Uberlândia sedia Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo

PONTALEMFOCO.COM.BR
A Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo está marcada para os dias 30 de abril e 1º de maio, na Praça Tubal Vilela, de 9 às 21 horas, em Uberlândia.
“Uma das prioridades da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, neste momento de turbulência econômica no país e até risco de perda de empregos no mercado formal de trabalho, é o incentivo à Economia Popular Solidária. É uma forma de produção coletiva, solidária e fraterna entre pessoas que associam a produção e também valores de união e de partilha”, ressalta o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão.

 A feira terá 30 barracas para comercialização dos produtos de EPS, uma tenda para alimentação e um espaço institucional da Sedese. A estrutura das feiras conta ainda com palco, sonorização de ambiente, iluminação, segurança particular, banheiros químicos e limpeza diária.

Na feira de Uberlândia participam 32 empreendimentos das microrregiões de Santa Vitória, Uberaba, Ituiutaba, Monte Carmelo e Araxá. As palestras abordarão as temáticas de EPS com ênfase no trabalhador e estão sendo organizadas pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal de Uberlândia (Cieps-UFU)

“O movimento de economia solidária é muito organizado e articulado e, há muito tempo, reivindica do Governo do Estado mais apoio para os empreendimentos para que possam potencializar suas vendas. Agora o Estado está apoiando essas feiras, apoiará as feiras permanentes com entrega de barracas e ainda prestará assessoramento aos empreendimentos. Isto faz parte de uma política que o governo está implantando de apoio a essa modalidade de geração de renda”, informa o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.

“A realização desta feira é uma luta antiga, além de ser um canal de venda para os empreendedores é uma forma de difundir a economia popular solidária”, avalia a coordenadora do Fórum Regional de EPS do Triângulo, Adriana Maria da Silva.

Ao todo, serão realizadas 10 feiras regionais e uma estadual (veja quadro). Elas são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, Conselho Estadual de Economia Popular Solidária e Prefeituras Municipais.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Sedese, está investindo R$ 307.229 mil, na organização, estruturação e montagem das feiras. A iniciativa está prevista no Plano Estadual de EPS e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e integra o Programa de Consolidação da Política de Economia Solidária da Sedese.

O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos programas e projetos da política da Economia Popular Solidária do Estado, buscando a promoção do consumo consciente e sustentável. Além de promover a comercialização direta dos produtos, a feira é espaço de promoção de negócios, fomento, formação e informação, visando à sustentabilidade dos empreendimentos.

“É importante também dizer que além das feiras da economia solidária, realizadas em praticamente todas as regiões do estado, a secretaria tem a preocupação de criar pontos fixos de comercialização, que também é a garantia de uma renda continuada para essas famílias”, finaliza André Quintão.


Feiras de Economia Popular Solidária*


Data
Município
Local
1
15 e 16/4
G. Valadares
Praça dos Pioneiros
2
22 e 23/4
P. de Caldas
Parque José Afonso Junqueira
3
30/04 e 1º/5
Uberlândia
Praça Tubal Vilela
4
6 e 7/5
Juiz de Fora
Praça Riachuelo
5
13 e 14/5
Diamantina
Praça  do Mercado
6
13 e 14/5
Montes Claros
Praça Matriz
7
14 e 15/05
Teófilo Otoni
Rua Dr. João Antonio próximo a Praça Tiradentes
8
20 e 21/5
Paracatu
Praça Firmina Santana
9
27 e 28/5
S. João Del Rei
Praça do Coreto
10
09 a 11/6
Metropolitana  BH
Praça Carlos Chagas s/n

·         A Feira de EPS de Conselheiro Lafaiete terá data e local previamente marcados.

Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo
Data: 30 de abril e 1º de maio
Horário: 9 às 21 horas
Local: Praça Tubal Vilela

Sugestão de fonte:
Adriana Maria da Silva – coordenadora do Fórum Regional de EPS no Triângulo – (34) 99119 -6096

Cristiane Betanho – coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários – UFU – (34) 99107-5011

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado