Tupaciguara MG-Prefeitura trabalha para melhorar a Saúde Pública Municipal


 Desde o início da gestão 2017-2020, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio Secretaria Municipal de Saúde com todos os profissionais técnicos, administrativos e gerais, vem trabalhando incansavelmente para melhorar a Saúde pública de Tupaciguara.
Grandes avanços já foram realizados, entre eles, de janeiro a junho foram feitos 23.220 atendimentos médicos no pronto socorro da Unidade Mista de Saúde dr. Jarbas de Souza (policlínica); 64.158 exames laboratoriais; 12.402 procedimentos de especialidades (consultas e exames especializados) no centro de especialidades médicas; 644 atendimentos médicos na zona rural do Município; 437 procedimentos entre consultas e exames realizados com recursos próprios e por meio da AMVAP; mais de 700 mamografias. De janeiro a maio deste ano, de acordo com os dados coletados no DATASUS foram feitos: 14.275 consultas nos postos de saúde do Município, 64.454 procedimentos clínicos; 2.613 procedimentos cirúrgicos; 9.090 procedimentos com finalidade diagnóstica.

De acordo com o portal SUS Fácil, a prefeitura de Tupaciguara encaminhou 104 pacientes de urgência, de janeiro a junho, para a cidade de Uberlândia e 189 pacientes de urgência para a cidade de Araguari, entre procedimentos de ortopedia, obstetrícia, cirurgia geral, cardiologia, pediatria, ginecologia, neurologia, entre outros atendimentos de urgência recebidos na unidade mista e encaminhados pelo SUS Fácil para outras cidades.
Além dos encaminhamentos para outros municípios, a atual administração vem melhorando os atendimentos na atenção básica realizada nos postos de saúde, devido ao crescimento populacional, a gestão viu a necessidade de aumentar o número dos médicos nos postos de saúde, sendo agora: três na Unidade Pro Saúde Nova Esperança, um no PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras, dois na Unidade Pro Saúde Vó Malaquia, um no PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão, um no PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes. E pensando na saúde do trabalhador, a gestão atual estendeu o horário de atendimento dos postos de saúde, sendo 12 consultas agendadas e 04 demandas espontâneas. Essas consultas deverão ser agendadas previamente na unidade de saúde. As unidades funcionam das 19 horas às 21 horas, com a seguinte escala: na segunda-feira, o PSF Tiradentes; na terça-feira, os PSF Paineiras e Unidade Pró Saúde Vó Malaquias; na quarta-feira, a Unidade Pró Saúde Nova Esperança e, na quinta-feira, o PSF São Cristóvão.

 “Vale ressaltar que nossa administração vem trabalhando muito a favor da saúde pública, vários procedimentos já foram realizados a favor de todos os tupaciguarenses, mais de vinte mil atendimentos médicos na policlínica, isso se dá pelo fato de colocarmos mais um médico nos plantões, sendo dois a cada plantão. Estamos, eu e o vice-prefeito dr. Lauro Júnior, indo direto a Brasília e a Belo Horizonte em busca de recursos para melhorias, e, nesses seis meses, já conseguimos vários recursos para diversas ações que já estão em andamento ou estarão em execução em breve. Como administrador público, estou buscando trabalhar com os princípios da administração que são da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência para que nosso Município possa ter as melhorias e a qualidade que todos esperam”, afirma o prefeito Tenente Carlos.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas