Regional de Saúde de Patos de Minas realiza Seminário de Alinhamento da Febre Amarela
A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas realizou nesta quarta – feira (31/01), o Seminário de Alinhamento da Febre Amarela com o intuito de alinhar todos os conhecimentos pertinentes aos cuidados com a doença que já possui 36 óbitos confirmados no Estado. Com o público de 125 pessoas o evento contou com explanações de técnicos da Regional de Saúde e momento para retirada de dúvidas. De acordo com a Diretora Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Gestão Regional da SRS – Patos de Minas, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, o objetivo do seminário era de alinhar os trabalhos a serem realizados mediante a situação atual do Estado de Minas Gerais.
As apresentações começaram com a exposição do Cenário Epidemiológico da Febre Amarela nos âmbitos regional e estadual e epizootias, feita pela Referência Técnica da Vigilância Ambiental, Biológica e Zoonoses da SRS – Patos de Minas, Fabiana Maria Andrade Brito.
Outro tema abordado foi o da imunização, apresentado pela Referência Técnica de Imunização da SRS – Patos de Minas, Alaídes Gonçalves Correa. De acordo com ela, a Regional de Saúde de Patos de Minas possui hoje 84,6% da cobertura vacinal, contudo há muito o que ser feito. Foi apresentado ainda, a necessidade de se verificar os cartões de vacina de todos os integrantes da família e não apenas da criança. Alaídes também explicou sobre a adoção da dose única da vacina no Brasil por meio da Nota Técnica Nº 94/2017.
Outro núcleo que tem grande importância é o de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) que por meio de práticas diversas na Atenção Básica podem prevenir a doença garantindo a todos os recursos necessários para isso, como ressaltou a Referência Técnica do NAPRIS da SRS – PM, Mariana Cristina Moraes Xavier Duarte. Já para explicar o manejo clínico a Referência Médica do Núcleo de Epidemiologia da SRS – PM, Dr. Martius Adélio Gomes utilizou uma vídeo aula explicativa sobre o assunto.
Por fim, Gilberto de Melo Dulmont, Referência Técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS – PM, apresentou o Fluxograma de Atendimento a ser adotado em caso de suspeita e/ou identificação da doença e ainda descreveu os quadros clínicos da Febre Amarela que se dividem em Leve (Grupo A), Moderado (Grupo B) e Grave (Grupo C).
O público presente que compreendeu gestores municipais dos 21 municípios da Regional de Saúde e também coordenadores da Vigilância em Saúde, da Epidemiologia, médicos e enfermeiros da Atenção Básica e dos Hospitais Municipais e/ou UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), participaram ativamente tirando suas dúvidas ao final das apresentações.
Maryana Santos
Comentários