Oito atletas olímpicos brasilienses conduzirão a tocha na capital

Joaquim Cruz, ouro nos Jogos de 1984, é um dos indicados pelo governo local. Atrações da festa de celebração, em 3 de maio, também foram anunciadas nesta quinta-feira no Buriti 

Oito atletas olímpicos de Brasília — seis nascidos na cidade e dois radicados desde crianças — conduzirão a tocha olímpica na capital por indicação do governo local. O revezamento nacional começará pela cidade em 3 de maio. O governador Rodrigo Rollemberg anunciou os condutores, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio do Buriti. Também foram divulgadas as atrações para a festa de celebração, que terá nove artistas locais e será encerrada por Diogo Nogueira e Daniela Mercury, na Esplanada dos Ministérios.

Os condutores olímpicos indicados pelo governo de Brasília são: Joaquim Cruz, ouro no atletismo (800m) nos Jogos de Los Angeles (1984); Paula Pequeno, bicampeã olímpica de vôlei (Pequim-2008 e Londres-2012); Hugo Parisi, classificado para os Jogos do Rio e um dos principais nomes dos saltos ornamentais do país; Leila Barros, medalhista no vôlei em duas edições olímpicas; João José Vianna, o ex-jogador de basquete Pipoka, ouro pan-americano e atleta da seleção brasileira por 13 anos; Lúcio, pentacampeão com a seleção brasileira de futebol na Copa de 2002; Leandro Macedo, dono da melhor colocação de brasileiros no triatlo em Olimpíadas; e Joilto Bonfim, duas vezes campeão sul-americano e sete vezes campeão brasileiro nos 110 metros com barreiras.

Além desses, foram indicados pelo Executivo local para carregar o símbolo olímpico: Bruna Camargo, Felipe Rondina, Flávia Cantal, Elaine Silva, Haudson Alves, Ícaro Ludgero, João Batista, Kamukaiaka Lappa, Mackinley Souza, Manoel Messias, Quedson Conceição, Rubens Pompeu e Wellington Nascimento.

Atletas universitários e que atuam nas forças de segurança pública somam-se aos 25 condutores indicados pelo governo. O percurso da chama na cidade passará por cinco regiões administrativas e terá 105 quilômetros — dos quais 40 quilômetros serão conduzidos.

Encerramento

Ao fim do revezamento, a tocha olímpica vai ser entregue para celebração na Esplanada dos Ministérios. A previsão é que isso ocorra por volta das 20h20. Antes disso, porém, desde as 16 horas, haverá apresentações musicais no palco que ficará montado no gramado central, na altura da Biblioteca Nacional de Brasília.

Iniciam a festa nove atrações locais — Ellen Oléria, Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Zé do Pife e as Juvelinas, Zé Regino, Mamulengo Presepada, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Boi do Seu Teodoro e Associação Cultural Namastê. No encerramento apresentam-se Diogo Nogueira e Daniela Mercury.

Os cachês dos artistas da cidade serão pagos com verba de R$ 250 mil de convênio da pasta de Cultura com o Ministério da Cultura. Os recursos para pagamento aos cantores nacionais, que também somam R$ 250 mil, são de convênio da Secretaria-Adjunta de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, com o Ministério do Turismo.

Conheça alguns condutores da tocha olímpica indicados pelo governo de Brasília:

Joaquim Cruz

Joaquim Cruz foi escolhido pela história de glórias nas pistas de atletismo e pela relação com Brasília. Nascido em Taguatinga, em 1963, ainda adolescente, teve a formação esportiva iniciada no Sesi da região administrativa — primeiro no basquete e só depois nas pistas de corrida. O talento precoce o fez conquistar o recorde mundial juvenil em 1981, resultado que o levou aos Estados Unidos.

Nos Jogos de Los Angeles, em 1984, aos 21 anos, chegou à final dos 800 metros como um dos favoritos, graças ao bronze no Mundial de Helsinque de 1983. Conquistou o ouro e o recorde mundial. Na Olimpíada de Seul (1988), Cruz ficou com a prata. Ainda tem no currículo dois títulos pan-americanos nos 1.500 metros (Indianápolis-1987 e Mar del Plata-1995). Mora nos Estados Unidos, onde treina a equipe paralímpica de atletismo. Em Brasília, por meio do Instituto Joaquim Cruz, dá apoio a 120 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado