Deputado estadual Arnaldo defende audiência pública sobre extinção de cargos do MP


Na Comissão de Administração Pública, desta quarta-feira (28/6), o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) defendeu mais uma vez o diálogo e a realização de uma reunião para debater o projeto de lei (PL) do Ministério Público (MP) que extingue vários cargos efetivos do órgão e cria, no lugar, cargos de livre nomeação. O deputado argumenta a diferença de tratamento em relação aos municípios, pois os mesmos são obrigados pelo Ministério Público a realizar concurso público.

“O que o Ministério Público está querendo para si também vai prevalecer para os outros? Se o prefeito resolver extinguir alguns cargos efetivos e criar cargos comissionados sob o argumento da dificuldade financeira, a mesma justificativa utilizada hoje pelo MP, como é que isso vai ser tratado pelo promotor de justiça daquela Comarca? Nós vamos ter uma isonomia de entendimento?”, questionou Arnaldo.
O deputado defende um tratamento igualitário para os entes envolvidos sobre as matérias administrativas e solicita uma audiência pública antes da votação em Plenário - 2º turno. Com esse PL serão extintos 825 cargos efetivos de analista, 259 deles atualmente vagos e outros 566 a partir da vacância. No lugar serão criados 800 cargos que poderão ser preenchidos sem concurso público.
VOTAÇÃO – O PL 4.361/2017, que altera o quadro de cargos de pessoal do Ministério Público (MP), foi aprovado em 1º turno na Reunião Extraordinária de Plenário realizada na manhã desta quarta-feira (28/6). Agora ele será analisado em 2º turno pela Comissão de Administração Pública e retorna para o Plenário. 




Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas