Programa de Competitividade Industrial Regional apresenta ações para setores dinamizadores

A FIEMG Regional Alto Paranaíba e o IEL – Instituto Euvaldo Lodi - promoveram na segunda-feira, dia 18, o lançamento do PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional. O evento aconteceu na sede da Regional e contou com participação de representantes de entidades, universidades, indústrias e empresários. O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira,

 De acordo com ele, foram identificados os setores dinamizadores da região: Adubos e Corretivos Agrícolas, Laticínios, Metalmecânico, Biotecnologia, Sucroenergético, Diamantes, Café, Confecção e Têxtil e Carnes. “Em cada segmento, além de apresentarmos os gargalos que impedem o crescimento econômico nos nossos municípios, o PCIR apresenta ações de curto, médio e longo prazos, bem como as instituições que já têm a missão de realizá-las, dentro do tema proposto”, acrescentou.


João Batista observou que ó PCIR demonstra a responsabilidade do Sistema FIEMG em liderar o desenvolvimento industrial. “Nosso papel é identificar o que falta para os setores dinamizadores com potencial de desenvolvimento e dar suporte aos industriais, de forma a melhorar o ambiente de negócios”, ressaltou.

 O programa foi apresentado pela coordenadora de projetos, Raquel Lopes e pela analista de projetos, Lívia Ferraz, ambas do IEL. Elas destacaram que ações do PCIR foram construídas por meio de um debate articulado entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e academia.

 Ele contém iniciativas setoriais que potencializam as oportunidades identificadas, considerando os quatro temas trabalhados: Mão de Obra e Recursos Humanos; Tecnologia, Inovação e Modernização; Mercado e Produto e Exigências Regulatórias.


Raquel Lopes observou que as ações objetivam reduzir os gargalos nos setores apresentados. “É um programa que, para as ações saírem do papel, necessita da parceria com as entidades de apoio às indústrias; dos governos municipal, estadual e federal; das universidades e centros de pesquisa; dos sindicatos; das empresas, enfim das mais diversas instituições. São ações para elevar a competitividade dos setores”, comentou.


A coordenadora comentou que para cada setor dinamizador apontado no PCIR Alto Paranaíba, existem entre 20 a 30 ações propostas, que vão da capacitação à mão de obra, ao acesso ao crédito, projetos para melhoria de venda, ações nas áreas ambiental e tributária, adequação às NRs (normas regulamentadoras), entre outros. “O grupo empresarial vai decidir qual a prioridade do setor”, acrescentou.






Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG REGIONAL ALTO PARANAÍBA
Rua Dores do Indaiá, 17 - 5º Andar - Centro
CEP 38700-140 - Patos de Minas - MG - Brasil
Tel.: +55 34 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado