Turismo religioso em Romaria e Abadia dos Dourados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é oportunidade econômica para milhares de microempreendedores.
AS FESTIVIDADES RELIGIOSAS EM AGOSTO SÃO DESTAQUE E COMPLETA MAIS DE UMA CENTENA DE ANOS DE BENÇÃOS E GRAÇAS.
O turismo religioso é um segmento de mercado do turismo, cuja motivação fundamental é a fé das pessoas, relacionado aos eventos de acontecimentos religiosos como procissões, romarias, ou para participar de festividades de significado religioso, entre outros das localidades receptoras dos fluxos turísticos.
É um setor que pode contribuir para a valorização e a preservação da espiritualidade humana, como manifestações culturais e de fé que identificam determinados grupos de pessoas. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada no aspecto cultural religioso que não venha perder o seu sentido de manifestação de fé e que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência, afirma o Superintendente Regional do SindTur, Cláudio de Almeida Fernandes.
Muito procurado por famílias e pessoas da terceira idade, o turismo religioso no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento, completa o ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Cláudio Fernandes.
Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, há diversas atrações religiosas, e duas delas ocorrerão no mês de agosto nos municípios de Romaria e Abadia dos Dourados. Romaria na região do Triângulo Mineiro é uma das cidades mais religiosas do país, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe, de primeiro a 15 de agosto, uma multidão de mais de 300 mil pessoas.
É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal por Custódio da Costa Guimarães. No mês de janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis; em maio, o encontro dos Congados; em junho, a Cavalhada de São Benedito; e, em agosto, a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.
Já em Abadia dos Dourados, situada no Alto Paranaíba, região Oeste do Estado de Minas Gerais, cuja cidade preserva suas raízes culturais e religiosas, promovendo todo ano típicas festas rurais, que atraem turistas para apreciar o belo ambiente natural e o seu vasto manancial hidrográfico para pesca e lazer. Também no mês de agosto na primeira semana até o dia 15 de agosto será realizado a tradicional Festividade Religiosa de Nossa Senhora da Abadia e São José que completa 130 anos de muitas bênçãos e graças alcançadas na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia do coração da cidade na Praça Igreja da Matriz.
É uma festa religiosa, caracterizada pela romaria, com atrações, além da novena, como as barraquinhas, os bailes, a queima de fogos, a alvorada com banda de música, a procissão de Nossa Senhora. É uma festa tradicional afirma a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Abadia dos Dourados, Queila Márcia Pereira, que acompanhou o Superintendente do Sindtur, Cláudio Fernandes para mostrar os atrativos da cidade.
No giro turístico pela cidade foi apresentado a nova Casa da Cultura em construção, o espaço de eventos do Sindicato Rural para a Festa do Peão e o novo entroncamento viário, que ligará o Estado de Minas Gerais com Goiás, o qual possibilitará um marco na circulação de visitantes, devido ao novo acesso pelo Estado de Goiás para os municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel, Monte Carmelo, entre outros,que com a ligação asfáltica triplicarão por esse novo acesso, conclui o Superintendente do Sindtur, o Ph.D em Gestão e Negócios Cláudio Fernandes, que esteve acompanhado também pela Secretária Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Abadia dos Dourados,
![]() |
Professora e ex vereadora Ângela Maria Barros agora à frente da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Abadia dos Dourados |
Ângela Barros, que compartilha da afirmativa do Administrador Cláudio Fernandes, que conforme enfatizou Queila Pereira, Secretária de Cultura e Turismo, nesse entroncamento já está em construção um novo loteamento margeado pela rodovia. Será um local para novos investimentos em restaurantes, shopping de artesanatos, lazer e entretenimento, entre outros finaliza o Superintende Regional do Sindtur.
Reportagem e fotos de :
Vanderlei José de Melo
JORNAL AGORA
Comentários