Trabalho de voluntários desperta a paixão pela leitura em crianças de Vazante
Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto” tem sua primeira edição no município e beneficiou cerca de 100 crianças da creche Serra Dourada
A Unidade Vazante da Votorantim Metais inaugurou, em março, o projeto "Quem conta um conto, aumenta um ponto", que busca incentivar a leitura a crianças do município. Ao longo de 2016, voluntários da empresa irão realizar contações de histórias em creches, escolas, espaços públicos e outras instituições de Vazante. As atividades ocorrerão mensalmente e a participação é gratuita.
Realizado pelo Programa de Voluntariado da Votorantim Metais, com o apoio da Conscienciarte, a iniciativa beneficiou, na Creche Serra Dourada, cerca de 100 alunos de até três anos. “Com a leitura, a criança passa a dispor de outras ferramentas para entender o mundo à sua volta. Os livros aumentam conhecimento e estimulam a imaginação e a criatividade dos pequenos”, ressalta a diretora da creche, Nilza Calazans.
Em cada etapa, os voluntários indicam livros e vão às escolas para contar as histórias. "Acredito que a leitura tem uma função fundamental na educação, devendo ser parte da vida das crianças desde cedo. Contar histórias permite-nos repercutir, mesmo que levemente, no interior de cada um, brincando com as palavras, imaginação, gestos, expressões e sentimentos", ressalta Ricardo Fonseca, técnico administrativo da Unidade Vazante da Votorantim Metais e voluntário do projeto.
De acordo com Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais, a leitura deve ocupar papel de destaque na vida das crianças, não só por ser fundamental para a formação intelectual, mas também por permitir a todos acesso a um mundo de ideias e informações. “Além de contribuir para a qualificação da educação do município, o projeto também mobiliza os empregados da empresa a participarem do cotidiano da comunidade em que estamos inseridos e oferece a oportunidade de eles praticarem seu senso de cidadania”, afirma.
Investindo na educação
Durante oito anos, a Unidade Vazante da Votorantim Metais realizou o projeto Parceria Votorantim pela Educação, que buscou qualificar o ensino público de todas as escolas do município, por meio de ações da mobilização social e capacitação da gestão pública. A iniciativa contribuiu para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Vazante e, com o Concurso de Redação Tempos de Escola, incentivou a leitura aos estudantes do município.
Neste ano, a empresa reforça seu investimento na educação de Vazante com os projetos “Quem conta um conto aumenta um ponto”, realizado pelo Programa de Voluntariado, e “A Hora do Conto”, promovido em parceria com a Fundação Conscienciarte.
A REDAÇÃO
Comentários