Uberlândia sedia Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo

PONTALEMFOCO.COM.BR
A Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo está marcada para os dias 30 de abril e 1º de maio, na Praça Tubal Vilela, de 9 às 21 horas, em Uberlândia.
“Uma das prioridades da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, neste momento de turbulência econômica no país e até risco de perda de empregos no mercado formal de trabalho, é o incentivo à Economia Popular Solidária. É uma forma de produção coletiva, solidária e fraterna entre pessoas que associam a produção e também valores de união e de partilha”, ressalta o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão.

 A feira terá 30 barracas para comercialização dos produtos de EPS, uma tenda para alimentação e um espaço institucional da Sedese. A estrutura das feiras conta ainda com palco, sonorização de ambiente, iluminação, segurança particular, banheiros químicos e limpeza diária.

Na feira de Uberlândia participam 32 empreendimentos das microrregiões de Santa Vitória, Uberaba, Ituiutaba, Monte Carmelo e Araxá. As palestras abordarão as temáticas de EPS com ênfase no trabalhador e estão sendo organizadas pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal de Uberlândia (Cieps-UFU)

“O movimento de economia solidária é muito organizado e articulado e, há muito tempo, reivindica do Governo do Estado mais apoio para os empreendimentos para que possam potencializar suas vendas. Agora o Estado está apoiando essas feiras, apoiará as feiras permanentes com entrega de barracas e ainda prestará assessoramento aos empreendimentos. Isto faz parte de uma política que o governo está implantando de apoio a essa modalidade de geração de renda”, informa o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.

“A realização desta feira é uma luta antiga, além de ser um canal de venda para os empreendedores é uma forma de difundir a economia popular solidária”, avalia a coordenadora do Fórum Regional de EPS do Triângulo, Adriana Maria da Silva.

Ao todo, serão realizadas 10 feiras regionais e uma estadual (veja quadro). Elas são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e Prefeituras Municipais.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Sedese, está investindo R$ 307.229 mil, na organização, estruturação e montagem das feiras. A iniciativa está prevista no Plano Estadual de EPS e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e integra o Programa de Consolidação da Política de Economia Solidária da Sedese.

O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos programas e projetos da política da Economia Popular Solidária do Estado, buscando a promoção do consumo consciente e sustentável. Além de promover a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos.

“É importante também dizer que além das feiras da economia solidária, realizadas em praticamente todas as regiões do estado, a secretaria tem a preocupação de criar pontos fixos de comercialização, que também é a garantia de uma renda continuada para essas famílias”, finaliza André Quintão.


Feiras de Economia Popular Solidária*


Data
Município
Local
1
15 e 16/4
G. Valadares
Praça dos Pioneiros
2
22 e 23/4
P. de Caldas
Parque José Afonso Junqueira
3
30/04 e 1º/5
Uberlândia
Praça Tubal Vilela
4
6 e 7/5
Juiz de Fora
Praça Riachuelo
5
13 e 14/5
Diamantina
Praça  do Mercado
6
13 e 14/5
Montes Claros
Praça Matriz
7
14 e 15/05
Teófilo Otoni
Rua Dr. João Antonio próximo a Praça Tiradentes
8
20 e 21/5
Paracatu
Praça Firmina Santana
9
27 e 28/5
S. João Del Rei
Praça do Coreto
10
09 a 11/6
Metropolitana  BH
Praça Carlos Chagas s/n

·         A Feira de EPS de Conselheiro Lafaiete terá data e local previamente marcados.

Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo
Data: 30 de abril e 1º de maio
Horário: 9 às 21 horas
Local: Praça Tubal Vilela

Sugestão de fonte:
Adriana Maria da Silva – coordenadora do Fórum Regional de EPS no Triângulo – (34) 99119 -6096

Cristiane Betanho – coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários – UFU – (34) 99107-5011

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Meu Café no Sistema FAEMG

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena