Palestra discute o papel da Fisioterapia na alta hospitalar

Voltar para casa, depois de um longo período de internação, é um alívio para pacientes e familiares, mas pode exigir um processo de reabilitação, que vai dos movimentos até as funções respiratórias e neurológicas. Para discutir a importância da assistência domiciliar nesta transição, a Med Care promove a palestra gratuita "O papel da Fisioterapia na alta hospitalar", no sábado (22), no auditório da Unimed Uberlândia.


O evento é ministrado pelo fisioterapeuta Vinicius Pafume de Oliveira, que atua na área de assistência domiciliar há 11 anos. “Após 24h de internação, começa a deteriorização das funções vitais. Essas perdas podem ser pequenas ou consideráveis, dependendo do tempo de internação e do quadro clínico. Quando o paciente recebe alta ou é encaminhado ao home care para tratamento, existe a necessidade de retomar essas funções e a Fisioterapia é imprescindível neste processo”, disse Oliveira.

O especialista vai tratar de todos os passos da desospitalização. “Vou falar de como começa o processo, da abordagem da equipe hospitalar aos trâmites burocráticos. Depois, vou tratar dos cuidados para uma alta segura, do papel da equipe de home care e da importância da família nesta transição. Finalmente, vou abordar o plano de trabalho fisioterapêutico, como é pensado, definido e desenvolvido”, afirmou Vinícius Oliveira.

Atualmente, existem inúmeros procedimentos realizados em tratamentos domiciliares. Para a reabilitação respiratória, são pensados exercícios que podem contar com o auxílio de aparelhos, como no caso da ventilação mecânica por pressão positiva, que auxilia e facilita a tosse. Na recuperação motora, há os exercícios ativos, assistidos, ativos assistidos e resistidos. No caso da readaptação neurológica, podem ser mobilizados exercícios em diagonal, treino de marcha, entre outros. 


A palestra “O papel da Fisioterapia na alta hospitalar” acontece, no sábado (22), às 9h, no auditório da Unimed: avenida João Pinheiro, 639, Centro. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 9 8863-0067 ou pelo site  https://www.sympla.com.br/desospitalizacao-o-papel-da-fisioterapia-na-alta-hospitalar__164967. Informações: 3235-6000.


Informações para a Imprensa
Carolina Monteiro - Prelo Comunicação

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos