‘Do Lixo ao Cidadão’ intensifica educação ambiental em Vazante
Realizado pela Votorantim Metais e a Fundação Conscienciarte em parceria com a Prefeitura, projeto potencializa conscientização da comunidade sobre o descarte responsável de materiais recicláveis
A destinação correta dos resíduos evita os efeitos negativos que eles podem gerar ao meio ambiente. Pensando nisso e na ampliação da conscientização da comunidade, a Unidade Vazante da Votorantim Metais e a Fundação Conscienciarte estão contribuindo para a gestão de resíduos sólidos do município com a continuidade do projeto “Do lixo ao cidadão”. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura e promove campanhas de educação ambiental em escolas, entidades e locais públicos do município, além de apoiar e capacitar os coletores de resíduos da Associação Recicla Vazante.
Ao longo de 2016, o trabalho de educação ambiental será intensificado. “Estamos vivendo um momento complicado em função dos vírus da dengue e zika e precisamos conscientizar as pessoas de como evitar os focos do mosquito aedes aegypti. Vamos fazer um trabalho em conjunto com a comunidade e as escolas de Vazante”, explica a diretora do núcleo Vazante da Fundação Conscienciarte, Ladyane Sousa.
Ela ressalta que a reciclagem também estará em foco. “Vamos fazer gincanas nas instituições de ensino para que os alunos saibam separar o lixo seco e o orgânico. A ideia é que os jovens conheçam a importância de destinar corretamente os resíduos e assim possam multiplicar as informações em casa e na comunidade”, afirma.
A Associação Recicla Vazante é contemplada pelo projeto há sete anos. Os coletores, frequentemente, são capacitados para que conheçam os tipos de materiais recebidos e para que seja feita a manutenção dos equipamentos utilizados na entidade. “Os materiais recicláveis são recolhidos e levados para a associação, que dá o destino correto para os itens. Desta forma, os trabalhadores precisam conhecer os tipos de materiais para realizarem um trabalho eficiente”, avalia Ladyane.
Os moradores do município já demonstram evolução na prática de reciclagem de materiais. De acordo com Ladyane, o bairro Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, recicla 100% do que é gerado. “Os moradores fazem o descarte correto e já estão bem engajados no processo. O objetivo é que toda a comunidade siga esse exemplo”, estima.
Para Antonio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais, a destinação responsável dos resíduos da empresa já é uma realidade e, fazer parte dessa iniciativa que compartilha dos mesmos princípios sustentáveis da Companhia é uma grande satisfação. “O projeto ‘Do lixo ao cidadão’ engloba também dois aspectos que valorizamos muito: a educação ambiental para as futuras gerações e a qualificação profissional. Os frutos já estão sendo colhidos pela Associação Recicla Vazante e pela comunidade, que está mais consciente com relação à separação dos resíduos. Essa mudança de comportamento reflete diretamente no meio ambiente”, avalia.
A REDAÇÃO
Comentários