Uberlândia receberá atletas de três países na preparação para o Rio 2016

O ano de 2016 será de movimentação intensa em Uberlândia de delegações estrangeiras que estarão se preparando para disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas, entre atletas, treinadores e staff de três países virão à cidade no primeiro semestre e início do segundo para a fase de preparação e aclimatação.
            Já em fevereiro, técnicos da Bélgica estarão na cidade para fazer inspeção das estruturas esportivas que serão utilizadas e definir quais modalidades irão treinar em Uberlândia. Em março será a vez do Comitê Olímpico da Irlanda fazer a inspeção final dos equipamentos. A Sérvia ainda não anunciou a data de chegada, mas será a delegação com menor número de pessoas.

            O município conta com quatro Centros de Treinamento credenciados pelo Comitê Organizador Rio 2016 para receber os atletas: Complexo Municipal Virgílio Galassi (parque, estádio e arena), Universidade Federal de Uberlândia, Sesi Gravatás e Praia Clube.

Pelo acordo, o município ficará responsável por viabilizar o acesso às estruturas esportivas, planejamento, envio de dados e informações, preparação da cidade e contato com os centros esportivos que poderão sediar as modalidades de treinamento.
A Bélgica foi a última a confirmar, em dezembro do ano passado, que utilizará a estrutura da cidade para competir por medalhas nas Olimpíadas. A nação da Europa Central se juntou à Sérvia, oficializada em setembro de 2015, e à Irlanda, com acordo assinado desde janeiro de 2014.
“O trabalho de projeção da nossa cidade realizado pela prefeitura repercutiu grandes resultados. Temos focado na captação de grandes eventos, principalmente no âmbito esportivo, o que estimula a economia e promove ainda mais a cadeia produtiva do turismo em Uberlândia”, afirmou o prefeito Gilmar Machado, quando da vinda da delegação belga.
            A expectativa é que a delegação belga traga aproximadamente 90 atletas de pelo menos três modalidades (natação, judô e triátlon). Ainda há a possibilidade de se prepararem para as provas de atletismo, vôlei e tênis. Já a Sérvia confirmou a estadia da equipe de natação. Os treinos serão no Praia Clube.
Por sua vez, a Irlanda terá duas comitivas. O país ainda é o único que firmou a vinda da delegação paralímpica. Pela delegação olímpica serão três modalidades que terão treinamentos em Uberlândia: atletismo, natação e triátlon.
A concentração de atletas será maior entre julho e agosto, quando as delegações dos três países estarão em ritmo de competição.
Em Minas Gerais, Uberlândia é a primeira cidade a receber três países. Os outros municípios que também serão centro de treinamento são Juiz do Fora, com a estadia de Canadá e China, e Belo Horizonte, onde ficará a Grã-Bretanha. Além disso, a delegação de canoagem brasileira irá treinar em Lagoa Santa.

Tocha Olímpica

Além das delegações estrangeiras que virão treinar para os Jogos Olímpicos, Uberlândia estará no centro das atenções do mundo em maio, durante o revezamento da Tocha Olímpica. A cidade será a quinta do país e a primeira de Minas onde a Chama Olímpica irá pernoitar. Haverá uma grande mobilização por toda a cidade e a realização de apresentações artísticas em pontos definidos pelos patrocinadores. Mais de 80 pessoas, escolhida por patrocinadores, irão se revezar no percurso de aproximadamente 16 quilômetros. O auge do espetáculo será na área externa do Teatro Municipal, com a chegada da Tocha.


25/1/2016
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector