Deputado Arnaldo propõe leis para otimizar a Saúde e coibir indicação política no Estado


Em seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) se destaca por propor projetos de lei (PL) que melhoram ainda mais a vida da população mineira. Duas proposições apresentadas pelo parlamentar já são consideradas inovadoras. Uma delas visa diminuir as indicações puramente políticas nos cargos de livre nomeação do Estado. Já a outra, garante a entrega dos resultados de exames feitos no Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes.

O projeto de lei (PL) 3634/2016 põe fim às indicações exclusivamente políticas para os órgãos regionais do Estado. A proposição determina os critérios para escolha dos cargos de livre nomeação de direção, chefia e gerência. A intenção de Arnaldo é que esses cargos sejam ocupados por servidores efetivos e com experiência profissional prévia na área de atuação. Além disso, o postulante ao cargo deve ter formação acadêmica compatível com a vaga para o qual foi indicado.
“Não se pode mais admitir, nos dias de hoje, a nomeação de diretores, superintendentes, chefes e gerentes de órgãos regionais do Estado que não possuem condições de exercer o cargo de forma eficiente e técnica. É necessário coibir as nomeações puramente políticas”, afirmou Arnaldo.
EXAMES - Preocupado com o direito do usuário do SUS, Arnaldo quer garantir que o paciente receba os originais ou cópias de seus exames complementares de diagnóstico. “Muitos pacientes não recebem os exames realizados durante a internação e quando são encaminhados para a UBS para dar continuidade ao tratamento, são submetidos à realização de todos os exames novamente”, disse o deputado.
Para evitar isso, Arnaldo é autor do projeto de lei 4266/2017. O PL garante a entrega dos exames, e com isso, evita a exposição desnecessária dos pacientes à radiação emitida por aparelhos usados em alguns exames, além de reduzir gastos aos cofres públicos. 


Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva