Palestra discute o papel da Fisioterapia na alta hospitalar

Voltar para casa, depois de um longo período de internação, é um alívio para pacientes e familiares, mas pode exigir um processo de reabilitação, que vai dos movimentos até as funções respiratórias e neurológicas. Para discutir a importância da assistência domiciliar nesta transição, a Med Care promove a palestra gratuita "O papel da Fisioterapia na alta hospitalar", no sábado (22), no auditório da Unimed Uberlândia.


O evento é ministrado pelo fisioterapeuta Vinicius Pafume de Oliveira, que atua na área de assistência domiciliar há 11 anos. “Após 24h de internação, começa a deteriorização das funções vitais. Essas perdas podem ser pequenas ou consideráveis, dependendo do tempo de internação e do quadro clínico. Quando o paciente recebe alta ou é encaminhado ao home care para tratamento, existe a necessidade de retomar essas funções e a Fisioterapia é imprescindível neste processo”, disse Oliveira.

O especialista vai tratar de todos os passos da desospitalização. “Vou falar de como começa o processo, da abordagem da equipe hospitalar aos trâmites burocráticos. Depois, vou tratar dos cuidados para uma alta segura, do papel da equipe de home care e da importância da família nesta transição. Finalmente, vou abordar o plano de trabalho fisioterapêutico, como é pensado, definido e desenvolvido”, afirmou Vinícius Oliveira.

Atualmente, existem inúmeros procedimentos realizados em tratamentos domiciliares. Para a reabilitação respiratória, são pensados exercícios que podem contar com o auxílio de aparelhos, como no caso da ventilação mecânica por pressão positiva, que auxilia e facilita a tosse. Na recuperação motora, há os exercícios ativos, assistidos, ativos assistidos e resistidos. No caso da readaptação neurológica, podem ser mobilizados exercícios em diagonal, treino de marcha, entre outros. 


A palestra “O papel da Fisioterapia na alta hospitalar” acontece, no sábado (22), às 9h, no auditório da Unimed: avenida João Pinheiro, 639, Centro. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 9 8863-0067 ou pelo site  https://www.sympla.com.br/desospitalizacao-o-papel-da-fisioterapia-na-alta-hospitalar__164967. Informações: 3235-6000.


Informações para a Imprensa
Carolina Monteiro - Prelo Comunicação

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022