Nova diretoria da Fundasus toma posse


A nova diretoria da Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus) foi empossada na tarde desta sexta-feira (15), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal. O novo diretor-presidente da instituição é Cássio José de Sousa, que já trabalhou na diretoria de Formação e Qualificação de Pessoas da Fundasus, na coordenação do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também foi assessor da pasta.

Sousa, que é graduado em Odontologia e possui mestrado e doutorado em Reabilitação Oral, terá em sua equipe Rubens Paulo dos Santos Júnior como diretor administrativo e Rubia Arakaki de Oliveira na direção da Rede de Atenção à Saúde. A Fundasus é responsável pela gestão de aproximadamente 60 unidades, o que corresponde a 75% do total. Segundo o novo diretor-presidente, a rede pública  tem recebido alta demanda e mesmo em período de dificuldades financeiras tem feito esforços para dar atendimento de qualidade à população.

“O Brasil se encontra em momento de retração econômica e Uberlândia em vez de fechar tem aberto unidades. Nossas unidades estão cheias e também cheia de gente sendo atendida. Infelizmente não conseguimos abarcar o 100%, mas quiçá possa ser cumprido até o final da gestão. Esperamos oferecer à população o melhor para a saúde”, afirmou Cássio José de Sousa.
O secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos, destacou que a nova diretoria tem desafios importantes pela frente e deverá seguir operando o trabalho alinhado à política pública da gestão municipal e de cuidado à população. “É preciso aprimorar e buscar mais qualidade à rede do Sistema Único de Saúde, de maneira a prestar serviço com humanização aos usuários do sistema”, apontou.
            Dentre as tarefas mais imediatas, a Fundasus deverá recompor o quadro de recursos humanos da rede. Cássio José de Sousa salientou que a reposição é necessária, pois diversos médicos deixam os postos para começar residência ou por terem arrumado outro emprego. “Nossa tarefa é tornar menos falha as condições de rede, com escalas mais completas e mais profissionais suprindo as faltas”, observou.
            Também estão na pauta de prioridades o acompanhamento judicial para agilidade na contratação dos aprovados no concurso da Fundasus e a entrega do Centro de Imagens e do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (CMAD). No primeiro caso, a contratação está suspensa por determinação da justiça até que o caso seja resolvido nos tribunais superiores.
Quanto ao Centro de Imagens, a unidade ficará em um imóvel no centro de Uberlândia e deverá ser inaugurada no próximo mês. O projeto foi concebido para ofertar aos cidadãos o agendamento de exames eletivos, como por exemplo ultrassom, e assim reduzir as filas nas UAIs. Já o CMAD (localizado no bairro Patrimônio e referência para cuidados relacionados ao diabetes) está em reforma desde outubro de 2015 e tem previsão para ser finalizada no final de abril. Desde o início da intervenção, os atendimentos dos usuários foram transferidos para o Anexo I da SMS e para as UAIs dos bairros Martins e Tibery.

15/04/16


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Meu Café no Sistema FAEMG