Seminário promove interação entre investidores da cidade e da Espanha

Uberlândia foi o único município do interior a receber o evento

 Uberlândia recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), na sede do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, o evento ‘Seminário Espanha’. O encontro é uma demonstração ao empresariado uberlandense das condições necessárias para se investir no país europeu. A intenção é facilitar um intercâmbio comercial, com troca de experiências relativas às duas realidades, para concretizar investimentos mútuos entre as nações.

 O seminário tem acontecido nos últimos meses em todas as capitais brasileiras. Uberlândia foi a única cidade do interior a fazer parte do cronograma do evento, pelo seu potencial industrial, tecnológico e comercial.  Quase cem empreendedores da cidade participaram do encontro.

Ambiente ideal para prosperar negócios

Na cidade, o evento teve apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). Durante o evento, o secretário municipal da pasta, Dilson Dalpiaz destacou todas as potencialidades de Uberlândia oferecidas aos investidores. O secretário também citou a importância desse tipo de iniciativa para fomentar desenvolvimento a curto e longo prazo do município. “A Prefeitura, em nome do prefeito Odelmo Leão, dá total apoio a ações dessa natureza, pois cria um ambiente adequado para prosperar negócios. Por isso, nosso foco é no sentido de formar uma tríade harmoniosa entre a iniciativa privada, o universo acadêmico e a área pública”, explicou o secretário.

Além da prefeitura, o seminário teve apoio de uma série de entidades regionais, como a Fiiemg – Regional Alto Paranaíba, Sebrae e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2010 (Coden).

Palestras


Foto: Valter de Paula/Secom PMU

No ‘Seminário Espanha’ foram promovidas quatro palestras voltadas para investidores, empreendedores e empresários uberlandenses. Os palestrantes foram Anna Fornells, conselheira econômica e comercial da embaixada da Espanha em São Paulo; Moacir Tosin, superintendente comercial da Cesce Brasil; Pedro Ubeda, diretor de escritório de promoção de negócios da Extenda no Brasil e Rodrigo Milioni, sócio-diretor da ieTeam.

No seminário, os assuntos trabalhados envolveram desde práticas sobre como empreender na Europa, como retirar o visto espanhol de empreendedor, até orientações sobre como desenvolver um Plano de Negócio para ser avaliado pela Direção Geral de Comércio Internacional e Investimentos da Espanha.


Internacionalização


O vice-cônsul honorário da Espanha na região de Ribeirão Preto, Jacobo de Cal y Alonso, também prestigiou o evento. O representante do país europeu visitou o município no fim do mês de junho e, em encontro com integrantes da Sedeit, firmou compromisso para fortalecer o seminário, que é mais uma das ações articuladas pela prefeitura, por meio da Diretoria de Promoção de Investimentos e do Núcleo de Novos Negócios e Assuntos Internacionais, para o projeto de internacionalização de Uberlândia.

Na ocasião, Jacoboelogiou o trabalho desenvolvido na cidade.“A estrutura da secretaria foi bem pensada e o projeto de internacionalização está bem desenvolvido”, afirmou.

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado