ULTIMAS NOTICIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA MG

Uniformes escolares começam a ser entregues na Rede Municipal de Ensino

 Cerca de 57 mil kits de uniformes escolares dos estudantes da rede municipal de ensino de Uberlândia começam a ser entregues nesta terça-feira (19) pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Educação.
A entrega segue cronograma que foi divulgado no começo do ano e faz parte de mais uma etapa da recepção dos alunos para o ano letivo, pois nos primeiros meses de 2016 foram realizados os trabalhos de manutenção, reforma e limpeza das 117 escolas e 13 anexos do ensino fundamental, educação infantil e de jovens e adultos. Depois os estudantes receberam os kits e mochilas contendo objetos como caderno universitário capa dura, canetas, réguas, lápis, borracha, lápis de cor, cola, tesoura, mochila, tesouras, entre outros.
Os alunos que estão na Educação Infantil de zero a três anos receberão três camisetas e duas bermudas. Entre quatro e cinco anos, é acrescentado uma meia e um tênis. Quem integra a Educação Fundamental três camisetas, duas bermudas, um par de tênis e outro de meia.

Nesta terça-feira (19), na Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes, situada no bairro Morumbi, a partir das 13 horas, serão entregues 997 kits para os alunos do 1º ao 5º ano e 163 as crianças de quatro a cinco.

A entrega continua na quarta-feira (20), a partir das 7 horas da manhã, na Escola Municipal Boa Vista no bairro Tocantins. Serão 491 kits para os alunos do 1º ao 5º ano e 233 para os alunos de quatro a cinco. No mesmo dia por volta das 13h30, será a vez de 820 kits serem entregues aos alunos da Escola Irmã Odelcia Leão Carneiro que fica no bairro São Gabriel.
Ainda na quarta-feira, por volta das 16h30, 1.047 kits serão entregues na Escola Municipal Professor Luís Rocha e Silva localizada no bairro Tubalina.

 Inscrições para Lemonade já estão abertas


As inscrições para o Lemonade 3TM estão abertas e vai até o dia 25 de abril. A edição do Triângulo Mineiro acontecerá em Uberlândia. O Lemonade é considerado o maior programa de pré-aceleração do Brasil e voltado para empreededores que possuem uma boa ideia. O regulamento está disponível no site lemonademg.com.
O Lemonade é um programa de pré-aceleraçao realizado pela Fundepar e co-realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais por meio do SIMI - Sistema Mineiro de Inovação, pela Techmall – aceleradora de startups, pela Fapemig e pelo Sebrae Minas. Em Uberlândia, o projeto é apoiado pela Prefeitura, por meio, das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia. 
O programa é gratuito e busca alavancar a transformação de pesquisa em inovação nas instituições de ensino participantes, além de ser uma ferramenta inovadora de educação empreendedora e de estímulo ao desenvolvimento de habilidades gerenciais nos participantes selecionados.
Segundo o Diretor de Relações Institucionais da Tech Mall, Aluir Dias, não há idade para participar e não é necessário ter uma empresa, basta uma ideia. “Queremos convidar os estudantes, alunos de universidades que tem possui uma ideia de laboratório e que pode no futuro se tornar um grande negócio. Queremos transformar ideias em grandes empresas”, disse.
O processo selecionará até 20 equipes com no máximo cinco integrantes. O objetivo é que as equipes sejam multidisciplinares e multi-institucionais. As equipes selecionadas passarão por um programa de pré-aceleração de oito semanas, onde terão acesso a inteligência na forma de mentoria e metodologia, infraestrutura de coworking (que é um modelo de trabalho que compartilha espaço), e ainda recurso para prototipagem ou qualquer outro serviço ou produto necessário ao desenvolvimento de uma startup.
As ideias selecionadas serão apresentadas no dia 29 de abril. As palestras, workshopping e treinamentos acontecerão entre os dias 02 de maio a 28 de junho na Algar Universidade de Negócios (Unialgar).


Rodrigo Fernandes
18-04-2016
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia Obras


Dia do Índio é comemorado em Praça Cívica

As comemorações em alusão ao Dia do Índio estão despertando a atenção de quem passa pela Praça Cívica, do Centro Administrativo Municipal. A data celebrada anualmente em 19 de abril está sendo comemorada em Uberlândia nesta terça (19) e quarta-feira (20) com várias atividades que valorizam a cultura indígena e alertam sobre a importância da preservação dos povos nativos, da manutenção de suas terras e do respeito às suas manifestações culturais.
“Hoje somos mais conhecidos, mas ainda temos muitos avanços para obter”, disse a cacique Kaun Poty Guarani, organizadora do evento em Uberlândia. Segundo ela, em Uberlândia a cultura indígena precisa ser mais respeitada e preservada. A cacique destaca que ela é mortal, mas deseja que sua cultura seja perpetuada.
Quem for à Praça Cívica poderá conhecer um pouco da cultura indígena, como as ervas usadas em tratamentos medicinais. “Estamos trabalhando para contribuir na manutenção da cultura destes povos. Eles são importantes para nossa história”, disse a Superintendente da Igualdade Racial, Antônia Aparecida Rosa.  
O evento é realizado pelo Movimento dos Indígenas não Aldeados (Mina) e tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Superintendência da Igualdade Racial (Supir), vinculada à Secretaria de Governo.

Bases de Atendimento do Samu em Uberlândia já estão em obras


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já é uma realidade na Macro Região Triângulo Norte. Em Uberlândia, as bases de atendimento, onde ficarão alojados as equipes de atendimento médico e estacionados as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Móveis, já estão sendo adaptadas.
As obras são realizadas pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri). Em alguns locais, há participação e cooperação do Município de Uberlândia e do Estado de Minas, através do Bombeiros Militar. Segundo a secretária executiva do Cistri, Dayana Fonseca, a previsão e que obras sejam finalizadas no mês de maio. Já o Samu, segundo ela, será inaugurado e iniciará as operações a partir de junho deste ano. 
Em Uberlândia, reformas e adaptações acontecerão em cinco locais. No bairro Santa Mônica, na avenida Belarmino Cota Pacheco, na Central de Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, funcionará a Base de Apoio Regional e as obras do prédio para abrigar as equipes já estão em fase final. A estrutura está sendo totalmente adaptada para garantir conforto as equipes e qualidade no serviço. A área e o prédio foram cedidos pelo município.
Outras duas Bases de Atendimento, que funcionarão em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, já estão em ritmo acelerado de adaptações. No pelotão da Avenida Floriano Peixoto, bairro Aparecida, novas salas para trabalhos administrativos e acomodação das equipes estão sendo construídas. Já na base da Avenida Rondon Pacheco, bairro Brasil, salas estão sendo adaptadas e em alguns pontos, reformadas. Em ambos, o  estacionamento das UTIs móveis será compartilhado.
Os outros dois pelotões que abrigarão as equipes do SAMU estão localizados nos bairros Industrial e São Jorge. Na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Luizote de Freitas, funcionará outra base de atendimento. Na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) funcionará a Central de Regulação Médica.

Rodrigo Fernandes
19-04-2016
Obras / Governo


Alunos da Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes são os primeiros a receber kit de uniforme 2016



             “Estou muito feliz em receber uniforme, porque todas as pessoas saberão que faço parte da rede municipal de ensino de Uberlândia”, disse o aluno do quinto ano, Carlos Eduardo Rodrigues Félix, matriculado na Escola Municipal Pimentel Arantes, a primeira unidade a receber da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação, 997 peças destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano e 163 às crianças de quatro a cinco anos da educação infantil. Fazem parte do conjunto três camisetas, duas bermudas, um par de meias e um par de tênis.
            O evento aconteceu nesta terça-feira (19) no pátio da escola e a auxiliar de serviços gerais, Cristina Félix, falou da importância dos kits de uniforme em nome dos pais e mães. “O uniforme é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais”, disse.
            Com vários anos dedicados à educação, Cristina frisou que as roupas personalizadas representam um símbolo da escola e os alunos uniformizados zelam pela imagem da instituição.
A secretária de Educação, Gercina Novais, lembrou que num certo período da história do Brasil, os alunos que freqüentavam as escolas não recebiam livros e nem cadernos. Até quem quisesse se alimentar tinha que se inscrever na caixa escolar. “Com a democracia e os direitos sociais houve uma mudança no cenário, onde os estudantes ganham o uniforme possibilitando que cheguem à escola com igualdade”, enfatizou.
            A aluna Franciele Araújo Menezes comemorou a realização do evento. “Estou muito feliz porque esta roupa é apropriada para vestirmos e o corte é perfeito”, salientou. A professora de Educação Artística, Marta Prata Soares citou os benefícios. “Numa Cidade Educadora que defende a democracia os aspectos educacionais são valorizados porque todas as pessoas são tratadas em caráter igualitário”, disse. Os alunos que estão na Educação Infantil de zero a três anos receberão três camisetas e duas bermudas. Entre quatro e cinco anos, é acrescentado uma meia e um tênis. Quem integra a Educação Fundamental três camisetas, duas bermudas, um par de tênis e outro de meia.
Nesta quarta-feira (20) a segunda entrega acontece, a partir das 7 h da manhã, na Escola Municipal Boa Vista no bairro Tocantins. Serão 491 kits para os alunos do 1º ao 5º ano e 233 para os alunos de quatro a cinco.
No mesmo dia por volta das 13h30, será a vez de 820 kits serem entregues aos alunos da Escola Irmã Odelcia Leão Carneiro que fica no bairro São Gabriel. Ainda na quarta-feira, por volta das 16h30, 1.047 kits serão entregues na Escola Municipal Professor Luís Rocha e Silva localizada no bairro Tubalina.

Adilson Silva
Secretaria de Educação
19/04/2016

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado