Nova diretoria da Fundasus toma posse


A nova diretoria da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) foi empossada na tarde desta sexta-feira (15), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal. O novo diretor-presidente da instituição é Cássio José de Sousa, que já trabalhou na diretoria de Formação e Qualificação de Pessoas da Fundasus, na coordenação do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também foi assessor da pasta.

Sousa, que é graduado em Odontologia e possui mestrado e doutorado em Reabilitação Oral, terá em sua equipe Rubens Paulo dos Santos Júnior como diretor administrativo e Rubia Arakaki de Oliveira na direção da Rede de Atenção à Saúde. A Fundasus é responsável pela gestão de aproximadamente 60 unidades, o que corresponde a 75% do total. Segundo o novo diretor-presidente, a rede pública  tem recebido alta demanda e mesmo em período de dificuldades financeiras tem feito esforços para dar atendimento de qualidade à população.

“O Brasil se encontra em momento de retração econômica e Uberlândia em vez de fechar tem aberto unidades. Nossas unidades estão cheias e também cheia de gente sendo atendida. Infelizmente não conseguimos abarcar o 100%, mas quiçá possa ser cumprido até o final da gestão. Esperamos oferecer à população o melhor para a saúde”, afirmou Cássio José de Sousa.
O secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos, destacou que a nova diretoria tem desafios importantes pela frente e deverá seguir operando o trabalho alinhado à política pública da gestão municipal e de cuidado à população. “É preciso aprimorar e buscar mais qualidade à rede do Sistema Único de Saúde, de maneira a prestar serviço com humanização aos usuários do sistema”, apontou.
            Dentre as tarefas mais imediatas, a Fundasus deverá recompor o quadro de recursos humanos da rede. Cássio José de Sousa salientou que a reposição é necessária, pois diversos médicos deixam os postos para começar residência ou por terem arrumado outro emprego. “Nossa tarefa é tornar menos falha as condições de rede, com escalas mais completas e mais profissionais suprindo as faltas”, observou.
            Também estão na pauta de prioridades o acompanhamento judicial para agilidade na contratação dos aprovados no concurso da Fundasus e a entrega do Centro de Imagens e do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (CMAD). No primeiro caso, a contratação está suspensa por determinação da justiça até que o caso seja resolvido nos tribunais superiores.
Quanto ao Centro de Imagens, a unidade ficará em um imóvel no centro de Uberlândia e deverá ser inaugurada no próximo mês. O projeto foi concebido para ofertar aos cidadãos o agendamento de exames eletivos, como por exemplo ultrassom, e assim reduzir as filas nas UAIs. Já o CMAD (localizado no bairro Patrimônio e referência para cuidados relacionados ao diabetes) está em reforma desde outubro de 2015 e tem previsão para ser finalizada no final de abril. Desde o início da intervenção, os atendimentos dos usuários foram transferidos para o Anexo I da SMS e para as UAIs dos bairros Martins e Tibery.

15/04/16


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado