CCZ intensifica ações de prevenção da leishmaniose em Uberlândia


Equipes realizam exames nos animais e dão orientações sobre a doença aos proprietários, além de monitorar o comportamento dos vetores da doença


 
                                                                                Divulgação SecomPMU

As equipes do laboratório de Entomologia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) têm intensificado o trabalho realizado permanentemente na cidade para verificar se há animais infectados pela leishmaniose visceral (doença parasitária), principalmente em novas localidades de Uberlândia. O mosquito palha, que é menor que um pernilongo, é o vetor responsável por transmitir a enfermidade e por isso é necessário mantê-lo bem longe de casa e dos bichos de estimação.


Controle constante

 Como o inseto deposita os ovos em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica - restos de folhas, frutas apodrecidas e fezes – pode se reproduzir com facilidade e contaminar os animais domésticos. Os principais sintomas da leishmaniose são queda de pêloscrescimento acentuado das unhas, feridas no focinho e orelhas,emagrecimento, fraqueza e lacrimejamento.

De acordo com a coordenadora do laboratório de Entomologia do Centro de Controle de Zoonoses, Márcia Beatriz Cardoso de Paula, o CCZ realiza diariamente exames para verificar se há algum tipo de infecção. “Essa visita é importante para mantermos o controle da doença e isso só é possível quando fazemos a análise nos animais. Dessa forma, evitamos que a doença chegue ao homem. Paralelemente ao trabalho de verificação, cabe ainda à equipe instruir a comunidade e levar orientações para a prevenção, mostrando que a doença existe e precisa ser combatida”, explicou.

Outra ação é o monitoramento constante do vetor. De acordo com a especialista, os profissionais da prefeitura instalam armadilhas em todos os bairros da cidade para saber se o mosquito palha está ou não se proliferando e em quais locais há maior incidência do inseto.

Neste ano, as equipes visitaram os bairros Aclimação, Morada dos Pássaros, Ipanema, Mansões Aeroporto e Custódio Pereira - regiões que apresentaram sinais do vetor. Agora, o CCZ faz o monitoramento de novas áreas da cidade, como Jardim Célia, Monte Hebron, Residencial Pequis e outros bairros próximos.

 
                                                              Divulgação SecomPMU

Avanços

Segundo a coordenadora, antes a única solução para animais infectados era a eutanásia. Hoje, o dono do animal pode optar pelo tratamento. “Quando o exame dá positivo para a leishmaniose na triagem e, posteriormente, no exame confirmatório, retornamos para orientar sobre os riscos da doença e explicar que existe tratamento. Então o proprietário tomar as medidas necessárias. Se optar pelo medicamento, precisa seguir as orientações. E nós, do CCZ, fazemos o acompanhamento deste animal neste ínterim”, disse.

Resultados positivos

Em Uberlândia, neste primeiro semestre, o índice registrado é muito inferior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, resultado das ações realizadas diariamente pelo Centro de Controle de Zoonoses para prevenir a proliferação do mosquito transmissor. “O combate pode ser ainda mais amplo se a comunidade colaborar com as ações do CCZ e permitir a entrada dos agentes nas residências. Com o apoio de todos, os índices tendem a diminuir cada vez mais”, contou Márcia Beatriz.

Fique ligado!




Saiba mais sobre o vetor


• O vetor da Leishmaniose é o flebotomíneo, conhecido como mosquito palha;
• São menores que os pernilongos comuns;
• Somente as fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente no período noturno;
• As fêmeas depositam os ovos em lugares úmidos, ricos em matéria orgânica (folhas secas e materiais em decomposição);



Sintomas no cão


• Queda de pelos;
• Unhas grandes;
• Feridas no focinho e orelhas;
• Emagrecimento;
• Fraqueza;
• Lacrimejamento;




Sintomas no homem


•Febre prolongada;
•Fraqueza e emagrecimento;
•Barriga inchada (aumento do fígado e do baço);
•Tosse seca;
•Queda de cabelos;
•Cílios prolongados;



Faça sua parte!

• Permita que o agente de saúde examine o seu cão;
• Exija do seu veterinário a notificação da doença ao CCZ;
• As criações de animais domésticos devem ser afastadas da habitação e, a limpeza destes, assim como a do quintal, deve ser feita com a maior frequência possível para evitar a proliferação do vetor;
• O cão com suspeita de Leishmaniose deve ser notificado ao CCZ no telefone: (34) 3213-1470.

13/07/2017
Hismênia Keller
3239-2684

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas