Regional de Saúde de Patos de Minas realiza Seminário de Alinhamento da Febre Amarela


O evento contou com a participação de 125 pessoas entre gestores, coordenadores, médicos e enfermeiros municipais.
 

A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas realizou nesta quarta – feira (31/01), o Seminário de Alinhamento da Febre Amarela com o intuito de alinhar todos os conhecimentos pertinentes aos cuidados com a doença que já possui 36 óbitos confirmados no Estado. Com o público de 125 pessoas o evento contou com explanações de técnicos da Regional de Saúde e momento para retirada de dúvidas. De acordo com a Diretora Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Gestão Regional da SRS – Patos de Minas, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho, o objetivo do seminário era de alinhar os trabalhos a serem realizados mediante a situação atual do Estado de Minas Gerais. 

As apresentações começaram com a exposição do Cenário Epidemiológico da Febre Amarela nos âmbitos regional e estadual e epizootias, feita pela Referência Técnica da Vigilância Ambiental, Biológica e Zoonoses da SRS – Patos de Minas, Fabiana Maria Andrade Brito. 



Outro tema abordado foi o da imunização, apresentado pela Referência Técnica de Imunização da SRS – Patos de Minas, Alaídes Gonçalves Correa. De acordo com ela, a Regional de Saúde de Patos de Minas possui hoje 84,6% da cobertura vacinal, contudo há muito o que ser feito. Foi apresentado ainda, a necessidade de se verificar os cartões de vacina de todos os integrantes da família e não apenas da criança. Alaídes também explicou sobre a adoção da dose única da vacina no Brasil por meio da Nota Técnica Nº 94/2017.

Outro núcleo que tem grande importância é o de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) que por meio de práticas diversas na Atenção Básica podem prevenir a doença garantindo a todos os recursos necessários para isso, como ressaltou a Referência Técnica do NAPRIS da SRS – PM, Mariana Cristina Moraes Xavier Duarte. Já para explicar o manejo clínico a Referência Médica do Núcleo de Epidemiologia da SRS – PM, Dr. Martius Adélio Gomes utilizou uma vídeo aula explicativa sobre o assunto. 
Por fim, Gilberto de Melo Dulmont, Referência Técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS – PM, apresentou o Fluxograma de Atendimento a ser adotado em caso de suspeita e/ou identificação da doença e ainda descreveu os quadros clínicos da Febre Amarela que se dividem em Leve (Grupo A), Moderado (Grupo B) e Grave (Grupo C). 
O público presente que compreendeu gestores municipais dos 21 municípios da Regional de Saúde e também coordenadores da Vigilância em Saúde, da Epidemiologia, médicos e enfermeiros da Atenção Básica e dos Hospitais Municipais e/ou UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), participaram ativamente tirando suas dúvidas ao final das apresentações.
Maryana Santos

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas