Agricultores familiares são contemplados com novo caminhão e mudas frutíferas

A Prefeitura de Uberlândia entregou nesta quarta-feira (13) ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SMAA) um caminhão frigorífico. Ainda no evento foram distribuídas aos agricultores familiares quase 1.000 mudas de árvores típicas do cerrado e frutíferas para a formação de pomar doméstico. O evento aconteceu no assentamento Emiliano Zapata e contou a presença de agricultores familiares de outras três comunidades rurais - Flávia Nunes, Eldorado dos Carajás e Canudos.

O veículo, com maior capacidade de carga, poderá transportar até 14 toneladas de alimentos. Com o sistema de refrigeração, as frutas, legumes, verduras e hortaliças adquiridas pelo PAA chegarão com mais qualidade às escolas municipais. O caminhão foi adquirido através de emenda parlamentar proveniente do período em que o atual prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, ainda era deputado federal.

Durante a entrega, Gilmar Machado destacou os diversos avanços e investimentos feitos na agricultura familiar. Boa parte das demandas surgiu a partir das edições do projeto Mutirão no Campo, em que os produtores tinham a oportunidade de apresentar suas dificuldades e junto com o poder público, buscar soluções.
“Estamos trabalhando para que os projetos cheguem realmente a quem mais precisa. Interessa-nos que os agricultores plantem, mas também que o produto chegue até a mesa das crianças e das entidades sociais de Uberlândia, gerando assim, renda para as famílias”, disse Gilmar Machado.
Este é o segundo caminhão entregue para o PAA. A entrega do primeiro aconteceu em novembro de 2015. Um terceiro caminhão será entregue em fevereiro, segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Murilo Ferreira. O secretário lembrou também que outras ações têm sido empreendidas para melhorar as condições dos produtores, como a colocação de mata-burros nas estradas rurais e a distribuição de insumos e implementos agrícolas. Segundo ele, 30 mil toneladas de calcário e 20 mil mudas frutíferas serão entregues aos produtores da agricultura familiar.
“Com o tempo, as coisas vão se concretizando. A gente planeja, ouve as pessoas e depois executa. Atualmente, a Secretaria tem um foco, por isso, estamos trabalhando no desenvolvimento agrário, atendendo aquelas pessoas que mais precisam do poder público”, disse. Ainda segundo Murilo, quase 300 famílias já estão produzindo alimentos para o PAA. Em 2013, esse número era de cerca de 50.
            O coordenador estadual do Movimento Sem Terra, Agnaldo Batista, destacou que o trabalho que está sendo desenvolvido com a agricultura familiar é um avanço e uma conquista. “É um momento em que o Poder Público se torna cada vez mais inclusivo, fortalecendo a agricultura familiar, a luta pela a terra e o retorno das famílias para o campo”, disse. 

“Uberlândia te Quero Verde” no campo

            Ainda durante o evento foram distribuídos pela SMAA, 90 kits com 10 mudas frutíferas cada. Os kits contam com mudas de acerola, laranja, limão, goiaba, caju, figo, mexerica, pêra e limão taiti para a formação de pomares familiares.
            A Secretaria de Meio Ambiente e a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) também participaram do evento e realizaram a entrega de 85 mudas típicas do cerrado como bálsamos, jatobá e guapeva.
Todas as 985 mudas serão contabilizadas no projeto Placar Verde e entrarão na meta de plantar um milhão de árvores antes que Uberlândia atinja um milhão de habitantes.


Rodrigo Fernandes
Agropecuária e Abastecimento
13-01-2016


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022