Produtores de banana aprimoram técnicas de cultivo em Estrela do Indaiá



Produtores de banana em Estrela do Indaiá, na região Central do estado, não sabiam mais o que fazer. A produtividade, ao invés de aumentar, estava diminuindo. Doenças e pragas se alastravam pelos bananais.  Quando tudo parecia perdido, o curso de Cultivo de Banana, ofertado pelo Senar em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Estrela do Indaiá, reanimou o grupo.

            O curso tem duração de cinco dias, e entre outros temas, aborda técnicas específicas para o cultivo de banana, como por exemplo, adubação, controle de doenças e pragas, desbaste, desfolha, despistilagem, eliminação da última penca de banana, e ensacamento do cacho.



 “Esses produtores tinham bananais tomados por doenças e pragas, e nem sabiam disso. A cada dia do curso, eles se surpreendiam com uma nova técnica. Agora farão um cultivo mais eficiente, vão aumentar a produtividade e a qualidade das bananas que produzem”, destaca a engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Christianne Corrêa.
Geraldo Belo decidiu voltar às raízes após longo período na capital Belo Horizonte. Deixou o meio urbano para voltar a morar na fazenda.  Hoje, produz banana apenas para o consumo da família, mas após o curso, quer investir na atividade. “Notei que pode ser um negócio lucrativo, desde que bem planejado e executado de forma correta”, revela.
“Vale destacar que nesse curso tratamos do cultivo orgânico de banana, passamos aos participantes técnicas totalmente livres de contaminação química, principalmente sem uso de agrotóxicos”, completa a instrutora.
Amélia Gontijo, que já comercializa banana na cidade, espera avançar mais a partir de agora. “Aumentei meu conhecimento, aprendi inúmeras novas técnicas de cultivo, e acredito que será um negócio mais rentável, podendo até gerar mais empregos”, conta, animada.

http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas