Entrega de títulos de terras rurais chega ao Território Norte

Beneficiários de Porteirinha e Serranópolis de Minas receberam documento que reconhece posse da propriedade



A temporada de entregas de títulos de propriedades rurais chegou ao Território Norte. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, realizou nesta terça-feira (18) a entrega de 139 títulos de terras rurais a beneficiários de Porteirinha (99) e Serranópolis de Minas (40), em cerimônia no Centro Cultural de Porteirinha.  A entrega é mais um resultado da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, lembrou que, desde 2015, quando o programa foi reestruturado, já foram emitidos mais de mil títulos, com mais de 4,9 mil propriedades medidas e 8.600 recadastramentos realizados, atendendo mais de 30% da demanda reprimida, desde a paralisação do processo em 2011.


“Fizemos a audiência pública em dezembro de 2015 e agora voltamos para a entrega dos documentos. Isso demonstra o nosso esforço em garantir dignidade ao homem e a mulher do campo”, disse.

O programa é realizado em parceria com a Emater-MG, com a Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), por meio dos sindicatos, com as prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual, entre outros.

Para o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, a entrega irá beneficiar toda a região. “Sabemos a importância desses títulos para essas famílias, que estão há décadas na terra”, disse.

Cidadania no Campo

A regularização de terras rurais devolutas (sem registro) é um importante fator para a solução de conflitos sociais, garantia do direito à terra e a melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares, promovendo a cidadania no campo.

Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, ressaltou o compromisso do Governo de Minas Gerais com a agricultura familiar. “Nós, enquanto liderança dos movimentos sindicais, acreditamos do papel da Seda (Secretaria de Desenvolvimento Agrário) para resolver problemas fundiários”, disse.  



Também participaram da cerimônia de entrega o vice-prefeito de Serranópolis de Minas, João Coragem, o deputado estadual Paulo Guedes; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César, o coordenador técnico regional da Emater-MG, José Godrim; o diretor-presidente da Copanor, Alonso Reis da Silva, entre outras lideranças locais.


--
Maycon Dantas
Assessor de Imprensa
Secretário Professor Neivaldo

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado