83% dos prefeitos do Triângulo Mineiro propõem investir em tecnologia

A área da Educação foi a mais lembrada nos planos de governo, revela consulta da RCD. Em agosto, Uberaba sedia Fórum de Cidades Digitais para gestores da região


A utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como aliada da gestão pública já é uma tendência nos municípios do Triângulo Mineiro. A junção é uma forma de melhorar e potencializar a eficácia dos serviços disponibilizados pelas prefeituras aos cidadãos. Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que 83% dos atuais prefeitos citaram em seus planos de governo, protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado, propostas relacionadas a investimento em sistemas digitais.

A consulta será apresentada durante I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro, no dia 03 de agosto, em Uberaba. O evento, organizado pela RCD em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE), reunirá gestores para discutir modelos, políticas públicas e ferramentas na área, mostrando as possibilidades de criação de cidades inteligentes e conectadas.

Ao todo, foram 189 propostas relacionadas à tecnologia. A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos foi a Educação, com 19% das propostas, seguida de Informatização (28%), Segurança (13%) e Inclusão Digital (13%). O diretor da RCD, José Marinho, afirma que a pesquisa reflete a necessidade das Prefeituras, cada vez mais, de incorporarem na gestão processos tecnológicos. “É uma demanda social por ambientes mais conectados e atendimento facilitado. Em tempos de recessão econômica, os municípios também precisam adotar tecnologia para reduzir custos, aumentar a arrecadação e atrair investimentos”, avalia o diretor da RCD.

Dentre as 36 propostas relacionadas à educação, há projetos de melhora ou construção de salas de informática, introdução de equipamentos tecnológicas dentro das salas de aula, promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, entre outros. O prefeito de Cachoeira Dourada, Ovídio Dantas, pretende, por exemplo, usar tecnologia da informação e comunicação em atividades educacionais presenciais ou à distância, assim como elaborar projetos educativos com uso de redes e ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Em relação à informatização, o município de Iraí de Minas, sob a gestão de Antoninho Dall Agnol, propõe a criação do Serviço de Informação Municipal, plataforma para agendamentos de serviços, como ligação de rede esgoto, retirada de entulho, entre outros. Na saúde, o prefeito pretende informatizar o sistema de prontuários de pacientes, assim como facilitar o acesso à conteúdo e informação, implementando a Biblioteca Digital.

No quesito Segurança, as 24 propostas apresentadas se referem à instalação de câmeras de vídeo monitoramento em pontos estratégicos das cidades para inibir a violência. Em inclusão digital, há propostas de ensino de informática para idosos, pessoas carentes ou com necessidades especiais, assim como criação e ampliação de telecentros ou outras formas de acesso à internet. É o caso do prefeito de Monte Alegre de Minas, Dr. Último Bittencourt, que incluiu ações para desenvolver atividades de alfabetização de jovens e adultos utilizando o computador como principal ferramenta, proporcionando acesso às novas tecnologias.

Dos 66 Municípios que compõem a região, 11 não fizeram referência à tecnologia em suas propostas.

Fórum – O I Fórum De Cidades Digitais do Triângulo Mineiro é voltado para prefeitos, gestores e vereadores e busca discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na melhoria dos serviços públicos. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br/. A iniciativa da Rede Cidade Digital, que atua em diversas regiões pelo país, tem a parceria da AMVALE, o patrocínio da ENW e o apoio da Associação Brasileira de Internet (ABRANET) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) - Regional Vale do Grande Rio.

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Triângulo Mineiro

Uberaba, 03 de agosto

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://redecidadedigital.com.br/

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva