Prefeito Pedro Lucas Rodrigues recebe representantes da Cooproleite de Coromandel e Abadia dos Dourados

Em pauta, a situação das estradas rurais, que piorou nos últimos dias, e preocupa autoridades e produtores rurais

A Cooperativa de Produtores de Leite da Bacia do Rio Paranaíba (Cooproleite) atende produtores de leite de 13 municípios entre eles Coromandel, onde é a sede da empresa, e Patos de Minas. A dificuldade no escoamento da produção devido ao estado geral das estradas tem gerado vários transtornos ao laticínio. Na manhã desta quinta-feira (28), Alceu Gomes do Amaral, presidente da empresa, Marcelo Crisóstomo, supervisor de compras, e Silfarney Gonçalves Silva, supervisor de compras de leite, foram recebidos no gabinete do prefeito de Patos de Minas.

O prefeito Pedro Lucas Rodrigues está atento a situação das estradas, não apenas dessas regiões, mas como as de todo o município. Sensível a reivindicação dos diretores da empresa, Pedro Lucas já adiantou que assim que passe o período chuvoso, o trabalho de encascalhamento será iniciado nas estradas rurais. Outras medidas junto a entidades também deverão ser adotadas.
Os produtores de leite das regiões de Boassara, Curraleiro, São Miguel, Cabral, Rocinha e Potreiros, entre outras, estão com muita dificuldade para transportar o leite da fazenda até a indústria. Em muitas localidades os veículos da Cooproleite não chegam para coletar o leite. Em outros nem estão buscando o produto. “Muitos estão jogando leite fora”, informou Alceu Gomes do Amaral.


Uma reunião entre o município de Patos de Minas, a Cooproleite, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas com a Coopatos, Cemil, Nestlé e os Ministérios Públicos Estadual e Federal será proposta nos próximos dias, no intuito de resolver o problema que se agravou com o período chuvoso. 

As principais vias de acesso para escoamento da produção leiteira da Cooproleite são a estrada da Rocinha (que é uma rodovia federal), e outras rotas das regiões de Alagoas, Boassara, Curraleiro, São Miguel, Cabral e Potreiros. 

A Cooproleite responde atualmente pelo processamento de 220 mil litros por dia. Patos de Minas é responsável por 35% desse total, segundo a empresa. 

O município de Patos de Minas tem aproximadamente 4 mil km de estradas rurais. A manutenção é um trabalho realizado o ano inteiro pelas equipes da Prefeitura Municipal. 
 
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Patos de Minas
34-3822-9800 / 3822-9680
www.patosdeminas.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022