Trabalho de voluntários desperta a paixão pela leitura em crianças de Vazante

Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto” tem sua primeira edição no município e beneficiou cerca de 100 crianças da creche Serra Dourada


 A Unidade Vazante da Votorantim Metais inaugurou, em março, o projeto "Quem conta um conto, aumenta um ponto", que busca incentivar a leitura a crianças do município. Ao longo de 2016, voluntários da empresa irão realizar contações de histórias em creches, escolas, espaços públicos e outras instituições de Vazante. As atividades ocorrerão mensalmente e a participação é gratuita.

Realizado pelo Programa de Voluntariado da Votorantim Metais, com o apoio da Conscienciarte, a iniciativa beneficiou, na Creche Serra Dourada, cerca de 100 alunos de até três anos. “Com a leitura, a criança passa a dispor de outras ferramentas para entender o mundo à sua volta. Os livros aumentam conhecimento e estimulam a imaginação e a criatividade dos pequenos”, ressalta a diretora da creche, Nilza Calazans.

 Em cada etapa, os voluntários indicam livros e vão às escolas para contar as histórias. "Acredito que a leitura tem uma função fundamental na educação, devendo ser parte da vida das crianças desde cedo. Contar histórias permite-nos repercutir, mesmo que levemente, no interior de cada um, brincando com as palavras, imaginação, gestos, expressões e sentimentos", ressalta Ricardo Fonseca, técnico administrativo da Unidade Vazante da Votorantim Metais e voluntário do projeto.


De acordo com Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais, a leitura deve ocupar papel de destaque na vida das crianças, não só por ser fundamental para a formação intelectual, mas também por permitir a todos acesso a um mundo de ideias e informações. “Além de contribuir para a qualificação da educação do município, o projeto também mobiliza os empregados da empresa a participarem do cotidiano da comunidade em que estamos inseridos e oferece a oportunidade de eles praticarem seu senso de cidadania”, afirma.



Investindo na educação

Durante oito anos, a Unidade Vazante da Votorantim Metais realizou o projeto Parceria Votorantim pela Educação, que buscou qualificar o ensino público de todas as escolas do município, por meio de ações da mobilização social e capacitação da gestão pública. A iniciativa contribuiu para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Vazante e, com o Concurso de Redação Tempos de Escola, incentivou a leitura aos estudantes do município.



Neste ano, a empresa reforça seu investimento na educação de Vazante com os projetos “Quem conta um conto aumenta um ponto”, realizado pelo Programa de Voluntariado, e “A Hora do Conto”, promovido em parceria com a Fundação Conscienciarte.

A REDAÇÃO



Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Meu Café no Sistema FAEMG