As intervenções serão necessárias para a realização de serviços diversos. Motoristas devem trafegar com atenção nas proximidades dos trechos em que o trânsito será desviado.

Confira os locais que serão interditados para a realização de serviços ou atividades:


02/02/18
Fernando boente

Continuam as obras da estação de capim branco


                                                                              foto: comunicação dmae

As obras da estação de captação e tratamento de capim branco do departamento municipal de água e esgoto (dmae) continuam em ritmo acelerado. Nesta semana, as equipes trabalham em três pontos distintos. Uma delas realizou o reaterro da elevatória de água bruta, num total de 6,3 mil m³ de terra, limpeza do platô da subestação e conclusão da parte de alvenaria da sala elétrica.

Uma segunda concluiu a adutora de água tratada no prolongamento da avenida anselmo alves dos santos, em um trecho de 1 km, além de reaterro de vala e lançamento de 1 km de tubo. A adutora é responsável por trazer a água da estação para o reservatório situado no bairro custódio pereira e, depois, para distribuição na cidade. Ao todo serão 22 km de adutora. “essa tubulação tem 1,5m de diâmetro e é feita por etapas devido às dimensões e os equipamentos necessários para a execução do serviço. Nessa semana avançamos mais 1 km”, explica david thomaz, diretor-adjunto do dmae.


Outra frente de trabalho realizou a concretagem da parede do floculador(espécie de tanque utilizado em uma das etapas do tratamento da água). Foram utilizados 130 toneladas de aço e 131 m³ de concreto nesta etapa.

Obra

O sistema de captação e tratamento de água capim branco, projetado em 2012, na gestão do prefeito odelmo leão, tem previsão para entrar em operação em 2019 e deve abastecer mais 500 mil habitantes. As obras desta primeira fase recebem quase r$ 300 milhões em investimentos. Junto aos atuais sistemas sucupira e bom jardim o dmae vai garantir água para 1,5 milhão de pessoas.

02/02/201
Moradores do cruzeiro do sul comemoram instalação de academia popular
Uberlândia possui agora 42 academias em praças e outros espaços públicos


Academia ao ar livre no bairro cruzeiro do sul é inaugurada            fotos: comunicação futel

A 42ª academia popular de uberlândia foi entregue, no fim da tarde desta sexta-feira (2), aos moradores do bairro cruzeiro do sul. Instalada pela fundação uberlandense do turismo, esporte e lazer (futel), na rua oeste, 151, a nova academia conta com sete aparelhos de ginástica adquiridos por meio de emenda parlamentar.

“essa academia ao ar livre beneficiará os moradores do cruzeiro do sul e de outros bairros da zona norte. A futel tem, atualmente, aparelhos instalados nos poliesportivos são jorge, tancredo neves, jardim brasília, roosevelt, ceu campo alegre e shopping park, e no parque do sabiá. Então, uberlândia agora soma 42 academias populares em praças e outros espaços públicos”, disse o diretor geral da futel, silvio soares dos santos.

A professora isabel cristina, moradora do bairro cruzeiro do sul, destaca a importância da academia para a comunidade. “era uma reivindicação antiga dos moradores. Para fazer exercícios em aparelhos tínhamos que ir para o residencial gramado ou até mesmo para o roosevelt. É muito importante para o nosso bairro receber um benefício como este.”

O presidente da associação de moradores do cruzeiro do sul, aislan lino, também comemora a instalação da academia popular. “é uma felicidade para todos nós que moramos aqui no bairro. Crianças, jovens e idosos agora terão acesso aos aparelhos de ginástica sem precisar ir longe. É um benefício que o nosso bairro espera há muito tempo.”




Luis antônio figueira


Prefeitura de uberlândia amplia parcerias com rede conveniada no setor educacional
Trabalho conjunto é feito há mais de 20 anos e está totalmente alinhado com as diretrizes pedagógicas do município

            as famílias dos residenciais pequis e monte hebron contarão com novas escolas já no início do ano letivo de 2018. Graças à ampliação das parcerias entre a prefeitura de uberlândia e a rede de entidades conveniadas, será possível aprimorar os atendimentos com a abertura de mais duas escolas. Desta forma, a administração municipal continuará oferecendo um ensino público, gratuito e dequalidade à comunidade.

Nesta sexta-feira (2), o prefeito odelmo leão encaminhou dois projetos de lei ao legislativo para viabilizar o repasse de subvenção para administração dessas escolas às organizações de sociedade civil. A ação amplia as metas da rede conveniada, uma vez que o trabalho em parceria com essas entidades acontece há mais de 20 anos e já beneficia quase quatro mil crianças, atendidas em 32 unidades de ensino instaladas em todas as regiões da cidade.

A medida foi tomada pelo fato de que atualmente os vencimentos dos servidores da educação municipal representam cerca de 70% da folha de pagamento da prefeitura. “isso aproxima do limite prudencial máximo de gastos públicos com pessoal de acordo com a lei de responsabilidade fiscal e impede a ampliação do nosso quadro de funcionários. A alternativa encontrada para garantir o pleno funcionamento das escolas e atender as demandas da comunidade foi por meio da rede conveniada”, disse a secretária de educação, célia tavares.

Selo de qualidade municipal

            o processo de ensino e de aprendizagem obedece o padrão de qualidade do município, acompanhado frequentemente e presencialmente por equipes da assessoria pedagógica. A formação continuada dos educadores e professores será realizada, assim como as atualizações e capacitações dos coordenadores administrativos, tudo de acordo com o preconizado pela prefeitura.

A merenda escolar também será fornecida pela prefeitura, levando sempre em consideração questões como valor nutricional, variedade de alimentos, preparação e higiene, sendo que as unidades da rede conveniada receberão ainda as subvenções para suprir as necessidades de acordo com as metas estabelecidas no plano de trabalho, podendo adquirir materiais pedagógicos e pagar profissionais, por exemplo.

            outro aspecto importante é que o ensino gratuito oferecido nas unidades da rede conveniada nos residenciais monte hebron e pequis obedecerá rigorosamente a base curricular, estabelecida na lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldb, nº 9.394 de 1996), que norteia os currículos dos sistemas de ensino de todas as escolas públicas e privadas, de educação infantil e ensinos fundamental e médio, em todo o brasil.

O controle também abrange o aspecto pedagógico. Uma equipe de profissionais do município prestará apoio às escolas e mensalmente serão promovidas reuniões com os administrados, semelhante ao que ocorre com os diretores das escolas municipais.

Responsabilidade

A parceria entre a prefeitura e as entidades conveniadas não é novidade. Trata-se de um procedimento legal, regulamentado pela lei federal 13.019, de julho de 2014, que estabelece o regime jurídico do trabalho conjunto. Ciente da importância do processo de ensino e de aprendizagem, a secretaria de educação conta ainda com termos próprios de colaboração que são firmados com as instituições.

Atualmente, 32 escolas são administradas por 21 instituições em vários bairros. Todas elas são acompanhadas pela secretaria de educação quanto à administração, controle financeiro, planos de trabalho e prestações de contas dos recursos recebidos. “vale ressaltar que as unidades que já funcionaram no monte hebron e no pequis no ano passado também fazem parte do processo de ampliação da parceria”, salientou célia tavares.

A secretária ressalta que a única diferença com relação às escolas que já recebem subvenção é que as unidades do monte hebron e do pequis funcionarão em prédios próprios da prefeitura e com mobiliário do poder público.

Entidades já demonstraram interesse nas parcerias

A decisão tomada pela administração municipal é amparada por análises prévias realizadas por equipes de profissionais. No caso da ampliação das parcerias com a rede conveniada no segmento educacional, as projeções tiveram início no ano passado. “algumas entidades procuraram a secretaria de educação manifestando intenção de ampliar seus serviços. Atendemos todas as ongs que nos procuraram e apresentamos nossa proposta. Umas aceitaram, outras não”, disse célia tavares.

Novas unidades

            em maio de 2017 entrou em operação uma unidade da educação infantil em cada bairro. Agora será iniciado o atendimento de escolas de ensino fundamental (uma em cada residencial), sendo que mais quatro estão em construção. Cada escola que já está pronta para o ensino fundamental terá capacidade para atender 720 alunos, em 24 turmas, divididas nos turnos manhã e tarde. “inicialmente o atendimento será para os alunos do 1º ao 5º ano, sendo que os do 6º ao 9º continuarão usando o transporte disponibilizado pela prefeitura”, destacou célia tavares.

            ainda segundo a secretária de educação, no início de 2017 nenhuma escola do monte hebron e do pequis estava em condições de iniciar os atendimentos. “todas estavam em construção. Em duas delas conseguimos atender a partir de maio e as demais continuaram em obras. Em dezembro foi entregue a terceira unidade e agora estamos recebendo a quarta. Restarão mais quatro para finalizar. Aguardamos o término das obras e a entrega oficial das unidades ao município, que é feita pela caixa”, disse. No total serão oito escolas, sendo três no monte hebron e cinco no pequis.

02/02/2018

Marden rangel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas