Prefeitura e Greenpeace comemoram projeto de energia solar em Escola de Uberlândia‏

Autoridades e toda a comunidade escolar da Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto, no bairro Segismundo Pereira, se reuniram para comemorar 01 ano de instalação do sistema fotovoltaico. O projeto de captação de energia solar, instalado gratuitamente na escola, é uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica,
Ciência e Tecnologia (SMGECT), em parceira com a Secretaria de Educação, da Alsol Energias Renováveis, que instalou os painéis e do Greenpeace Brasil, que desenvolve a campanha: “Mais Sol por Um Futuro Melhor”.
Foi um dia também para os alunos apresentarem os projetos desenvolvidos em sala de aula, que estimulam a criatividade e aprimoram o conhecimento sobre energia solar e preservação do meio ambiente. O aluno do quinto ano, Luiz Felipe Santana Morais, 10 anos, afirmou que aprendeu muito sobre energia solar. “Aprendemos que através dela podemos salvar o mundo”, disse.
A diretora da Escola, Isabel Cristina Silva Carrijo, afirmou que durante o ano, o assunto “energia solar” foi destaque em trabalhos em sala de aula. Ela ressaltou ainda que a economia será aplicada na própria escola e para os alunos. “O custo benefício resultante será revertido para os próprios alunos em trabalhos culturais, ambientais e científicos com foco em sustentabilidade”, disse.

No Brasil, somente duas escolas foram contempladas pela campanha do Greenpeace. Na escola uberlandense foram instalados 48 painéis que estão, desde abril do ano passado, gerando uma economia de 70%, em média, no consumo de energia elétrica. Em Uberlândia o projeto beneficiou mais de 600 alunos. “Essa atitude gerou frutos para toda a comunidade e para os estudantes e sabemos que o aluno levará para todos os seus familiares”, disse o secretário de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Vitorino Silva.
A coordenadora de energia renováveis do Greenpeace, Bábara Rubim, afirmou que os resultados foram positivos. Ela destacou também que este é um ponta pé inicial e que Uberlândia seja o exemplo para todo o Brasil. “O melhor fruto que estamos colhendo neste projeto e ver a alegria das crianças. É muito importante estar aqui hoje e perceber que, com tantas notícias ruins, vemos aqui um sopro de esperança e tanta coisa boa acontecendo, por isso é possível acreditar em um futuro melhor”, disse.

Rodrigo Fernandes
08-04-2016
Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia
Educação


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado