Centro de Controle de Operações do Transporte Público entra em operação

Com a proposta de melhorar a eficiência do Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia (SIT), foi inaugurado nesta quinta-feira (28), no Terminal Central, o Centro de Controle de Operações do Transporte Público (CCO). No local, os fiscais da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settran) irão acompanhar informações reais e pontuais sobre a prestação do serviço de transporte público. A sala do Centro de Controle conta com seis telões, todos conectados à frota e outros serão distribuídos nos terminais e plataformas para acesso aos usuários.
            Com a precisão das referências será possível melhorar a rotina do transporte público, atendendo o usuário com mais qualidade e exatidão de informações. Através dos mapas sinóticos e da comunicação em tempo real com os veículos é possível detectar e corrigir situações como formação de comboio, adiantamento e atrasos dos veículos, se o motorista não parou em um ponto específico, se o ônibus apresentou algum problema, entre outras situações.
Todo o investimento foi feito pela iniciativa privada, através das empresas que prestam o serviço do transporte público na cidade e pela Companhia de Administração de Terminais e Centros Comerciais (Comtec). A Settran irá atuar na fiscalização e operação cotidiana do sistema. A tecnologia não irá substituir os mais de 100 fiscais da secretaria, já que eles estarão interligados e recebendo informações em tempo real em todos os terminais. O sistema ainda vai gerar mais conhecimento das mais de 120 linhas, melhorando todo o planejamento das rotas.  
            Atualmente, Uberlândia conta com 440 veículos que transportam, em média, 2 mil pessoas por dia. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, a atuação destes servidores é fundamental também em situações de emergências, organizando o fluxo pelas ruas e garantindo que o trânsito de Uberlândia seja cada vez mais seguro e ágil. O secretário ressalta a contribuição do sistema para toda a cidade. “A Settran ganha com a melhora na operação e fiscalização, as empresas conseguem monitorar a qualidade de direção dos motoristas e eventuais problemas nos veículos, e acredito que o grande beneficiário é o cidadão, que vai receber informações em tempo real, de qualidade e fidedignas, do horário de saída do ônibus, similar ao sistema exibido nos terminais aeroviários”, disse.
            Alexandre ainda ressalta que por meio dessa tecnologia é possível descobrir se um atraso é de forma linear ou se existe um ponto entre o trecho da viagem que está causando a demora no trajeto. “Desta forma teremos referência para estudar uma possível mudança no itinerário da linha ou alguma intervenção na via para favorecer o bom funcionamento do transporte público”.
 
Settran
Paula Maia
28/01/2016

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022