Turismo religioso em Romaria e Abadia dos Dourados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é oportunidade econômica para milhares de microempreendedores.

AS FESTIVIDADES RELIGIOSAS EM AGOSTO SÃO DESTAQUE E COMPLETA MAIS DE UMA CENTENA DE ANOS DE BENÇÃOS E GRAÇAS. 

O turismo religioso é um segmento de mercado do turismo, cuja motivação fundamental é a fé das pessoas, relacionado aos eventos de acontecimentos religiosos  como procissões, romarias, ou para participar de festividades de significado religioso, entre outros das localidades receptoras dos fluxos turísticos.

É um setor que pode contribuir para a valorização e a preservação da espiritualidade humana, como manifestações culturais e de fé que identificam determinados grupos de pessoas. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada no aspecto cultural religioso que não venha perder o seu sentido de manifestação de fé e que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência, afirma o Superintendente Regional do SindTur, Cláudio de Almeida Fernandes.

Muito procurado por famílias e pessoas da terceira idade, o turismo religioso no Brasil vem crescendo a cada ano que passa. Segundo dados do Ministério do Turismo cerca de 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao segmento, completa o ex-Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Cláudio Fernandes.
Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, há diversas atrações religiosas, e duas delas ocorrerão no mês de agosto nos municípios de Romaria e Abadia dos Dourados. Romaria na região do Triângulo Mineiro é uma das cidades mais religiosas do país, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe, de primeiro a 15 de agosto, uma multidão de mais de 300 mil pessoas. 
É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal por Custódio da Costa Guimarães. No mês de janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis; em maio, o encontro dos Congados; em junho, a Cavalhada de São Benedito; e, em agosto, a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.
Já em Abadia dos Dourados, situada no Alto Paranaíba, região Oeste do Estado de Minas Gerais, cuja cidade preserva suas raízes culturais e religiosas, promovendo todo ano típicas festas rurais, que atraem turistas para apreciar o belo ambiente natural e o seu vasto manancial hidrográfico para pesca e lazer. Também no mês de agosto na primeira semana até o dia 15 de agosto será realizado a tradicional Festividade Religiosa de Nossa Senhora da Abadia e São José que completa 130 anos de muitas bênçãos e graças alcançadas na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia do coração da cidade na Praça Igreja da Matriz. 
É uma festa religiosa, caracterizada pela romaria, com atrações, além da novena, como as barraquinhas, os bailes, a queima de fogos, a alvorada com banda de música, a procissão de Nossa Senhora. É uma festa tradicional afirma a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Abadia dos Dourados, Queila Márcia Pereira, que acompanhou o Superintendente do Sindtur, Cláudio Fernandes para mostrar os atrativos da cidade.
No giro turístico pela cidade foi apresentado a nova Casa da Cultura em construção, o espaço de eventos do Sindicato Rural para a Festa do Peão e o novo entroncamento viário, que ligará o Estado de Minas Gerais com Goiás, o qual possibilitará um marco na circulação de visitantes, devido ao novo acesso pelo Estado de Goiás para os municípios de Abadia dos Dourados, Coromandel, Monte Carmelo, entre outros,que com a ligação asfáltica triplicarão  por esse novo acesso, conclui o Superintendente do Sindtur, o Ph.D em Gestão e Negócios Cláudio Fernandes, que esteve acompanhado também pela Secretária Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Abadia dos Dourados,

Professora e ex vereadora Ângela Maria Barros agora à frente da  Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Abadia dos Dourados
Ângela Barros, que compartilha da afirmativa do Administrador Cláudio Fernandes, que conforme enfatizou Queila Pereira, Secretária de Cultura e Turismo, nesse entroncamento já está em construção um novo loteamento margeado pela rodovia. Será um local para novos investimentos em restaurantes, shopping de artesanatos, lazer e entretenimento, entre outros finaliza o Superintende Regional do Sindtur.


Reportagem e fotos de :

Vanderlei José de Melo
JORNAL AGORA

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas